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Condição Física e Prescrição do Exercício
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 1S
Código: |
DESP20008 |
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Sigla: |
CFPE |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Dominar os conceitos básicos relativos à condição física e à sua influência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do ser humano.
Compreender a importância da actividade física na promoção da saúde e da condição física, identificando os benefícios fisiológicos e psicológicos associados à prática regular de exercício físico e os riscos para a saúde relacionados com o sedentarismo.
Conhecer os métodos, os instrumentos e os procedimentos adequados à avaliação da aptidão funcional e da condição física.
Dominar os princípios e os fundamentos da prescrição do exercício, com vista a adequá-lo aos vários níveis de motivação e procura da prática desportiva, revelando competências relacionadas com a correcta aplicação de estímulos de esforço.
Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, características da intervenção em Desporto.
Programa
A UC “Condição Física e Prescrição do Exercício” é orientada para o estudo dos processos associados à manutenção e elevação da condição física e à influência que eles exercem na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida do ser humano. Pretende-se analisar e documentar as adaptações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas à prática regular de exercício físico, apresentando formas de intervenção tendentes a generalizar a prescrição do exercício e uma correcta aplicação dos estímulos de esforço em função do nível de aptidão física, das características e das motivações dos praticantes.
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação activa dos estudantes, através de trabalho individual ou de trabalho de grupo, a partir de informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais.
O processo compreenderá: (a) a exposição de temas pelo docente; (b) a discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; (c) a realização de trabalhos práticos ou aplicados; (d) a elaboração de trabalhos escritos; (e) a apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
I) Avaliação do Processo (40%). Resulta da assiduidade, da participação nas actividades da aula e do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, etc.
II) Avaliação do Produto (60%). É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos e uma discussão oral.
Cálculo da Classificação Final
Testes (40%)
Discussão oral (20%)
Trabalho realizado nas aulas (35%)
Assiduidade (5%)
Provas e Trabalhos Especiais
Exame final caso não obtenha aprovação na avaliação contínua.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Os alunos que possuírem o estatuto de trabalhador/estudante deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação (art.º 7º, alínea 6), durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Exame final.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
64 |
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Total: |
64 |
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