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Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 1S
Código: |
EDB30008 |
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Sigla: |
LPTIC |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria do Rosário da Silva Rodrigues | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A unidade curricular de Língua Portuguesa e TIC assenta sob os conceitos de texto, de literacia e de competência comunicativa no contexto do desenvolvimento tecnológico actual e da construção da significação, configurada em diferentes formatos textuais, em diversos contextos e ambientes. Assim, esta unidade curricular concebe-se por um lado, como um espaço instrumental em que os estudantes aprofundam a formação sobre as potencialidades comunicativas das TIC enquanto utilizadores, desenvolvendo a sua competência pluricomunicativa e tendo em vista melhorarem as suas competências científicas; por outro, como espaço de reflexão sobre materiais facilitadores da aprendizagem no ensino básico em que a Língua Portuguesa é código veiculador porque língua de ensino.
Programa
Consultar o programa no portal da ESE.
Métodos de Ensino
Processos de trabalho
Trabalho de pesquisa individual e em grupo: actividades de organização, análise e interpretação de informação;
Leitura, compreensão e elaboração de textos e documentos variados em diversos suportes;
Concepção e realização de projectos e trabalhos práticos com recursos às TIC;
Realização, apresentação e discussão de projectos.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
Esta UC será avaliada através da construção, em pares, de um projecto apresentado em página Web. Dele constarão obrigatoriamente os seguintes elementos:
1. Utilização de uma ferramenta de favoritos on-line para seleccionar, organizar e partilhar informação sobre a unidade curricular;
2. Problematização do papel das TIC no desenvolvimento de competências comunicativas e de cidadania;
3. Construção de actividades de carácter educativo;
4. Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC.
Observações
No final desta UC, espera-se que os estudantes adquiram competências de literacia digital que lhes permitam autonomia enquanto utilizadores e, ao mesmo tempo, experimentem as potencialidades das TIC no desenvolvimento de competências comunicativas em língua portuguesa, designadamente de compreensão e expressão oral, leitura e escrita.
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