This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP30009
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Organização de Eventos Desportivos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 2S

Código: DESP30009    Sigla: OED
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Secção: zDesporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 25 Plano de Estudos até 2010/11 6,0 72 162,0
ERASM ERASMUS/Programa Vasco da Gama 6,0 72 162,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 5

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,00
Luis Baptista   5,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
António Mendes LopesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A presente UC é orientada para o conhecimento e a compreensão da importância da organização de eventos desportivos para o desenvolvimento social. O evento desportivo deve ser encarado como um facto social. O espectáculo e as sensações que proporciona é não só um suporte de diferenciação como também um veículo de valores e de representações sociais.
A organização e realização de qualquer evento desportivo implica a conjugação de esforços significativos, geralmente entre as entidades organizadoras e promotoras, e à medida que aumenta a sua respectiva dimensão envolvem expressivos investimentos públicos e privados coordenados pelas respectivas entidades organizadoras.
Por isso mesmo, qualquer evento desportivo deve ser encarado de uma forma rigorosa, séria, cada vez mais intensamente profissionalizada, por todas as pessoas e entidades nele implicadas, planeado e programado com a devida antecedência, de forma a garantir os recursos económicos e financeiros necessários não só de âmbito desportivo, como também de natureza extra-desportiva, tais como adaptações de urbanização, e as logísticas de transportes, de tecnologia e de segurança.
Nestes termos, os efeitos e incidências de carácter económico podem ser de enorme magnitude, sentindo-se em espaços geográficos alargados, durante prazos longos, antes, durante e após a realização do evento em causa.
Assim, nos tempos que correm, em que a competição económica mundial é flagrante e inflexível, a organização de cada evento desportivo deve estar integrada no desenvolvimento social, económico e cultural de um país ou região, de modo a que cada um desses eventos possa ser uma inequívoca oportunidade de se transformar num factor catalítico de desenvolvimento, progresso e afirmação competitiva nacional.
Conceber e gerir eventos na área do desporto é pois uma mais valia de competência profissional que favorece a relação com o mundo do trabalho e que visa, através da aplicação de métodos, instrumentos e técnicas, uma aproximação à realidade social e às necessidades das organizações.
Pretendem-se desenvolver as seguintes competências:
•Compreender a importância da organização de eventos e de eventos desportivos para o desenvolvimento social;
•Compreender as incidências de natureza económica como uma das várias dimensões da organização de eventos desportivos de grande dimensão;
•Analisar as possíveis soluções para os problemas propostos na realização de eventos desportivos numa região;
•Distinguir as diferentes tipologias dos eventos desportivos;
•Dominar as diferentes funções de organização de um evento desportivo;
•Propor a organização de um evento desportivo de dimensão internacional, recolhendo e seleccionando informação relativa a situações concretas do contexto geral e desportivo;
•Identificar oportunidades de aplicação local e regional dos diferentes eventos desportivos.


Programa

1.Introdução aos eventos
Definição de evento. A diversidade de eventos. A complexidade dos eventos. Aspectos comuns em eventos de sucesso. O ponto de partida para a organização de um evento. As questões prévias à organização de um evento.
2. A importância dos eventos desportivos
Tipologia dos eventos desportivos e critérios de diferenciação. Especificidade dos eventos desportivos. Impactos no desenvolvimento social. Incidências de natureza económica e impacto a curto, médio e longo prazo. O contexto desportivo e a organização de eventos. A organização de eventos e o papel de diferentes organizações: o Estado; as Federações Desportivas; o Movimento Associativo; as Empresas; a Comunicação Social. O processo de candidatura à realização de um evento desportivo – caderno de encargos, normas e procedimentos. Gestão da Marca na Organização de Eventos Desportivos.
3. As 4 grandes etapas de organização de um evento desportivo
A Concepção: a ideia inicial; o planeamento e organização do evento; a inovação; o posicionamento; a avaliação das possibilidades; o orçamento previsional.
As Grandes Funções Preparatórias: Administrativa e Financeira; Jurídico-Legal; Marketing; Logística/Operações – acreditação, protocolo e relações públicas, transportes, alimentação, alojamento, segurança, assistência médica, recursos humanos, recursos materiais; Comercial; Desportiva.
A Operacionalização: calendário do evento; segurança e controlo de riscos; a recepção: organização, atletas e restante comitiva, comunicação social, parceiros, personalidades; a Direcção Desportiva; o evento.
O Balanço: desportivo; organizacional; financeiro; avaliação da adesão do público ao evento; comercial; comunicação; político. Instrumentos e indicadores de controlo e avaliação.
4. Estudo de caso: mega eventos desportivos
Europeu de Futebol Portugal.2004
Rugby World Cup – França.2007
Jogos Olímpicos – Pequim.2008
Jogos Olímpicos – Londres 2012
Campeonato do Mundo de Natação – Roma.2009


