|
Comunicação e Património Literário
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 1S
Código: |
PAP20003 |
|
Sigla: |
CPL |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
20 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Os objectivos desta Unidade Curricular são:
- Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e pela expressão literária enquanto espaço de formação e de representação dos diferentes valores culturais das nossas múltiplas identidades humanísticas.
- Sistematizar e aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento e as especificidades da língua portuguesa .
- Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os discursos descritivos, narrativos, opinativos e argumentativos.
- Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente, sobre temas de seu interesse e de cariz literário e cultural.
- Identificar, explicitar e comparar configurações culturais, temáticas e formais, inerentes ao texto literário enquanto mecanismo de construção individual, expressão cultural e factor de representação e transformação da sociedade.
Programa
O programa é constituído pelos seguintes conteúdos:
1. Comunicação e literatura
1.1. Contextos e necessidades de comunicação
1.2. Tipologias de textos e competências requeridas
1.3. A literatura enquanto:
1.3.1. Forma de comunicação e arte da palavra
1.3.2. Factor de desenvolvimento cultural e pessoal
1.3.3. Meio de conhecimento do eu e do outro
1.3.4. Representação e transformação da sociedade
1.4. Géneros literários
1.5. Princípios de textualidade
1.6. Produções textuais
(Alguns itens deste ponto serão retomados e completados em diversos momentos do semestre, de acordo com o desenvolvimento dos pontos seguintes.)
2. Literatura tradicional de expressão oral
2.1. Importância cultural da literatura tradicional de expressão oral
2.2. O real e o imaginário
2.3. As lendas e os contos universais: semelhanças e diferenças
2.4. Relação entre as lendas, a história e os lugares
2 5. Os provérbios como expressão da vivência de um povo
2.6. Análise de lendas regionais e de contos tradicionais portugueses
3. Textos de autores contemporâneos
3.1. Tradição / modernidade
3.2. A descrição e a narração
3.3. As crónicas
3.4. Os contos de autor
3.4. As representações da Arrábida na literatura portuguesa
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta disciplina assentará essencialmente na capacidade de reflexão sobre a língua portuguesa e de análise de materiais já existentes e/ou a produzir/recolher assim como a comunicação das experiências vividas de forma crítica.
As sessões serão centradas na leitura e interpretação crítica dos textos seleccionados, nas suas dimensões linguísticas, literárias e culturais, incluindo a leitura de obras integrais a definir com os estudantes. Para além disso, os estudantes serão incentivados a produzir textos individuais ou em grupo e a participar na discussão de temas do seu interesse relacionados com os conteúdos programáticos, privilegiando assim o desenvolvimento da competência de comunicação.
4.2. Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e a distância, através da Plataforma Moodle, para apoio ao trabalho autónomo ou de grupo.
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: a) esteja presente em 75% das aulas e participe de forma activa, crítica e construtiva nas actividades propostas e na discussão das questões em análise; b) leia, analise e discuta os textos de apoio apresentados; c) execute os trabalhos programados.
Os estudantes trabalhadores deverão negociar formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
A avaliação será contínua e incluirá a participação activa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa, individuais ou em grupo. A classificação final terá em conta os seguintes elementos:
- Assiduidade e pontualidade (10%)
- Produções orais e/ou escritas diversas (30%)
- Teste (30%)
- Pesquisa, elaboração e apresentação oral de um trabalho de grupo (30%)
|
|