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Língua e Prática Textual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2009/2010 - 1S
Código: |
CS10011 |
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Sigla: |
LPT |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
51 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
50 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Luisa de Solla Mendes da Fonseca | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A unidade curricular de Língua e Prática Textual pretende ser um espaço de aprendizagem e reflexão sobre a Língua Portuguesa. Neste sentido, e porque esta UC tem como objecto de estudo a Língua Portuguesa, não tanto como objecto autónomo, mas como suporte de compreensão e produção de textos, é fundamental o estudo sobre a sua estrutura e funcionamento, enquanto sistema de signos socializados, a par de uma reflexão sobre algumas das suas “zonas críticas”.
Todavia, e porque a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, criar-se-ão oportunidades educativas, através da compreensão e produção de diferentes tipologias de textos, potenciadoras da competência comunicativa dos estudantes, tendo ainda como horizonte a especificidade da futura profissão dos estudantes.
Programa
Os conteúdos programáticos são:
1.Domínio da Língua Portuguesa como instrumento de cognição e comunicação.
1.1.Contextos e necessidades comunicativas.
1.2. Instrumentos de apoio ao estudo.
2. Cultura linguística: conceitos básicos
2.1. Linguagem, língua, fala
2.2. Sincronia e diacronia
2.3. Níveis de língua
2.4. Norma e desvio(s)
2.5. Domínio e variedades do Português actual
2.6. Síntese da História da Língua Portuguesa
3. Estrutura e funcionamento da língua: zonas críticas
3.1. Aspectos fonológico, morfológico, sintáctico, semântico e pragmático
3.2. Questões de ortografia, acentuação e pontuação
3.3. Formação de palavras
3.4. Formas de tratamento em Português
4. Usos orais e escritos da língua
4.1. Conceito de texto e de discurso
4.2. Princípios de Textualidade
4.3. Tipologias de texto e competências requeridas
4.4. Adequação dos discursos a contextos diversificados
4.5. Produção de textos orais e escritos
Métodos de Ensino
Será privilegiada uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, individual ou em grupo. Ter-se-ão como ponto de partida as necessidades comunicativas detectadas nos estudantes e a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e síntese, de exercício de espírito crítico e de autonomia.
Os alunos realizarão trabalhos práticos tendo em vista a consolidação dos conhecimentos sobre o funcionamento da língua e de recepção, análise e produção textuais. Prevê-se ainda a realização de um seminário para apresentação e discussão de temáticas induzidas pelos conteúdos programáticos. Este seminário será preparado pelos estudantes organizados em grupo e apoiados pela professora.
No que concerne ao acompanhamento tutorial, este decorrerá em presença e no horário previamente definido para orientação e apoio ao trabalho autónomo. As sessões serão marcadas pela docente ou a pedido dos estudantes. Recorrer-se-á, ainda, ao apoio a distância, através da plataforma Moodle.
Quanto à participação dos estudantes, espera-se que cada estudante assista a um mínimo de 75% das aulas, participe de forma crítica e construtiva nas actividades e tarefas propostas, realize trabalhos de pesquisa e reflexão sobre as temáticas propostas, tendo em vista o desenvolvimento das suas competências comunicativas.
Os trabalhadores estudantes deverão negociar formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
A avaliação é contínua e incluirá a participação activa dos estudantes nos trabalhos individuais ou em grupo. A classificação final terá em conta os seguintes elementos:
•Assiduidade (10%).
•Elaboração de três produções escritas individuais (30%)
•Teste (30%).
•Pesquisa, elaboração e apresentação em Seminário de um tema programático: (30%), dos quais: apresentação oral (10%), texto escrit0 (10%) e reflexão individual (10%).
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