|
Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 1S
Código: |
AIS10009 |
|
Sigla: |
RIGG |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
50 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ana Francisca da Silva Moura | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Esta unidade curricular tem como princípio orientador a ideia de que a solidez no domínio dos saberes técnicos e das competências necessárias ao exercício da profissão se estrutura no próprio desenvolvimento pessoal do estudante e na capacidade de convocar de um modo consciente e coerente experiências pessoais, reflectindo-as e aperfeiçoando-as, de modo a que o trabalho com os outros se processe num quadro de respeito pelas dinâmicas de relacionamento entre os indivíduos e nos grupos em que se inserem.
Nesse sentido, a incidência programática far-se-á não apenas em torno do desenvolvimento pessoal e interpessoal dos estudantes, como na aplicação dos princípios teóricos que enformam esse conhecimento e no domínio das técnicas que permitem uma futura adequação profissional.
Competências a desenvolver
Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- conhecer-se a si próprios, reconhecendo as diferenças pessoais, sociais e culturais;
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- reconhecer diferenças individuais ou de pequenos grupos;
- promover formas de integração e/ou de assimilação das diferenças.
Programa
Conteúdos a abordar
Tema 1 - Questões do desenvolvimento pessoal e interpessoal:
- histórias de vida
- representações de si; auto conceito
- representações do outro; impressões, expectativas e atitudes
- identidades pessoais e sociais: processos de construção, mecanismos de identificação e questões em torno da estabilidade/instabilidade das identidades.
Tema 2 – Questões da relação entre os indivíduos e/ou os grupos
- adequação, normalização, obediência, conformismo
- inconformismo, inovação
- a influência das minorias ou dos grupos socialmente marginalizados
Tema 3 – Processos de comunicação nos grupos ou nas organizações
- o que é comunicar, tipos de comunicação e obstáculos à comunicação
Tema 4 – Conceito de grupo.
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos
- Estatuto e poder dos grupos. Grupos dominantes e dominados
- Conflitos intra e intergrupais. Estratégias de negociação
- Processos de tomada de decisão. Os grupos como decisores
- Natureza e emergência de fenómenos de liderança
Temas Abertos – Inclusão de novos temas propostos pelos alunos.
Métodos de Ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais, como filmes ou, ainda, materiais produzidos pelos estudantes.
O processo compreenderá:
- Leitura, discussão e análise de textos;
- Recensão escrita e/ou oral de textos;
- Elaboração de pequenos comentários críticos;
- Pequenos trabalhos de pesquisa, com componente empírica;
- Elaboração de trabalhos em grupo;
- Apresentação e discussão dos trabalhos;
- Exposição de determinadas temáticas;
Modo de Avaliação
|
|