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Relações Públicas e Publicidade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 1S

Código: CSCC30008    Sigla: RPP
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Secção: zComunicação

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 8 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
ERASM 1 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Qualquer aluno que almeje desenvolver, no futuro, uma profissão relacionada com os domínios das Relações Públicas (RP) e/ou da Publicidade (PUB) deve ser capaz de dominar os respectivos conceitos fundamentais, bem como conhecer e utilizar minimamente ferramentas básicas nestes dois domínios. Na actualidade, já não são só as empresas quem procura implementar estes dois domínios da comunicação. São cada vez em maior número as organizações que se servem dos profissionais nestes domínios para atingir os seus objectivos.
Desta forma, é fundamental que se adopte a posição do empresário ou do gestor da organização enquadrando os benefícios que o uso das RP e da PUB podem trazer para a entidade como um todo, seus trabalhadores e consumidores, bem como para a comunidade e região em que se insere.
Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para alargar os conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a integração futura do aluno em contexto laboral. Pretende igualmente munir os alunos dos primeiros conceitos e instrumentos básicos para o exercício de actividades específicas em RP e PUB.
No caso das RP, pretende fundamentalmente, dotar os alunos dos conhecimentos e competências básicas para o exercício da profissão de técnico de Relações Públicas (RP) nas mais variadas circunstâncias e instituições, embora se privilegie o contexto empresarial. Esta unidade curricular dirige-se apenas àqueles que tenham apetência por este campo da comunicação empresarial e pretendam vir a exercê-la como técnico de RP ou Assessor de Imprensa. Já no caso da PUB, pretende-se que o aluno aprenda a lidar com os códigos específicos da linguagem publicitária conhecendo a organização dos seus agentes, técnicas básicas e aplicabilidade.
No global pretende-se que o aluno conheça as técnicas de actuação relativamente a diferentes públicos e situações perspectivando a sua aplicação, incluindo as novas tecnologias, dominando os instrumentos e meios de comunicação em RP e PUB num ambiente multicultural, para além de ser capaz de definir, aplicar e avaliar um plano de RP e PUB, exercendo a criatividade e adaptando-se constantemente à mudança.
Esta UC oferecida pelo Departamento de Comunicação faz parte do Plano de Estudos do 3º ano do Curso de Comunicação Social sendo de frequência obrigatória aos alunos inscritos no Ramo de Comunicação Cultural

Programa

1. Introdução às RP
1.1 História, teorias, princípios, objectivos e definições
1.2 O profissional, o departamento e as empresas/agências de RP
1.3 Noções básicas de psicologia social e processos de comunicação
1.4 Alguns conceitos-base em comunicação interna e externa
1.5 Relações com a imprensa
1.6 Meios de comunicação em RP
1.7 Campanhas de RP
1.8 Limites éticos da actividade de RP

2. Introdução à Publicidade
2.1. As linguagens e mensagens
2.2. A indústria publicitária
2.3. A campanha e o plano de comunicação
2.4. Estratégia de media
2.5. Regime jurídico da actividade publicitária

Palavras Chave

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Ciências da comunicação

Ciências sociais > Economia > Marketing > Publicidade

Ciências sociais > Economia > Economia do consumidor > Estudos sobre o consumidor

Ciências sociais > Economia > Marketing

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas


Métodos de Ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas por módulos sendo que o 1º será dedicado à Introdução às Relações Públicas e o 2º dedicado à Introdução à Publicidade.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, com ênfase em métodos activos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto e estudos de caso

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Um momento de avaliação escrito, individual – 45% da nota;
b) Um trabalho de grupo – 45% da nota, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio.
c) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adoptados: sessões lectivas presenciais e em plataforma de ensino a distância através da realização de exercícios práticos para cada ponto do programa – 10% da nota.

Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, excepto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais. Neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de actividade lectiva e optar pelo modelo de presença que prefere de modo completar os outros elementos de avaliação que correspondam à percentagem de avaliação em falta.

Cálculo da
Classificação Final

Nota final = (A*45%)+(B*45%)+(C*10%)
Em que:
A corresponde a 1 teste individual
B corresponde a 1 trabalho de grupo
C corresponde a presença e participação nas aulas ou Moodle

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões lectivas em sala de aula dêem conhecimento do seu estatuto à docente e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias lectivos de modo a permitir o desenvolvimento de estratégias alternativas de apoio e de submissão de elementos de avaliação complementares.
Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental.
Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  71
  Total: 71

Observações Bibliográficas

Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE.

Observações

O Programa completo deverá estar disponível na plataforma Moodle e no item 'Conteúdos' da UC no Portal da ESE nos primeiros 15 dias de actividade lectiva para consulta integral, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo.
Nesta plataforma de ensino a distância serão também disponibilizadas todas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ips.pt/ese/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
Este Programa passa a definitivo findos os primeiros 15 dias de actividade lectiva.

Opções
Página gerada em: 2024-05-05 às 08:20:13 Última actualização: 2010-07-19