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Técnicas e Processos Artísticos II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2010/2011 - 1S
Código: |
PAP30008 |
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Sigla: |
TPAII |
Áreas Científicas: |
Artes |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
PAP |
37 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer, compreender e aprofundar as diferentes técnicas e processos artísticos contemporâneos.
Identificar, articular, mobilizar e trabalhar as diferentes técnicas e processos artísticos contemporâneos em contextos de aplicação e orientação diversos.
Organizar, documentar e investigar as diferentes técnicas e processos artísticos tradicionais visando a preservação e valorização do património artístico e cultural, com especial ênfase para o âmbito português.
Programa
Curso: PAP Ciclo: 1º
Ramo: Ano: 3º
Designação: Técnicas e Processos Artísticos II Créditos: 5
Departamento: Artes Plásticas Tipo:
Área científica: Artes Opção/Obrig Obrig
Ano lectivo Docente:
2010/2011 Joana Matos
Total de Horas 135 Total de Horas de contacto: 60
Nº de horas de contacto:
T – ensino teórico 10 TP – teórico-prático 20 PL – prático e laboratorial 15
TC – trabalho de campo S – seminário E – estágio
OT – orientação tutória 15 O – outra
Nº de Horas de trabalho autónomo
Estágio Projecto Trabalho no terreno. 30
Estudo 27.5 Avaliação 10
2. Competências a desenvolver
Conhecer, compreender e aprofundar as diferentes técnicas e processos artísticos contemporâneos.
Identificar, articular, mobilizar e trabalhar as diferentes técnicas e processos artísticos contemporâneos em contextos de aplicação e orientação diversos.
Organizar, documentar e investigar as diferentes técnicas e processos artísticos tradicionais visando a preservação e valorização do património artístico e cultural, com especial ênfase para o âmbito português.
3. Temas e conteúdos
Esta Unidade Curricular é um estudo aprofundado dos diferentes suportes e meios de expressão plásticos/ artísticos, das técnicas e processos artísticos, dos materiais e das distintas articulações das suas qualidades e possibilidades expressivas, através da investigação e da exploração teórica e prática.
1. Arte Pública
2. Instalações
3. Land Art
5. Aprendizagens esperadas
Ao concluir as suas actividades espera-se que as aprendizagens se centrem em três eixos estruturantes:
a) A organização e a gestão de um arquivo de imagens, dados e materiais específicos que possa ser utilizados em futuros projectos individuais ou em grupo;
b) A produção de obras ou textos impulsionadas por questões específicas do meio artístico ou relacionadas com a valorização e preservação do património artístico e cultural;
c) A apresentação pública de trabalhos.
6. Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares
Visitas de estudo, organização e montagem de exposições.
7. Avaliação e Classificação
Avaliação contínua dos exercícios, propostas, trabalhos, participação nos debates e desenvolvimentos dos projectos.
Os critérios de avaliação serão definidos de acordo com cada etapa do trabalho e relacionados com:
a) A compreensão das técnicas e dos processos artísticos;
b) A articulação dos problemas e das soluções presentes no processo de cada trabalho;
c) A qualidade dos trabalhos realizados.
Métodos de Ensino
4.1. Estratégias de gestão do programa
As sessões serão baseadas em:
a) exercícios práticos relacionados com as técnicas e os processos estudados;
b) Selecção, análise e discussão de obras específicas escolhidas em função da sua pertinência para a Unidade Curricular;
c) Participação em visitas de estudo e seminários;
d) Elaboração de actividades / investigação e apresentação de resultados.
4.2. Acompanhamento tutorial
Acompanhamento tutorial presencial ou à distância: orientação individual, técnica e teórica, dos trabalhos a desenvolver; esclarecimentos das técnicas e dos processos artísticos e supervisão das actividades práticas.
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno:
a) Esteja presente em 50% das aulas e participe na discussão das obras estudadas, bem como nas actividades individuais e em grupo;
b) Leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados;
c) Execute os trabalhos programados.
Modo de Avaliação
Bibliografia Principal
Simon Marchan;DEl arte objectual al arte de concepto, Ediciones Akal - Madrid, 1994 |
Anne Cauquelin;A Arte Contemporânea, Rés Editora - Porto |
Luca Galofaro;Artscapes, Gustavo Gili - Barcelona, 2003. ISBN: 84-252-1843-8 |
R. Hughes;El impacto de lo nuevo. El arte in el siglo XX, Circulo de Lectores - Barcelona, 2000 |
John Beardsley;Earthworks and beyond, 3d ed., Abbville Press - Nova York, 1998 |
Edward Lucie-Smith;ArToday, Phaidon - Londres, 1999 |
David Hopkins;After Modern Art 1945-2000, Oxford University Press - Nova York, 2000 |
Richard Long;Walking in Circles, Thames and Hudson - Londres, 1994 |
Mark Rosenthal;Understanding instalation art: from Ducahmp to Holzer, Prestel - Munique, 2000 |
Renato de Fusco;História da Arte Contemporânea, Presença - Lisboa, 1988 |
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