This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP10003
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Relações Interpessoais e Gestão de Grupos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 1S

Código: DESP10003    Sigla: RIGG
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Secção: zCiências da Educação

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 37 Plano de Estudos até 2010/11 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ana Margarida Pinto Ferreira   1,00
Luísa Ramos de Carvalho   3,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular tem como princípio orientador a ideia de que a solidez no domínio dos saberes técnicos e das competências necessárias ao exercício da profissão se estrutura no próprio desenvolvimento pessoal do estudante e na capacidade de convocar de um modo consciente e coerente experiências pessoais, reflectindo-as e aperfeiçoando-as, de modo a que o trabalho com os outros se processe num quadro de respeito pelas dinâmicas de relacionamento entre os indivíduos e nos grupos em que se inserem.
Nesse sentido, a incidência programática far-se-á não apenas em torno do desenvolvimento pessoal e interpessoal dos estudantes, como na aplicação dos princípios teóricos que enformam esse conhecimento e no domínio das técnicas que permitem uma futura adequação profissional.
Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- conhecer-se a si próprios, reconhecendo as diferenças pessoais, sociais e culturais;
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- reconhecer diferenças individuais ou de pequenos grupos;
- promover formas de integração e/ou de assimilação das diferenças.

Programa

Temas e Conteúdos:
1 - Questões do desenvolvimento pessoal e interpessoal:
- histórias de vida
- impressões, expectativas e atitudes
- representações de si e dos outros
- identidades pessoais e sociais: processos de construção, mecanismos de identificação e questões em torno da estabilidade/instabilidade das identidades.

2 – Questões da relação entre os indivíduos e/ou os grupos
- adequação, normalização, obediência, conformismo
- inconformismo, inovação
- a influência das minorias ou dos grupos socialmente marginalizados

3 – Processos de comunicação nos grupos ou nas organizações
- o que é comunicar, tipos de comunicação e obstáculos à comunicação

4 – Conceito de grupo.
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos
- Estatuto e poder dos grupos. Grupos dominantes e dominados
- Conflitos intra e intergrupais. Estratégias de negociação
- Processos de tomada de decisão. Os grupos como decisores
- Natureza e emergência de fenómenos de liderança

5 – Temas em aberto. Aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.Sugestão: Personalidade e desporto. Motivação e prática desportiva, O efeito das medalhas na prestação desportiva. O efeito da audiência na prestação desportiva.


Métodos de Ensino

O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas, nas quais existirão momentos de explicitação dos conteúdos, conduzidos pelo professor. No entanto, privilegiar-se-á o trabalho em grupo com produção de pequenas reflexões, workshops, e algum trabalho de campo. Prevê-se a realização de pequenos projectos em torno de objectivos e de objectos específicos.
Será realizada orientação tutória e a avaliação formativa será contínua e deverá reflectir todo o trabalho elaborado pelo estudante.
A avaliação certificadora realizar-se-á nas semanas a isso destinadas.

4.1 Estratégias de gestão do programa
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais, como filmes ou, ainda, materiais produzidos pelos estudantes.
O processo compreenderá:
- Leitura, discussão e análise de textos;
- Recensão escrita e/ou oral de textos;
- Elaboração de pequenos comentários críticos;
- Pequenos trabalhos de pesquisa, com componente empírica;
- Elaboração de trabalhos em grupo;
- Apresentação e discussão dos trabalhos;
- Exposição de determinadas temáticas;

4.2 Orientação tutória
Este tipo de orientação desenvolver-se-á sempre que seja necessário apoiar, rever ou discutir propostas feitas pelos estudantes no sentido da realização dos seus trabalhos, das escolhas bibliográficas ou das estratégias de prossecução dos seus objectivos

4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente em 2/3 das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos em grupo; leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados; desenvolva os trabalhos de campo programados; participe nos trabalhos em grupo e desenvolva os projectos sugeridos

5. Aprendizagens esperadas
No final do trabalho as aprendizagens esperadas situam-se em torno de 3 grandes domínios: (a) organização e gestão da informação, evidenciando a apropriação e a utilização de conceitos diferenciados; (b) produção de textos de reflexão sobre as problemáticas analisadas ou pequenas recensões críticas (c) observações no terreno (d) apresentação pública de trabalhos

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Depende das presenças nas aulas e da realização dos trabalhos solicitados.

