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Estudos Ambientais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 2S

Código: PAP10001    Sigla: EA
Áreas Científicas: Ciências da Natureza

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Secção: zCiência, Multiculturalidade e Desenvolvimento

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PAP 26 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Cruz   2,00
Mário Jorge Ribeiro Morgado   2,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Helena Maria Espada SimõesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A disciplina de Estudos Ambientais tem por objectivo garantir uma formação mais abrangente, interactiva e multidisciplinar na vertente natural, social e cultural do Ambiente. Procura-se assim evidenciar, numa visão ecológica - de relação entre os seres vivos e os ambientes naturais e humanizados –, as interacções que se estabelecem entre a natureza, as sociedades e as culturas, a várias escalas.
Privilegiam-se os estudos localizados em contextos locais e próximos, não apenas no que diz respeito aos conteúdos e objectivos específicos desta disciplina mas também assumindo-se aqui esse estudo, tendencialmente, como uma importante componente prática e identitária dos Cursos de Animação e de Promoção Artística e de Património.


Programa

1. Competências a desenvolver

. Exprime-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas científicos e tecnológicos.
. Reconhece e utiliza os discursos específicos das ciências do ambiente.
. Revela conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos sistemas naturais e construídos.
. Distingue os discursos do senso comum e da ciência sobre problemas ambientais e compreende as suas relações.
. Equaciona a intervenção do ser humano nos ecossistemas face ao conhecimento científico disponível
. Discute os dilemas ambientais da actualidade e problematiza as perspectivas em confronto
. Identifica, recolhe e selecciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
. Reconhece e analisa valores e saberes de outras culturas relativizando as diferenças
. Usa o conhecimento sobre os direitos e os deveres do cidadão nas suas intervenções.
. Integra os valores ecológicos, éticos e estéticos no seu discurso e nas suas práticas.
. Identifica problemas ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões.


2. Temas e conteúdos

A) Os ambiente naturais e os ambientes sociais:
o A intervenção humana no ambiente natural e construído; as grandes civilizações e a emergência das sociedades industriais;
o A cidade e o espaço urbano através da história;
o Níveis de organização da biosfera; estrutura e funcionamento dos sistemas naturais.

B) Os problemas do ambiente natural na actualidade e suas relações com os processo de desenvolvimento económico e social:
o Qualidade do ambiente e factores de degradação ambiental;
o A mundialização da economia, a globalização e os problemas ambientais;
o Políticas ambientais globais e regionais.

C) O ambiente em Portugal:
o O modelo de desenvolvimento económico e social e os problemas ambientais;
o O património natural e construído;
o Políticas ambientais em Portugal: processos, agentes e actores.



Métodos de Ensino

1. Estratégias de gestão do programa

Nas sessões teóricas e teórico práticas serão privilegiadas as referências a temas da actualidade e do quotidiano, mobilizando os saberes e as experiências dos estudantes. Muitos temas relacionados com a ambiente estão na ordem do dia, existindo por vezes um discurso superficial e de senso comum, que se pretende alterar, contribuindo para a formação de cidadãos informados e críticos.
Nos seminários previstos pretende-se proporcionar a ocasião de os alunos aprofundarem e reflectirem sobre temas ambientais, nomeadamente, e quando possível, com o apoio de especialistas nas matérias.
Ao longo da disciplina os alunos realizarão um trabalho de grupo sobre uma determinada instituições com intervenção na área do ambiente natural e construído. Este trabalho de grupo pretende aproximar os alunos das temáticas ambientais presentes na região e das iniciativas desenvolvidas, neste âmbito, na sociedade civil e no Estado Local e Central.

O processo de aprendizagem incluirá: a) Leitura e discussão de textos e documentos vários; b) Análise de casos a partir das interacções CTSA; c) Análise e interpretação de artigos científicos e técnicos; d) Debate sobre dilemas e controvérsias ambientais; e) Participação em seminários; f) Participação em visitas de estudo e saídas de campo; g) Realização de trabalho de campo em grupo; h) Realização de contactos com entidades diversas com vista à recolha de dados e informações.

2. Acompanhamento tutorial

O acompanhamento tutorial previsto refere-se ao apoio aos estudantes na realização das actividades a desenvolver autonomamente. Este acompanhamento será presencial e/ou a distância.



Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
- avaliação contínua
- avaliação sumativa

O trabalho autónomo realizado pelos alunos reverterá para a qualidade e pertinência da sua participação nas sessões.

A avaliação sumativa incidirá sobre um teste individual escrito, sobre trabalhos em pequeno grupo resultantes de actividades desenvolvidas ao longo do semestre (saída de campo e apresentação e exploração de notícias acerca do ambiente e das questões ambientais) e sobre a participação efectiva e de qualidade nas sessões de contacto trabalho de grupo e um teste presencial.

A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste (50%), trabalhos em pequeno grupo e participação (50%).


Provas e Trabalhos Especiais

Saída de campo

Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 08:20:39 Última actualização: 2010-07-19