Métodos de Ensino

1. A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa e, numa segunda fase, em aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes das temáticas abordadas. O trabalho de projecto e organização de um evento visam um contacto precoce dos alunos com o mercado de trabalho e com a realidade laboral no contexto da organização de eventos desportivos.
2. O processo compreenderá: (a) a apresentação de temas pelo docente; (b) a leitura, análise e discussão de textos científicos; (c) a realização de trabalhos práticos ou aplicados; (d) a elaboração de trabalhos escritos; (e) a realização, apresentação e discussão de trabalhos de grupo.
3. Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e do projecto de organização de um evento desportivo internacional.
4.Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 75% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos diversos trabalhos propostos; (b) leia os textos de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação e a utilização dos conhecimentos relativos à temática da organização e gestão de eventos desportivos.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
1. Avaliação do Processo (25%)
Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalhos de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos/aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, atenção, questionamento, interesse nas actividades, etc.
2. Avaliação do Produto (75%)
É expressa pelo desempenho do aluno num teste escrito (40%) e na apresentação de um Projecto de Organização de um Evento Desportivo Internacional (35%)
A componente de processo da avaliação contínua, contribuirá com 25% para a nota final. A componente de produto da avaliação contínua, contribuirá com 75% para a nota final.
Para estar no processo de avaliação contínua o aluno tem que cumprir uma assiduidade de 75 %.

Cálculo da
Classificação Final

A componente de processo da avaliação contínua, contribuirá com 25% para a nota final. A componente de produto da avaliação contínua, contribuirá com 75% para a nota final.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  75
  Total: 75

Bibliografia Principal

Correia, A.; Ferrand, A.; Monteiro, E.; Barreau, G.; Madaíl, G.; Mata, J.; Valério, R. & Serra, S.;Seminário Internacional de Gestão de Eventos Desportivos, Centro de Estudos e Formação Desportiva.Lisboa, 2001. ISBN: 972-8460--26-0
Desbordes M. ; Falgoux, J.;Gestión Y Organización de un Evento Deportivo, INDE Publicaciones.Barcelona, 2006. ISBN: 84-9729-073-9
Watt, David, C.;Gestão de Eventos em Lazer e Turismo, Porto Alegre: Bookman, 2004
Anmon, R., Blair, D., & Southall, R.;Sport Facility Management: Organizing Events and Mitigating Risks, Morgantown: Fitness Information Technology, 2004
Solomon, J.;An insider’s Guide to Managing Sporting Events, Champaign: Human Kinetics Publishers, 2002

Bibliografia Complementar

Caramez, Rui;Importância e Análise de Programas de Patrocínio Desportivo, Centro de Estudos e Formação Desportiva. Lisboa, 2001. ISBN: 972-8460-24-4
Masterman, G.;Strategic sport event management, an international approach, Elsevier, 2004
Mullin, Bernard; Hardy, Stephen; Sutton, William;Marketing Deportivo, Barcelona: Editorial Paidotribo, 1993. ISBN: 84-8019-186-4
Slack, Trevor;Understanding Sport Organisations, Human Kinetics. Champaign., 1977
Teixeira, Sebastião;Gestão das organizações, Edições McGraw-Hill Portugal. Amadora., 1998. ISBN: 978-989-642-082-6
Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 20:05:14 Última actualização: 2010-07-19