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Comunicação Empresarial e Marketing
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 1S
Código: |
AIS30003 |
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Sigla: |
CEM |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
35 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Alcina Velho Dourado da Silva | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Para ser capaz de intervir em contextos profissionais, o técnico de animação sociocultural, deve ser capaz de reconhecer no Marketing (MKT) e Comunicação Empresarial (CE) poderosos aliados da sua actividade, com destaque para o MKT social. As actuais alterações da sociedade obrigam a uma acção deste tipo de profissionais de forma concertada com outros profissionais de múltiplos sectores, numa visão dinâmica da intervenção destes técnicos na comunidade. Atente-se no aumento da esperança média de vida, o acesso facilitado à formação superior, o decréscimo da diversidade de oferta nos campos do apoio à família, o decréscimo do custo no acesso aos bens culturais, a diversidade de oferta cultural, a maior disponibilidade para o lazer, o interesse das empresas – independentemente do sector de actividade - por um domínio que competia, até há poucos anos atrás, quase em exclusivo ao sector público, a maior disponibilidade para o lazer, o crescente interesse pelo denominado marketing social, a tendência para a profissionalização deste sector, o input que as novas tecnologias têm dado ao sector ao facilitarem o acesso e a comunicação entre produtor e utente e ao abrirem novas portas aos métodos e suportes de animação, a preocupação crescente pela saúde e bem-estar…
Por isso, deste profissional espera-se que seja capaz de apoiar os utentes, independentemente das características psicográficas, como um todo, na preocupação pelo seu bem-estar social e, em simultâneo, desenvolver o gosto pela frequência de espaços e pela fruição de eventos e manifestações culturais de vária índole.
Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para alargar os seus conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a sua integração futura em contexto laboral.
Esta UC oferecida pelo Departamento de Comunicação faz parte do Plano de Estudos do 3º ano do Curso de Animação sendo de frequência obrigatória.
Programa
1. Introdução e evolução histórica da comunicação empresarial
2. Conceitos básicos de gestão
3. Disciplinas de comunicação (conceitos, características e aplicabilidade): Publicidade (Comercial, Institucional e Social), Promoção de Vendas, Merchandising, Eventos, Mecenato, Relações Públicas, Lobbying, Merchandising,… com destaque para o Patrocínio
4. Suportes comunicacionais
5. Tipologia de organizações (requisitos legais: das empresas às ONG)
6. Elementos básicos da imagem das organizações
7. Públicos, StakeHolders e ShareHolders
8. Do diagnóstico à estratégia
9. Marketing, Mkt mix e sub tipologias com destaque para o Mkt social
10. Tendências: RSO, New Media,…
11. Tipologia, organização e gestão de eventos
12. Limites éticos e legais na comunicação empresarial
Palavras Chave
Ciências sociais > Ciências da comunicação > Comunicação empresarial
Ciências sociais > Economia > Economia do consumidor > Estudos sobre o consumidor
Ciências sociais > Economia > Marketing
Ciências sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas
Ciências sociais > Economia > Economia social
Ciências sociais > Economia > Marketing > Publicidade
Ciências sociais > Ciências da comunicação > Ciências da comunicação
Métodos de Ensino
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por conceitos e ferramentas num enfoque maioritariamente teórico-prático. As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos, bem como a simulações e outros exercícios a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, com ênfase em métodos activos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto e estudos de caso
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Um momento de avaliação escrito, individual – 40%;
b) Um trabalho de grupo – 45%, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio.
c) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adoptados: sessões lectivas presenciais e em plataforma de ensino a distância através da realização de exercícios práticos para cada ponto do programa – 15% da nota.
Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, excepto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais. Neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de actividade lectiva e optar pelo modelo de presença que prefere de modo completar os outros elementos de avaliação que correspondam à percentagem de avaliação em falta.
Cálculo da Classificação Final
Nota final = (A*40%)+(B*45%)+(C*15%)
Em que:
A corresponde a 1 teste individual
B corresponde a 1 trabalho de grupo
C corresponde a presença e participação nas aulas ou Moodle
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões lectivas em sala de aula dêem conhecimento do seu estatuto à docente e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias lectivos de modo a permitir o desenvolvimento de estratégias alternativas de apoio e de submissão de elementos de avaliação complementares.
Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental.
Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
64 |
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Total: |
64 |
Observações Bibliográficas
Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE.
Observações
O Programa completo deverá estar disponível na plataforma Moodle e no item 'Conteúdos' da UC no Portal da ESE nos primeiros 15 dias de actividade lectiva para consulta integral, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo.
Nesta plataforma de ensino a distância serão também disponibilizadas todas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ips.pt/ese/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
Este Programa passa a definitivo findos os primeiros 15 dias de actividade lectiva.
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