Cálculo da
Classificação Final

dossier (40%) + Sessão temática (30%) + Teste (30%)

Provas e Trabalhos Especiais

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
Avaliação contínua e formativa através de todo o trabalho realizado no decorrer da UC
O dossier engloba: mapa de assiduidade, apontamentos de aulas mais sumários, textos individuais, registos de saídas de campo
e a preparação das sessões temáticas (40%)
A sessão temática é dinamizada pelos estudantes e preprada e apresentada em grupo (30%) e de um teste individual (30%).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Observações



Aula nº 1

Programa, metodologias materiais e avaliação.
Exercícios de apresentação.

Aula nº 2

1 - Questões do desenvolvimento pessoal e interpessoal - 1
Histórias de vida.

Aula nºs 3 e 4

1 - Questões do desenvolvimento pessoal e interpessoal - 2
Exercício: Primeiras impressões Exposição: Impressões, expectativas e atitudes.

Aula nºs 5 e 6

1 - Questões do desenvolvimento pessoal e interpessoal - 4
Exercício: Quem eu sou?
- Representações de si e dos outros
Exposição teórica: Identidades pessoais e sociais: processos de construção, mecanismos de identificação e questões em torno da estabilidade/instabilidade das identidades. Aprofundamento: O fenómeno de adesão aos clubes desportivos como estratégia de reforço da identidade social positiva. Mecanismos de reforço da identidade. Variáveis explicativas do comportamento dos “Hooligans”.

Aula nº 7

Síntese do primeiro tema. Apresentação das aprendizagens realizadas. Escolha dos grupos e temas para as sessões dinamizadas pelos estudantes.

Aula nºs 8 e 9

2 – Questões da relação entre os indivíduos e/ou os grupos- 1
- Adequação, normalização, obediência, conformismo
- Inconformismo, inovação

Aula nºs 10 e 11

2 – Questões da relação entre os indivíduos e/ou os grupos- 2
- A influência das minorias ou dos grupos socialmente marginalizados

Aula nº 12

Síntese do segundo tema. Apresentação das aprendizagens realizadas.

Aula nºs 13 e 14

3 – Processos de comunicação nos grupos ou nas organizações
O que é comunicar, tipos de comunicação e obstáculos à comunicação
Síntese do terceiro tema. Apresentação das aprendizagens realizadas.


Aulas nºs 15 e 16

4 – Conceito de grupo -1
- Desenvolvimento e manutenção dos grupos
- Estatuto e poder dos grupos. Grupos dominantes e dominados
Aulas nºs 17 e 18

4 – Conceito de grupo-2
- Conflitos intra e intergrupais. Estratégias de negociação
- Processos de tomada de decisão. Os grupos como decisores

Semana de interrupção. Trabalho de terreno. Observação

Aulas nº 19 , 20 e 21
2 , 3 e 9 Dezembro
4 – Conceito de grupo -3
- Natureza e emergência de fenómenos de liderança.

Aula nºs 22 e 23

Síntese do quarto tema. Apresentação das aprendizagens realizadas


Aulas nº 24

Trabalho de Grupo: Preparação dos temas para dinamização das sessões (Janeiro de 2010)
Interrupção de Férias de Natal


Aula nºs 25, 26 e 27

Sessões temáticas dinamizadas pelos estudantes em grupo (a organizar)
Aulas nºs 28

A estrutura matricial do teste - Preparação do teste. Esclarecimento de dúvidas.
Aula nº 29

Realização do teste individual no horário da aula de terça-feira (data provisória)

Opções
Página gerada em: 2024-05-07 às 15:59:29 Última actualização: 2010-07-19