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Animação Desportiva

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 2S

Código: AIS20016    Sigla: AD
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Secção: zDesporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 31 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0
ERASM 1 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
César Gomes   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Identificar e conhecer os principios fundamentos da Animação Desportiva.

Conhecer os métodos e técnicas de programação, organização e intervenção, em diferentes contextos de prática física e desportiva.

Dominar as principais noções, teorias e estratégias inerentes à optimização da gestão do comportamento dos indivíduos e dos grupos no processo de Animação desportiva.

Programa

Componente teórico-prática

1.FUNDAMENTOS DA ANIMAÇÃO DESPORTIVA
1.1. As grandes mudanças sociais e culturais do século XX: As exigências/necessidades da sociedade relativamente à ocupação dos tempos livres e o papel do jogo na evolução do lazer.
1.2. Lazer e Tempo Livre – Expressões no Corpo e na Cultura

2.ANIMAÇÃO DESPORTIVA
2.1. Aspectos gerais da Animação Desportiva
2.2. As características da Animação Desportiva
2.3. O papel do animador desportivo
2.4. Os benefícios da prática da actividade física

3.ORGANIZAÇÃO E PLANIFICAÇÃO DA ANIMAÇÂO DESPORTIVA
3.1. As características dos grupos e dos locais de prática da Animação Desportiva
3.2. Os factores de organização da Animação Desportiva
3.3.Tipologia de Animação Desportiva e a adaptação aos diferentes contextos de Intervenção.

4.PRÁTICAS DA ANIMAÇÃO DESPORTIVA
4.1.Actividades de manutenção e melhoria da Condição Física: jogos de força, de velocidade, de resistência, de destreza e exercícios de flexibilidade.
4.2.Actividades de iniciação e aperfeiçoamento Desportivo: jogos pré-desportivos e Jogos desportivos colectivos.
4.3.Actividades de Aventura e Contacto com a Natureza. Os jogos de orientação e desportos de deslize.
4.4. Actividades Expressivas. Os jogos de dramatização e danças

Componente aplicada
5.PROJECTO DE ANIMAÇÃO DESPORTIVA
5.1. Título do projecto
5.2. Introdução/Apresentação do projecto
5.3. Pertinência do projecto
5.4. Objectivos do projecto
5.4.1. Objectivos Gerais
5.4.2. Objectivos Específicos
5.5..Contextualização do projecto
5.5.1. Caracterização do envolvimento
5.5.2. Público-alvo/destinatários
5.6.Recursos Humanos
5.7.Recursos Materiais
5.8.Previsão Orçamental
5.9.Apoios e Colaborações
510. Divulgação/Marketing e Publicidade
5.11. Fases do projecto: Diagnóstico, Programação, Execução e Avaliação
5.12.1. Objectivos
5.12.2. Conteúdos
5.12.3. Programa/Actividades
5.12.4. Planificação/Temporização
5.12.5. Recursos Humanos
5.12.6. Recursos Materiais
5.12.7. Decisões estratégicas
5.12.8. Sistemas de controlo e avaliação

6. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo e execute os trabalhos programados

7. Bibliografia
Araújo, Jorge (1986), Guia do Animador e Dirigente Desportivo. Colecção Desporto e Tempos Livres.Editorial Caminho.
Coelho, Olímpio (1985 ). Opção Desporto. O desporto na Escola. Colecção Desporto e Tempos Livres, Editorial Caminho
Lança, R. (2003). Animação Desportiva e Tempos Livres: Perspectivas de Organização .Colecção Desporto e Tempos Livres. Editorial Caminho.
Morales, P. A. G. (1999). Animación y Dinámica de Grupos Deportivos: Manual para la enseñanza y animación. Wanceulen, Editorial Deportiva, SL.
Moreno, Guilherme (2003), Recreação 1000 – Rio de Janeiro


Métodos de Ensino

Estratégias de gestão do programa

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza expositiva e na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa, e, numa segunda fase, em aulas direccionadas para o levantamento de problemas e a concepção e desenvolvimento de projectos.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

6.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo e execute os trabalhos programados
Manifesta a apropriação de competências e a aplicação de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas através da produção dos trabalhos propostos.
A classificação final resulta de:
Avaliação do Processo: 80%) É expressa pelos diversos tipos de tarefas realizadas, podendo assumir a forma de: realização e apresentação de um trabalho teórico e prático, análises sumárias, questionamento e participação crítica.
Avaliação do Produto (20%) Resulta do desempenho do aluno num teste escrito.












Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 08:52:13 Última actualização: 2010-07-19