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Animação Desportiva
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 2S
Código: |
AIS20016 |
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Sigla: |
AD |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Identificar e conhecer os principios fundamentos da Animação Desportiva.
Conhecer os métodos e técnicas de programação, organização e intervenção, em diferentes contextos de prática física e desportiva.
Dominar as principais noções, teorias e estratégias inerentes à optimização da gestão do comportamento dos indivíduos e dos grupos no processo de Animação desportiva.
Programa
Componente teórico-prática
1.FUNDAMENTOS DA ANIMAÇÃO DESPORTIVA
1.1. As grandes mudanças sociais e culturais do século XX: As exigências/necessidades da sociedade relativamente à ocupação dos tempos livres e o papel do jogo na evolução do lazer.
1.2. Lazer e Tempo Livre – Expressões no Corpo e na Cultura
2.ANIMAÇÃO DESPORTIVA
2.1. Aspectos gerais da Animação Desportiva
2.2. As características da Animação Desportiva
2.3. O papel do animador desportivo
2.4. Os benefícios da prática da actividade física
3.ORGANIZAÇÃO E PLANIFICAÇÃO DA ANIMAÇÂO DESPORTIVA
3.1. As características dos grupos e dos locais de prática da Animação Desportiva
3.2. Os factores de organização da Animação Desportiva
3.3.Tipologia de Animação Desportiva e a adaptação aos diferentes contextos de Intervenção.
4.PRÁTICAS DA ANIMAÇÃO DESPORTIVA
4.1.Actividades de manutenção e melhoria da Condição Física: jogos de força, de velocidade, de resistência, de destreza e exercícios de flexibilidade.
4.2.Actividades de iniciação e aperfeiçoamento Desportivo: jogos pré-desportivos e Jogos desportivos colectivos.
4.3.Actividades de Aventura e Contacto com a Natureza. Os jogos de orientação e desportos de deslize.
4.4. Actividades Expressivas. Os jogos de dramatização e danças
Componente aplicada
5.PROJECTO DE ANIMAÇÃO DESPORTIVA
5.1. Título do projecto
5.2. Introdução/Apresentação do projecto
5.3. Pertinência do projecto
5.4. Objectivos do projecto
5.4.1. Objectivos Gerais
5.4.2. Objectivos Específicos
5.5..Contextualização do projecto
5.5.1. Caracterização do envolvimento
5.5.2. Público-alvo/destinatários
5.6.Recursos Humanos
5.7.Recursos Materiais
5.8.Previsão Orçamental
5.9.Apoios e Colaborações
510. Divulgação/Marketing e Publicidade
5.11. Fases do projecto: Diagnóstico, Programação, Execução e Avaliação
5.12.1. Objectivos
5.12.2. Conteúdos
5.12.3. Programa/Actividades
5.12.4. Planificação/Temporização
5.12.5. Recursos Humanos
5.12.6. Recursos Materiais
5.12.7. Decisões estratégicas
5.12.8. Sistemas de controlo e avaliação
6. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo e execute os trabalhos programados
7. Bibliografia
Araújo, Jorge (1986), Guia do Animador e Dirigente Desportivo. Colecção Desporto e Tempos Livres.Editorial Caminho.
Coelho, Olímpio (1985 ). Opção Desporto. O desporto na Escola. Colecção Desporto e Tempos Livres, Editorial Caminho
Lança, R. (2003). Animação Desportiva e Tempos Livres: Perspectivas de Organização .Colecção Desporto e Tempos Livres. Editorial Caminho.
Morales, P. A. G. (1999). Animación y Dinámica de Grupos Deportivos: Manual para la enseñanza y animación. Wanceulen, Editorial Deportiva, SL.
Moreno, Guilherme (2003), Recreação 1000 – Rio de Janeiro
Métodos de Ensino
Estratégias de gestão do programa
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza expositiva e na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa, e, numa segunda fase, em aulas direccionadas para o levantamento de problemas e a concepção e desenvolvimento de projectos.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
6.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo e execute os trabalhos programados
Manifesta a apropriação de competências e a aplicação de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas através da produção dos trabalhos propostos.
A classificação final resulta de:
Avaliação do Processo: 80%) É expressa pelos diversos tipos de tarefas realizadas, podendo assumir a forma de: realização e apresentação de um trabalho teórico e prático, análises sumárias, questionamento e participação crítica.
Avaliação do Produto (20%) Resulta do desempenho do aluno num teste escrito.
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