This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > PAP30008
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Técnicas e Processos Artísticos II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2010/2011 - 1S

Código: PAP30008    Sigla: TPAII
Áreas Científicas: Artes

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Secção: zArtes Plásticas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
PAP 37 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Joana Matos   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Margarida da Silva RochaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhecer, compreender e aprofundar as diferentes técnicas e processos artísticos contemporâneos.
Identificar, articular, mobilizar e trabalhar as diferentes técnicas e processos artísticos contemporâneos em contextos de aplicação e orientação diversos.
Organizar, documentar e investigar as diferentes técnicas e processos artísticos tradicionais visando a preservação e valorização do património artístico e cultural, com especial ênfase para o âmbito português.

Programa

Curso: PAP Ciclo: 1º
Ramo: Ano: 3º
Designação: Técnicas e Processos Artísticos II Créditos: 5
Departamento: Artes Plásticas Tipo:
Área científica: Artes Opção/Obrig Obrig

Ano lectivo Docente:
2010/2011 Joana Matos
Total de Horas 135 Total de Horas de contacto: 60

Nº de horas de contacto:
T – ensino teórico 10 TP – teórico-prático 20 PL – prático e laboratorial 15
TC – trabalho de campo S – seminário E – estágio
OT – orientação tutória 15 O – outra

Nº de Horas de trabalho autónomo
Estágio Projecto Trabalho no terreno. 30
Estudo 27.5 Avaliação 10

2. Competências a desenvolver

Conhecer, compreender e aprofundar as diferentes técnicas e processos artísticos contemporâneos.
Identificar, articular, mobilizar e trabalhar as diferentes técnicas e processos artísticos contemporâneos em contextos de aplicação e orientação diversos.
Organizar, documentar e investigar as diferentes técnicas e processos artísticos tradicionais visando a preservação e valorização do património artístico e cultural, com especial ênfase para o âmbito português.

3. Temas e conteúdos

Esta Unidade Curricular é um estudo aprofundado dos diferentes suportes e meios de expressão plásticos/ artísticos, das técnicas e processos artísticos, dos materiais e das distintas articulações das suas qualidades e possibilidades expressivas, através da investigação e da exploração teórica e prática.

1. Arte Pública
2. Instalações
3. Land Art


5. Aprendizagens esperadas

Ao concluir as suas actividades espera-se que as aprendizagens se centrem em três eixos estruturantes:
a) A organização e a gestão de um arquivo de imagens, dados e materiais específicos que possa ser utilizados em futuros projectos individuais ou em grupo;
b) A produção de obras ou textos impulsionadas por questões específicas do meio artístico ou relacionadas com a valorização e preservação do património artístico e cultural;
c) A apresentação pública de trabalhos.


6. Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares

Visitas de estudo, organização e montagem de exposições.

7. Avaliação e Classificação

Avaliação contínua dos exercícios, propostas, trabalhos, participação nos debates e desenvolvimentos dos projectos.

Os critérios de avaliação serão definidos de acordo com cada etapa do trabalho e relacionados com:
a) A compreensão das técnicas e dos processos artísticos;
b) A articulação dos problemas e das soluções presentes no processo de cada trabalho;
c) A qualidade dos trabalhos realizados.


Métodos de Ensino

4.1. Estratégias de gestão do programa

As sessões serão baseadas em:
a) exercícios práticos relacionados com as técnicas e os processos estudados;
b) Selecção, análise e discussão de obras específicas escolhidas em função da sua pertinência para a Unidade Curricular;
c) Participação em visitas de estudo e seminários;
d) Elaboração de actividades / investigação e apresentação de resultados.

4.2. Acompanhamento tutorial

Acompanhamento tutorial presencial ou à distância: orientação individual, técnica e teórica, dos trabalhos a desenvolver; esclarecimentos das técnicas e dos processos artísticos e supervisão das actividades práticas.

4.3. Participação dos estudantes

Espera-se que cada aluno:
a) Esteja presente em 50% das aulas e participe na discussão das obras estudadas, bem como nas actividades individuais e em grupo;
b) Leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados;
c) Execute os trabalhos programados.

Modo de Avaliação

Bibliografia Principal

Simon Marchan;DEl arte objectual al arte de concepto, Ediciones Akal - Madrid, 1994
Anne Cauquelin;A Arte Contemporânea, Rés Editora - Porto
Luca Galofaro;Artscapes, Gustavo Gili - Barcelona, 2003. ISBN: 84-252-1843-8
R. Hughes;El impacto de lo nuevo. El arte in el siglo XX, Circulo de Lectores - Barcelona, 2000
John Beardsley;Earthworks and beyond, 3d ed., Abbville Press - Nova York, 1998
Edward Lucie-Smith;ArToday, Phaidon - Londres, 1999
David Hopkins;After Modern Art 1945-2000, Oxford University Press - Nova York, 2000
Richard Long;Walking in Circles, Thames and Hudson - Londres, 1994
Mark Rosenthal;Understanding instalation art: from Ducahmp to Holzer, Prestel - Munique, 2000
Renato de Fusco;História da Arte Contemporânea, Presença - Lisboa, 1988
Opções
Página gerada em: 2024-04-28 às 19:01:32 Última actualização: 2010-07-19