|
Introdução à Didática do Estudo do Meio
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 2S
Código: |
EDB30005 |
|
Sigla: |
IDEM |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
As crianças estão constantemente a aprender coisas acerca do mundo em que vivem e possuem já algumas ideias bem firmes sobre o que as rodeia. Quando entram num contexto educativo formal, as ideias prévias que as crianças têm vão influenciar o modo como participam nas actividades educativas. Em muitos casos, a passagem de uma abordagem de senso comum e empírica para uma visão científica tem de ser uma das tarefas dos educadores.
Cabe aos educadores e professores estarem conscientes dessas ideias e experiências anteriores para poderem desenvolver os conceitos científicos, as capacidades, as atitudes e os valores dos alunos, atendendo às suas características psicológicas e sociológicas. É fundamental que estes educadores e professores tenham uma ideia clara acerca da natureza das suas próprias experiências e ideias sobre as ciências, dando ênfase ao desenvolvimento de competências (processos científicos) e à exploração de conceitos unificadores (científicos e metacientíficos) na organização do ensino e da aprendizagem das ciências nos primeiros anos de escolaridade. O desenvolvimento destas competências é, também, um factor de cidadania e de integração, com efeitos no desenvolvimento da sociedade.
A finalidade desta unidade curricular é proporcionar aos futuros educadores e professores do ensino básico os conhecimentos fundamentais, tanto de ordem conceptual como metodológica, para poderem contribuir eficazmente para a educação científica das crianças, quer relativamente ao “mundo natural” quer ao “mundo social”. Optou-se por dividi-la em módulos destinados a introduzir os conhecimentos e as abordagens da didáctica das ciências da natureza e das ciências sociais aos futuros educadores e professores. Cada módulo é formado por duas Unidades temáticas ou programáticas que, em conjunto, vão contribuir para os fins que se propõem nesta UC.
Programa
Ver a Versão completa do Programa em "Conteúdos" ou no Moodle.
Modo de Avaliação
|
|