|
Didática das Ciências da Natureza
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 1S
Código: |
M12C10006 |
|
Sigla: |
DCN |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
M12C1 |
8 |
Plano de Estudos |
1º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Leonor da Graça Saraiva | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Aprofundar os conhecimentos sobre Didáctica das Ciências tanto ao nível da reflexão e do estudo teórico como da prática em ciências da natureza.
Desenvolver competências que lhes permitam:
- analisar criticamente diferentes mediadores curriculares,
- conceber e concretizar situações de ensino favoráveis à aprendizagem dos temas científicos centrais dos programas do ensino básico,
- problematizar questões de carácter pedagógico com base nos contributos das ciências cognitivas, da história e epistemologia das ciências e da teoria do currículo,
- desenvolver uma visão mais alargada do que é aprender ciências no seu todo, ou seja, como mais uma actividade humana que partilha saberes com todo o universo do conhecimento.
Programa
Introdução: As ciências e o ensino das ciências na escolaridade básica do 1º e 2º ciclos.
1- Organização e orientações curriculares para o ensino básico:
1.1- Conteúdo e justificação do currículo de ciências da natureza;
1.2- A ciência, a construção da ciência e o ensino das ciências;
1.3- Perspectivas de ensino e de aprendizagem das ciências - as estratégias e as experiências de aprendizagem:
(a) trabalho prático e laboratorial (investigações experimentais), (b) actividades de discussão, (c) resolução de problemas, (d) mudança conceptual.
2 – Organização do ensino/aprendizagem das ciências da natureza:
2.1- Planeamento e prática docente:
(a) análise e discussão sobre as orientações curriculares e programas;
(b) análise e avaliação de manuais escolares do 1º e 2º CEB.
2.2 – Concepção de projectos didáctico-pedagógicos visando a sua implementação prática nas escolas do 1º e 2º CEB:
(a) Elaboração de propostas de aprendizagem e de materiais pedagógicos (recursos materiais, TIC, instrumentos de acompanhamento e avaliação de tarefas);
(b) Apresentação, discussão e avaliação das propostas.
Métodos de Ensino
As aulas presenciais incluem exposição teórica dos fundamentos da didáctica, actividades de discussão dos temas programáticos e elaboração de actividades práticas para o ensino no 1º e 2º CEB. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Análise e discussão de textos e documentos variados através de comentários em foruns on-line; b) Discussão orientada de temas sobre os recentes contributos da investigação em didáctica das ciências partir da literatura especializada; c) Análise e avaliação de materiais diversificados (manuais, sítios em www, entre outros; d) Planificação de actividades práticas e laboratoriais com ênfase nas várias dinâmicas da actividade científica; e) elaboração de materiais pedagógicos; f) Apresentação, discussão e auto e heteroavaliação das actividades com análise crítica das suas potencialidades educativas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Por avaliação contínua desde que exista:
- assiduidade obrigatória é de 75% nas sessões presenciais.
- assiduidade obrigatória é de 90% nas sessões de orientação tutória . A participação de qualidade nas actividades tanto presenciais com a distância através da página da UC.
Os produtos obrigatórios são um teste escrito e um projecto didáctico-pedagógico
Cálculo da Classificação Final
CF= 0,4 Teste+ 0,4 projecto + 0,2 sessões presenciais
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Aos TE com estatuto legal será concedida a possibilidade de realizarem a UC por avaliação contínua se participarem em 50% das sessões presenciais e elaborarem as actividades respectivas. As sessões de OT para acompanhamento dos projectos mantém a obrigatoriedade de 90% de presenças
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
48 |
|
|
Total: |
48 |
Observações
O acompanhamento tutorial previsto refere-se ao apoio dos grupos na realização dos trabalhos e ao apoio individual sempre que necessário. Este acompanhamento será presencial e a distância, contribuindo para usar as ferramentas de comunicação on-line.
O acompanhamento presencial será feito nas instalações anexas ao laboratório de Ciências (L7) e terá a duração de uma hora semanal:
4ªs feiras das 13 30h às 14 30h.
|
|