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Desenvolvimento Gráfico e Motor

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 1S

Código: EDB10001    Sigla: DGM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Secção: zDesporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ERASM 1 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0
LEB 93 Plano de Estudos até 2010/11 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Cristina Figueira   4,00
Fernanda Maria Horta Vaz   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Ferreira Santos Correa FigueiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A importância da actividade motora no desenvolvimento do ser humano é indiscutível, assumindo um papel crucial, particularmente, durante a Infância.
O conhecimento sobre aspectos relativos ao Desenvolvimento Gráfico e Motor da criança é uma componente de formação fundamental numa perspectiva da melhoria da qualidade da intervenção no contexto da Educação Pré-escolar/Escolar e portanto, um contributo fundamental na formação em ensino básico.
Este programa assenta em temáticas relacionadas com um referencial conceptual e aplicado que pretendem dar resposta às necessidades de todos os que entendem e valorizam o papel da Educação Motora e da Educação Plástica, como áreas de intervenção fundamental para o desenvolvimento global da criança.

Compreende os principais conceitos e teorias ligados aos processos do desenvolvimento motor e da expressão gráfica.

Conhece as determinantes biológicas e sociais que influenciam os processos de crescimento e desenvolvimento motor.

Compreende os mecanismos inerentes ao processo de desenvolvimento motor relativamente aos períodos críticos e às etapas do desenvolvimento das habilidades motoras, à evolução das capacidades motoras e aos processos de desenvolvimento perceptivo-motor.

Compreende os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras, identificando as variáveis susceptíveis de optimizar ou facilitar este processo.

Compreende os diferentes modos de encarar o desenho infantil ao longo da história da educação.

Conhece as características gerais e individuais da expressão gráfica e plástica da criança, conseguindo relacioná-las com o quadro geral do seu desenvolvimento.

Manifesta competências de análise da evolução de conceitos representativos nos desenhos dos temas mais desenhados pelas crianças.

Conhece diferentes perspectivas nos quadros de desenvolvimento da expressão gráfica.

Programa

1. Conceitos Básicos em Desenvolvimento Motor
Noções básicas de crescimento, maturação, aprendizagem, adaptação e desenvolvimento motor. A importância da interacção entre os factores de ordem genética e os factores de ordem ambiental. Factores influentes no processo de desenvolvimento motor: pré-natais, peri-natais e pós-natais. Relação maturação-estimulação. Noção de períodos críticos. Princípios fundamentais do processo de crescimento e desenvolvimento motor.

2. Teorias e Modelos Explicativos do Desenvolvimento Motor
A abordagem cronológica do desenvolvimento e a teoria dos estádios ou fases de desenvolvimento. Modelo teórico do Desenvolvimento Motor de Gallahue - as fases de desenvolvimento das habilidades motoras:
- Fase dos movimentos reflexos. Os reflexos do recém-nascido
- Fase dos movimentos rudimentares: Movimentos posturais, de locomoção e de manipulação.
- Fase dos movimentos fundamentais. Noção de padrão motor e de habilidades motoras fundamentais.
- Fase dos movimentos de transição
- Fase dos movimentos especializados

3. Crescimento e Maturação
Crescimento e Maturação
Crescimento e Composição Corporal
Crescimento e Dimorfismo Sexual

4. O Desenvolvimento das Capacidades Motoras
Capacidades Condicionais: Força, Resistência, Flexibilidade e Velocidade
Capacidades Coordenativas: Equilíbrio, antecipação-coincidência (timing), ritmo (organização espaço-temporal), orientação espacial.

5. O desenho infantil
Características cognitivas, afectivas e artísticas.

6. Meios e materiais expressivos

7. Quadros de desenvolvimento da expressão gráfica

8. Evolução de conceitos representativos.


Métodos de Ensino

Estratégias de gestão do programa:
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Elaboração de trabalhos escritos nas temáticas abordadas (c) Apresentação e discussão dos trabalhos; (d) Exposição de determinadas temáticas; (e) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos; .
A plataforma de ensino à distância Moodle em http://moodle.ips.pt/ese servirá igualmente para ministrar conteúdos, possibilitar a realização de actividades teórico-práticas e permitir a interacção entre docente-aluno e aluno-alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação do discente.

Acompanhamento tutorial:
Este acompanhamento visa orientar e acompanhar o percurso dos alunos, nomeadamente nos trabalhos a realizar e nos produtos de avaliação.
O docente estará presente em reuniões, de pequeno ou grande grupo, quando estas forem solicitadas pelos alunos, ou através da plataforma de ensino à distância disponibilizada na instituição.

Participação dos estudantes:
Espera-se que cada aluno esteja presente em 75 % das aulas e participe nas actividades propostas, executando os trabalhos programados.
Espera-se que os alunos com o estatuto de trabalhador-estudante, que não possam estar presentes nas sessões previstas, dêem conhecimento deste estatuto aos docentes nos primeiros quinze dias de aulas.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Componente 1: PROCESSO (35%) É expressa pelo desempenho do aluno consubstanciado numa atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos. Tais tarefas podem assumir a forma de: realização e apresentação de trabalhos, resumos, fichas formativas; artigos, recensões, questionamento, participação activa, etc.
Componente 2: PRODUTO (65%) Resulta do desempenho do aluno em produtos individuais e em grupo, a realizar no decurso da unidade curricular.

O somatório dos valores ponderados da componente 1 e componente 2 definirá a classificação na unidade curricular, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

Cálculo da
Classificação Final

A classificação final obtém-se pela média aritmética das classificações obtidas nas duas áreas que compõem a UC.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Os alunos que possuírem o estatuto de trabalhador/estudante deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação (art.º 7º, alínea 6), durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Melhoria de Classificação
Final/Distribuída

Exame Final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64
Opções
Página gerada em: 2024-04-28 às 14:27:38 Última actualização: 2010-07-19