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Psicologia Social

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: AIS10001    Sigla: PS
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 39 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
ERASM 1 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Luísa Ramos de Carvalho   0,50
Maria de Lurdes Pimenta   3,50


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Jorge Manuel Bento PintoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O animador sócio-cultural necessita de conhecer tanto os diferentes públicos com que trabalha como os contextos sociais em que intervém. Assim, esta Unidade curricular constitui-se como uma primeira abordagem ao desenvolvimento humano, a partir dos contributos da Psicologia do Desenvolvimento, com especial atenção à forma como o comportamento humano individual é influenciado pelo meio, especialmente o meio social. Parte-se do pressuposto que a pessoa não funciona num vazio individualista mas num contexto social em que cada um constrói activamente as situações sociais, não respondendo ao meio como ele é, mas sim em função da interpretação que faz dele. - Caracterizar os contributos da Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento na compreensão do homem;
- Caracterizar o homem como sujeito que constrói activamente a realidade em que vive.
- Caracterizar os modelos clássicos de desenvolvimento humano;
- Identificar os principais processos e factores psicossociais envolvidos na interacção entre indivíduos, dentro dos grupos e entre os grupos;
- Utilizar os conceitos e modelos teóricos da psicologia social para analisar a realidade social.

Programa

• Conceitos base em Psicologia Social. Categorização, comparação social, estereótipos e expectativas. Identidade Social. Atitudes e influência social. Representações sociais.
• A abordagem da psicologia social ao desenvolvimento humano. Tradições no estudo do desenvolvimento humano. Abordagens de Freud, Piaget , Vigotsky e Erickson. A infância e a relevância do contexto social. Família, escola e pares. Adolescência. Comportamentos de risco e culturas juvenis. Idade Adulta e Velhice. Trabalho e reforma, casamento e parentalidade, tempos livres e lazer. Estereótipos sociais ligados às diferentes fases do desenvolvimento humano.


Métodos de Ensino

Estratégias de gestão do programa
A abordagem a cada um dos temas do programa será teórica seguida de realização de trabalho prático. Prevê-se também que em grupo, os alunos, desenvolvam projectos de trabalho sobre aspectos do programa que pretendam aprofundar e que sejam instrumentos de compreensão de uma dada realidade.

Acompanhamento tutorial

Visa apoiar os grupos de trabalho na realização dos projectos de trabalho

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno esteja presente nas aulas de modo a participar activamente na comunidade de aprendizagem

Cálculo da
Classificação Final

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de:
O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua através de a construção faseada de um dossier de aprendizagem (portefolio) que reflectirá o trabalho desenvolvido ao longo do semestre, incluindo participação nas actividades das aulas.Assim, deve conter tanto produtos de trabalhos realizados em grupo como individuais. Este portefólio é apresentado em grupo numa sessão a designar. cada grupo tem 15 minutos para apresentar o seu portfefolio. O grupo pode ter entre 4 e 6 pessoas. Dois grupos podem fazer parte do portefolio em comum.

Bibliografia

Bibliografia
Bee, H. (2003) A criança em desenvolvimento. S. Paulo. Artmed
Durkin, K. (1995) Developmental Social Psychology Cambridge: Blackwell
Harlow, H. F. A natureza do amor in Rajecki, D.; W. Ratner A.; Ainsworth M., e Bowlby, J. As ligações Infantis. Lisboa: Livraria Bertrand (79 –104)
Marchesi, A.; Coll, C.; Palacios, J. (1993). Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia Evolutiva. S. Paulo: Artmed
Pais, José Machado (1999). Traços e riscos de vida. Uma abordagem qualitativa a modos de vida juvenis.
Tajfel, H. (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Livros Horizonte.
Vala, J. & Monteiro, M.B. (Orgs.) (2004). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Vandenplas-Holper, Christiane (2000). Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. Maturidade e sabedoria. Porto:Edições Asa

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 07:42:49 Última actualização: 2010-07-19