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Números e Operações

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 2S

Código: EDB10005    Sigla: NO
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Secção: zMatemática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 105 Plano de Estudos até 2010/11 6,0 72 162,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 5

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 10,00
Joana Brocardo   10,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Joana Maria Leitão BrocardoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Competências a desenvolver:
- Compreender, mobilizar e fundamentar conceitos e procedimentos associados ao tema Número e Operações.
- Resolver problemas mobilizando conhecimentos sobre número, sistemas numéricos, diferentes maneiras de representar números e relações entre números.
- Compreender o significado das operações entre números e de como se relacionam entre si mobilizando este conhecimento em diferentes situações.
- Evidenciar a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos.
- Comunicar de forma clara e coerente mobilizando conhecimento relativo ao tema Número e Operações.
- Demonstrar capacidade de questionamento de realidades e saberes.
• Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema usando diversos tipos de raciocínio e métodos de prova.

Programa

Temas:
• Números e conjuntos numéricos
 Diferentes conjuntos numéricos e suas características, diversas maneiras de representar números e relações entre números

• Número e sistemas de numeração
• Operações com números inteiros
 Adição e subtracção
 Multiplicação e divisão
 Exponenciação
 Propriedades das operações

• Tipos de cálculo
 Mental, algorítmico, por estimação e com recurso à calculadora
 Diferentes tipos de algoritmos

• Teoria dos números
 Propriedades dos números, números primos e compostos, critérios de divisibilidade
 Múltiplos, divisores, mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum.
 Aritmética modular

• Números racionais
 Propriedades dos números racionais
 Fracções e operações com números representados por fracções
 Números decimais, razões e proporções
 Operações com números decimais

• Números reais
 Propriedades dos números e das operações

* Introdução às estruturas algébricas


Métodos de Ensino

As sessões serão organizadas num contexto de resolução de problemas. Haverá a apresentação, por parte do professor ou dos alunos, dos temas referidos no ponto 3, a resolução e discussão de problemas e a exploração de tarefas de investigação.
Os processos de trabalho incluirão a: (a) resolução de tarefas propostas e elaboração de relatórios sobre a actividade desenvolvida; (b) elaboração, apresentação e discussão de trabalhos escritos; (c) leitura, discussão e análise de artigos considerados estruturantes da unidade curricular. Serão utilizadas ferramentas informáticas, nomeadamente a folha de cálculo, no desenvolvimento de algumas temáticas.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroactiva que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e actividades de expressão escrita e oral.
Na avaliação contínua serão considerados (i) a participação nas aulas e (ii) dois testes.




Elementos de Avaliação Critérios Peso
Participação nas aulas - Realização das tarefas marcadas (relatórios de exploração de tarefas, comentários escritos, leitura de textos)
- Pertinência das observações
- Disponibilidade para aprofundar conhecimentos
- Participação na aula aberta (presença em toda a aula e comentário escrito)
30 %
(10% aula aberta)
Teste 1 Critérios a definir para cada pergunta do teste 40%
Teste 2 Critérios a definir para cada pergunta do teste
30%

Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da disciplina e os dois testes cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua é necessário ter, em cada um dos testes, um mínimo de 70 pontos (num total de 200).
Os estudantes que não puderem integrar-se no sistema de avaliação, realizarão um exame final.

Cálculo da
Classificação Final

Elementos de Avaliação Critérios Peso
Participação nas aulas - Realização das tarefas marcadas (relatórios de exploração de tarefas, comentários escritos, leitura de textos)
- Pertinência das observações
- Disponibilidade para aprofundar conhecimentos
- Participação na aula aberta (presença em toda a aula e comentário escrito)
30 %
(10% aula aberta)
Teste 1 Critérios a definir para cada pergunta do teste 40%
Teste 2 Critérios a definir para cada pergunta do teste
30%

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0
Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 08:57:09 Última actualização: 2010-07-19