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Introdução à Didática da Matemática
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 2S
Código: |
EDB30004 |
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Sigla: |
IDM |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
2. Competências a desenvolver
• Interpreta as actuais orientações curriculares para ensino da Matemática nos primeiros anos (educação pré-escolar e seis primeiros anos de escolaridade);
• Problematiza os principais desafios do ensino da Matemática nos primeiros anos à luz de pressupostos e fundamentos teóricos e pedagógicos dos processos educativos em Matemática;
• Demonstra conhecimento e compreensão sobre processos matemáticos essenciais e perspectiva o ensino de conceitos matemáticos fundamentais tendo por referência estes processos;
• Analisa e discute potencialidades educativas de diferentes recursos para o ensino da Matemática e reflecte sobre a sua utilização de modo a enriquecer as oportunidades de aprendizagem;
• Prepara experiências poderosas de aprendizagem da Matemática mobilizando e integrando saberes sobre as orientações curriculares para ensino da Matemática nos primeiros anos, recursos e conceitos, processos e procedimentos matemáticos;
• Revela autonomia na identificação e resolução de problemas de carácter pedagógico, ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões;
• Manifesta uma atitude de autoconfiança face à Matemática;
• Comunica de forma clara, coerente e rigorosa, usando diferentes fomatos.
Programa
3. Temas e conteúdos
• O ensino da Matemática nos primeiros anos
⎯ Orientações curriculares.
⎯ Temas matemáticos e actuais ênfases programáticas: sentido de número, sentido espacial, literacia estatística e pensamento algébrico.
• A actividade matemática
⎯ Processos matemáticos essenciais: resolução de problemas; comunicação matemática; raciocínio matemático; conexões matemáticas.
⎯ Tarefas matemáticas: natureza e tipos.
⎯ Outros recursos para o ensino da Matemática.
• A aula de Matemática: preparação do ensino; gestão e dinâmica da sala de aula.
Software
moodle
Métodos de Ensino
4.1 Estratégias de gestão do programa
As aulas desta unidade curricular terão, sobretudo, um carácter teórico-prático. Privilegiar-se-á uma metodologia de trabalho baseada na resolução de problemas, no questionamento e na discussão em que se procurará que a informação de carácter teórico seja mobilizada em situações de cariz prático e reciprocamente. Neste âmbito, é fundamental o envolvimento e implicação dos alunos nas tarefas propostas e realizadas, em particular, durante as aulas. Estas tarefas poderão, ou não, implicar uma preparação prévia, serão variadas na sua natureza e remeterão para diferentes modalidades de trabalho (trabalho individual, de pequenos grupos, com toda a turma).
Os processos de trabalho incluirão (a) a leitura, interpretação, análise e discussão de documentos/tópicos considerados estruturantes da unidade curricular; (b) a exploração e discussão de tarefas matemáticas de natureza diversa; (c) e a concepção, preparação e apresentação de um ensaio.
4.2 Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial consistirá no apoio aos alunos, individualmente ou em grupos, visando a organização do estudo sobre os temas e conteúdos da unidade curricular, o esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo efectuado e a orientação relativa ao ensaio a realizar. Este acompanhamento será feito presencialmente ou a distância.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Os alunos poderão optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.
O regime de avaliação contínua implica a participação dos alunos em, pelo menos, 75% das sessões presenciais. Os elementos de avaliação considerados são: (a) o desenvolvimento e apresentação de um ensaio sobre um tema a definir e (b) a realização de um teste escrito individual.
Ponderação: Ensaio: 60%; Teste individual: 40%
Caso os alunos não obtenham uma classificação superior ou igual a 9,5 na média ponderada de (a) e (b) e uma classificação superior a 7,5 em (b), poderão propor-se a exame.
Cálculo da Classificação Final
Avaliação contínua: 0,6xCE+0,4xCT
CE: Classificação do ensaio na escala de 0 a 20
CT: Classificação do teste individual na escala de 0 a 20
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
48 |
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Total: |
48 |
Bibliografia Principal
Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., Pimentel, T. ;A experiência matemática no ensino básico. , ME/DGIDC., 2008 |
Castro, J. P. e Rodrigues, M. ;Sentido de número e organização de dados, Textos de apoio para Educadores de Infância. , ME/DGIDC., 2008 |
DGIDC/ME; Metas de aprendizagem (pré-escolar e ensino básico). , Disponível em http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/, 2010 |
Mendes, M. F. e Delgado, C.;Geometria, Textos de apoio para Educadores de Infância, Lisboa:DGIDC, 2008 |
Ministério da Educação;Orientações curriculares para a educação pré-escolar, Lisboa: DEB, 1997 |
NCTM;Princípios e Normas para a Matemática Escolar. (trabalho original publicado em 2000 pelo NCTM). , Lisboa: APM., 2007 |
Brocardo, J., Serrazina, L., Rocha, I. (Orgs.);O sentido do número – reflexões que entrecruzam teoria e prática (pp. 3-28). , Lisboa: Escolar Editora, 2008 |
Ponte et al.;Programa de Matemática do Ensino Básico , Lisboa: ME/DGIDC., 2007 |
Ponte, J. e Serrazina, L.; Didáctica da matemática do 1.º ciclo. , Lisboa: Universidade Aberta, 2000 |
Pimentel, T., Vale, I., Freire, F., Alvarenga, D. & Fão, A. ; Matemática nos primeiros anos: tarefas e desafios para a sala de aula. , Lisboa: Texto Editores Lda. , 2010 |
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