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Modelos e Metodologias de Animação I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 2S

Código: AIS10005    Sigla: MMA I
Áreas Científicas: Pedagogia

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 36 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
ERASM 1 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
João Gabriel Oliveira Correia   3,13
Sandra Isabel Silva   0,87


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O objectivo geral da disciplina de Modelos e Metodologias da Animação Sociocultural é o de fazer com que os alunos compreendam a emergência da Animação Sociocultural como actividade e profissão ao longo da história da humanidade e, em particular, a relacionem com as mutações sociais que ocorreram desde a Revolução Industrial e a fundação dos estados modernos (em particular nas Sociedades Ocidentais). Através desse percurso histórico irão compreender as diferentes acepções do conceito de Animação Sociocultural e trabalharão e discutirão o modo como é entendido na actualidade, bem como poderão os campos e práticas para as quais o conceito remete

Procurar-se-á situar o papel do animador no campo das profissões sociais, analisar exigências, perfis e competências gerais, tentando encontrar a unidade que permite enquadrar este exercício profissional na sua tónica interpelativa, potenciadora de reflexão, criatividade, cultura e entretenimento. É assim também nosso objectivo propiciar o entendimento de que a actividade se situa no interface entre as instituições e a(s) comunidade(s), ou seja, enquanto intermediário entre as solicitações e necessidades de uma determinada população e o potencial de resposta contida nas organizações em que actua.

Com a observação e análise de práticas de Animação e Intervenção Social que ocorrem no terreno, o enquadramento conceptual que referimos ganhará outra dimensão e sentido, pelo que se procurará, em articulação com outras disciplinas do 1º ano, caracterizar algumas dessas práticas e a(s) metodologias em que as mesmas se suportam.
A UC incide sobre as seguintes competências gerais da ESE:
- Gere eficazmente a informação relevante para a sua área académica e profissional.
- Mobiliza dados da literatura científica e técnica nos contextos académico e profissional.
- Identifica, recolhe e selecciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
- Organiza, analisa e interpreta a informação.
- Elabora documentos em formatos e suportes diversificados.
- Comunica e interage com os outros promovendo ambientes de trabalho produtivo.
- Conhece e põe em prática procedimentos de trabalho em equipa, sendo capaz de assumir
diferentes papéis sociais.
- Reconhece o valor e as implicações do trabalho em equipa.
- Comunica e coopera com profissionais da mesma ou de outra área.
- Exerce a liderança de uma forma participada.

E as seguintes competências do quadro de competências do curso de AIS:
- Enquadra e define a Animação Sociocultural enquanto campo de acção e intervenção social
- Identifica funções, profissões e contextos associados à Animação Sociocultural.
- Conhece, analisa e problematiza modelos, técnicas e práticas de Animação Sociocultural relacionando diferentes objectivos (sociais, culturais, recreativos, económicos...)
- Identifica perfis, funções e competências dos Animadores Socioculturais e relaciona-os com as diferentes características da Animação sociocultural (instituições, suportes, equipamentos e públicos...)
- Identifica, caracteriza e compreende algumas das metodologias se utilizam na área da Animação Sociocultural.

Programa

Na UC serão abordados os seguintes temas ou conteúdos:
1 - Concepções de Animação Sociocultural
- O enquadramento histórico da Animação sociocultural desde a antiguidade até à modernidade
- A Transformação dos tempos sociais na sociedade contemporânea:
- Conceitos de: tempo de trabalho, ócio, tempo livre, tempo de lazer
- Diferenças e semelhanças entre o tempo livre na Infância, Juventude, Idade adulta e na Terceira idade
- Conceito(s) de Animação Sociocultural
2 - Construção da(s) identidade(s) profissional(is)
- O voluntariado e a profissionalização da profissão
- Animadores Socioculturais: perfis profissionais e saídas profissionais em emergência
- A construção social da profissão: associações, encontros e lugares (sites) de referência
- O papel do animador no interface entre a instituição em que se insere e a comunidade onde desenvolve a sua acção.

3 - Contextos, práticas e metodologias de Animação Sociocultural
- Competências e funções gerais do Animador Sociocultural
- Diversificação de funções e de papéis em relação com os contextos e necessidades de Intervenção
- Instituições e espaços de Animação Sociocultural
- Equipamentos socioculturais como suportes de acção colectiva
- Os espaços públicos como lugares de interacção: destinatários e contextos
- Métodos e Técnicas de Animação Sociocultural: sistemas de planificação, técnicas e instrumentos


Métodos de Ensino

Exposição e debate de temáticas do programa:
Algumas das sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais.

Leitura, análise, apresentação e discussão de textos
(a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Recensão escrita e/ou oral de textos; (c) Elaboração de pequenos comentários críticos; (d) Apresentação e discussão dos trabalhos.

Observação no terreno
Caracterização de contexto de exercício profissional e de um evento de Animação Sociocultural

Planeamento de actividades de Animação Sociocultural
Actividades diversificadas dinamizadas nas aulas
Organização de um dossier de jogos lúdico-pedagógicos em função de necessidades/públicos/contextos.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de 4 tarefas de avaliação:
1 - Leitura, análise e apresentação dramatizada de textos relativos à história da animação. Avalia-se a capacidade de compreender as questões e conceitos e de os explicitar ( apresentação oral em grupo )
2 - Caracterização de um contexto profissional e de um evento de Animação Sociocultural que avalia a capacidade de observar, caracterizar, compreender e formular um ponto de vista crítico (Trabalho escrito efectuado em grupo a partir de um trabalho de observação)
3- Implementação de Jogos de Animação Sociocultural
Capacidade de desenvolver jogos adequados face aos objectivos, necessidades, faixa etária e contextos efectuado em Grupo (reflexão escrito sobre o trabalho prático efectuado em grupo)
4 - Reflexão sobre o que aprendeu ao longo da UC por referência ás competências especificas trabalhadas (individual )

Cálculo da
Classificação Final

25% + 25% + 25% + 25% = 100%
A nota final é obtida através dos trabalhos de grupo e individuais de acordo com as ponderações atrás descritas

Bibliografia

Bibliografia:
ANDER EGG, E. (1999) O Léxico do Animador. Lisboa: ANASC
BENTO, António. (2003). Teatro e Animação: Outros Percursos de Desenvolvimento sociocultural no Alto Alentejo. Lisboa: Colibri
CANÁRIO, Rui (1999). Educação de Adultos: Um campo e uma problemática. Lisboa: Educa
COSTA, Manuel Silva (1991). Autarquias Locais e Desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento.
D’ESPINEY E CANÁRIO (coord). (1994). Uma Escola em Mudança com a Comunidade . Lisboa: IIE
LANÇA, Rui. (2003). Animação Desportiva e Tempos Livres.: Perspectivas de Organização. Lisboa: Caminho
LOPES, João Teixeira (1993). Animação no Espaço Escolar Urbano- um estudo sobre políticas autárquicas de Animação Socioculturas. Sociologia, p.p.73-90
LOPES, João Teixeira (2000). A CIDADE E A Cultura: Um Estudo sobre práticas Culturais Urbanas. Porto: Edições Afrontamento

SILVA, Augusto Santos (2000). Cultura e Desenvolvimento: Estudos sobre a Relação entre o Ser e o Agir. Oeiras: Celta Editora
TRILLA, Jaume (2004) (coord.). Animação Sociocultural: teorias, programas e âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget.

Outros:
O estatuto do Animador Sociocultural: uma proposta da ANASC
(http://anasc.no.sapo.pt/estatuto%20do%20ASC.htm)

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 04:54:38 Última actualização: 2010-07-19