This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB30004
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Introdução à Didática da Matemática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 2S

Código: EDB30004    Sigla: IDM
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Secção: zMatemática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 78 Plano de Estudos até 2010/11 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,00
Ana Maria Boavida   3,00
Maria Isabel Pires   3,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Dias Roque Lemos BoavidaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

2. Competências a desenvolver

• Interpreta as actuais orientações curriculares para ensino da Matemática nos primeiros anos (educação pré-escolar e seis primeiros anos de escolaridade);
• Problematiza os principais desafios do ensino da Matemática nos primeiros anos à luz de pressupostos e fundamentos teóricos e pedagógicos dos processos educativos em Matemática;
• Demonstra conhecimento e compreensão sobre processos matemáticos essenciais e perspectiva o ensino de conceitos matemáticos fundamentais tendo por referência estes processos;
• Analisa e discute potencialidades educativas de diferentes recursos para o ensino da Matemática e reflecte sobre a sua utilização de modo a enriquecer as oportunidades de aprendizagem;
• Prepara experiências poderosas de aprendizagem da Matemática mobilizando e integrando saberes sobre as orientações curriculares para ensino da Matemática nos primeiros anos, recursos e conceitos, processos e procedimentos matemáticos;
• Revela autonomia na identificação e resolução de problemas de carácter pedagógico, ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões;
• Manifesta uma atitude de autoconfiança face à Matemática;
• Comunica de forma clara, coerente e rigorosa, usando diferentes fomatos.

Programa

3. Temas e conteúdos
• O ensino da Matemática nos primeiros anos
⎯ Orientações curriculares.
⎯ Temas matemáticos e actuais ênfases programáticas: sentido de número, sentido espacial, literacia estatística e pensamento algébrico.
• A actividade matemática
⎯ Processos matemáticos essenciais: resolução de problemas; comunicação matemática; raciocínio matemático; conexões matemáticas.
⎯ Tarefas matemáticas: natureza e tipos.
⎯ Outros recursos para o ensino da Matemática.
• A aula de Matemática: preparação do ensino; gestão e dinâmica da sala de aula.

Software

moodle


Métodos de Ensino

4.1 Estratégias de gestão do programa

As aulas desta unidade curricular terão, sobretudo, um carácter teórico-prático. Privilegiar-se-á uma metodologia de trabalho baseada na resolução de problemas, no questionamento e na discussão em que se procurará que a informação de carácter teórico seja mobilizada em situações de cariz prático e reciprocamente. Neste âmbito, é fundamental o envolvimento e implicação dos alunos nas tarefas propostas e realizadas, em particular, durante as aulas. Estas tarefas poderão, ou não, implicar uma preparação prévia, serão variadas na sua natureza e remeterão para diferentes modalidades de trabalho (trabalho individual, de pequenos grupos, com toda a turma).
Os processos de trabalho incluirão (a) a leitura, interpretação, análise e discussão de documentos/tópicos considerados estruturantes da unidade curricular; (b) a exploração e discussão de tarefas matemáticas de natureza diversa; (c) e a concepção, preparação e apresentação de um ensaio.

4.2 Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial consistirá no apoio aos alunos, individualmente ou em grupos, visando a organização do estudo sobre os temas e conteúdos da unidade curricular, o esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo efectuado e a orientação relativa ao ensaio a realizar. Este acompanhamento será feito presencialmente ou a distância.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Os alunos poderão optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.
O regime de avaliação contínua implica a participação dos alunos em, pelo menos, 75% das sessões presenciais. Os elementos de avaliação considerados são: (a) o desenvolvimento e apresentação de um ensaio sobre um tema a definir e (b) a realização de um teste escrito individual.
Ponderação: Ensaio: 60%; Teste individual: 40%
Caso os alunos não obtenham uma classificação superior ou igual a 9,5 na média ponderada de (a) e (b) e uma classificação superior a 7,5 em (b), poderão propor-se a exame.

Cálculo da
Classificação Final

Avaliação contínua: 0,6xCE+0,4xCT
CE: Classificação do ensaio na escala de 0 a 20
CT: Classificação do teste individual na escala de 0 a 20

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  48
  Total: 48

Bibliografia Principal

Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. ;A experiência matemática no ensino básico. , ME/DGIDC., 2008
Castro, J. P. e Rodrigues, M. ;Sentido de número e organização de dados, Textos de apoio para Educadores de Infância. , ME/DGIDC., 2008
DGIDC/ME; Metas de aprendizagem (pré-escolar e ensino básico). , Disponível em http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/, 2010
Mendes, M. F. e Delgado, C.;Geometria, Textos de apoio para Educadores de Infância, Lisboa:DGIDC, 2008
Ministério da Educação;Orientações curriculares para a educação pré-escolar, Lisboa: DEB, 1997
NCTM;Princípios e Normas para a Matemática Escolar. (trabalho original publicado em 2000 pelo NCTM). , Lisboa: APM., 2007
Brocardo, J., Serrazina, L., Rocha, I. (Orgs.);O sentido do número – reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 3-28). , Lisboa: Escolar Editora, 2008
Ponte et al.;Programa de Matemática do Ensino Básico , Lisboa: ME/DGIDC., 2007
Ponte, J. e Serrazina, L.; Didáctica da matemática do 1.º ciclo. , Lisboa: Universidade Aberta, 2000
Pimentel, T., Vale, I., Freire, F., Alvarenga, D. & Fão, A. ; Matemática nos primeiros anos: tarefas e desafios para a sala de aula. , Lisboa: Texto Editores Lda. , 2010
Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 07:55:56 Última actualização: 2010-07-19