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Língua e Cultura Portuguesa
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 2S
Código: |
LGPN1010 |
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Sigla: |
LCPT |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGPN |
21 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
55 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A unidade curricular de Língua e Cultura Portuguesa pretende ser um espaço de reflexão acerca da língua e da cultura portuguesa, melhor dizendo, das línguas de origem portuguesa utilizadas no espaço nacional e das manifestações culturais a elas inerentes, tanto na comunidade ouvinte como na comunidade surda.
Pretende-se desenvolver as competências de compreensão e de produção de textos de natureza literária, cultural, e outros, sob diferentes formatos e suportes, fundamentando, estruturando e aprofundando conhecimentos anteriores dos alunos e proporcionando novos espaços de reflexão e apropriação de conhecimentos. Estas competências serão desenvolvidas tanto através da língua portuguesa, privilegiando a leitura e a escrita, como da língua gestual portuguesa.
Programa
Noções de língua e cultura de acordo com diferentes contextos de índole histórica, linguística, comunicativa, cultural e literária. A língua portuguesa e a língua gestual portuguesa servirão como ponto de partida para uma análise dos aspectos da gramática textual e da semântica vocabular e frásica, introduzindo-se, assim, o estudo do significado, dos segundos sentidos, da variação e mutação lexical.
A diversidade de manifestações culturais associadas a ambas as línguas, bem como a exploração de textos literários escritos e visuais, prosa, poesia, gesto, teatro, entre outros, permitirão aprofundar aspectos sobre o uso das línguas e o seu funcionamento.
Métodos de Ensino
Exploração de temas associados aos conteúdos propostos, privilegiando-se a pesquisa individual, a discussão, o debate, o trabalho em grupo e a apresentação de trabalhos.
A componente teórica visará a reflexão sobre a história e a descrição das diferentes dimensões da língua e da cultura portuguesa, em articulação com os conceitos fundamentais da linguística e da literatura.
As componentes teórico-práticas e prática incidirão sobre técnicas e exercícios de análise e produção de textos escritos e gestuais.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos exercícios propostos pela docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos nas aulas (seminários, encontros, conferências e eventos de natureza linguística e cultural).
Cálculo da Classificação Final
A avaliação terá em conta a assiduidade e participação nas actividades da aula - 5%
Trabalhos individuais e em grupo, escritos e gestuais, realizados em aula ou não – 15%
Apresentação de um trabalho de grupo – 30%
Trabalho individual escrito ou gestual – 25%
Teste de avaliação escrito – 25%
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