This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > AIS10009
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Relações Interpessoais e Gestão de Grupos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 1S

Código: AIS10009    Sigla: RIGG
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Secção: zCiências da Educação

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 50 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Moura   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular tem como princípio orientador a ideia de que a solidez no domínio dos saberes técnicos e das competências necessárias ao exercício da profissão se estrutura no próprio desenvolvimento pessoal do estudante e na capacidade de convocar de um modo consciente e coerente experiências pessoais, reflectindo-as e aperfeiçoando-as, de modo a que o trabalho com os outros se processe num quadro de respeito pelas dinâmicas de relacionamento entre os indivíduos e nos grupos em que se inserem.
Nesse sentido, a incidência programática far-se-á não apenas em torno do desenvolvimento pessoal e interpessoal dos estudantes, como na aplicação dos princípios teóricos que enformam esse conhecimento e no domínio das técnicas que permitem uma futura adequação profissional.

Competências a desenvolver
Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- conhecer-se a si próprios, reconhecendo as diferenças pessoais, sociais e culturais;
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- reconhecer diferenças individuais ou de pequenos grupos;
- promover formas de integração e/ou de assimilação das diferenças.

Programa

Conteúdos a abordar

Tema 1 - Questões do desenvolvimento pessoal e interpessoal:
- histórias de vida
- representações de si; auto conceito
- representações do outro; impressões, expectativas e atitudes
- identidades pessoais e sociais: processos de construção, mecanismos de identificação e questões em torno da estabilidade/instabilidade das identidades.

Tema 2 – Questões da relação entre os indivíduos e/ou os grupos
- adequação, normalização, obediência, conformismo
- inconformismo, inovação
- a influência das minorias ou dos grupos socialmente marginalizados

Tema 3 – Processos de comunicação nos grupos ou nas organizações
- o que é comunicar, tipos de comunicação e obstáculos à comunicação

Tema 4 – Conceito de grupo.
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos
- Estatuto e poder dos grupos. Grupos dominantes e dominados
- Conflitos intra e intergrupais. Estratégias de negociação
- Processos de tomada de decisão. Os grupos como decisores
- Natureza e emergência de fenómenos de liderança

Temas Abertos – Inclusão de novos temas propostos pelos alunos.


Métodos de Ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais, como filmes ou, ainda, materiais produzidos pelos estudantes.
O processo compreenderá:
- Leitura, discussão e análise de textos;
- Recensão escrita e/ou oral de textos;
- Elaboração de pequenos comentários críticos;
- Pequenos trabalhos de pesquisa, com componente empírica;
- Elaboração de trabalhos em grupo;
- Apresentação e discussão dos trabalhos;
- Exposição de determinadas temáticas;

Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-05-07 às 14:44:14 Última actualização: 2010-07-19