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Espaço, Culturas e Desenvolvimento

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: AIS20011    Sigla: ECD
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 13 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0
ERASM 2 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Cruz   0,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Carlos José das Neves Moreira Cardoso da CruzResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Problematiza os fundamentos dos fenómenos de mundialização e contextualiza-os no espaço e no tempo
Analisa os fundamentos da história das cidades e identifica in situ as suas principais contribuições para as suas características morfológicas e sociais
Distingue e problematiza os factores que originaram os espaços urbanos e as cidades.
Conhece as principais tendências de uso do solo nas cidades e reconhece espacialmente os locais onde elas ocorrem
Analisa as principais características e problemas do património material das cidades e identifica-as espacialmente
Reconhece e identifica os problemas sociais e ambientais das cidades
Analisa as características dos principais instrumentos de Ordenamento do Território de âmbito local e reconhece as opções territoriais que contêm
Conhece as tendências existentes na formulação de políticas de valorização do património construído
Conhece as tendências existentes na formulação de políticas sociais urbanas
Conhece as tendências existentes de surgimento de novos espaços de lazer e de recreação.

Programa

A disciplina de Espaço, Culturas e Desenvolvimento tem dois grandes objectivos. O primeiro consiste em proporcionar aos alunos a aquisição de competências relacionadas com a compreensão dos problemas sociais e culturais do mundo contemporâneo mediadas pela evolução das formas de interacção espacial a várias escalas, com especial ênfase para os processos correlatos da mundialização da economia e da intensificação dos transportes de mercadorias, pessoas e de informação.
O segundo apresenta um carácter operativo, predominantemente técnico, e procura proporcionar aos alunos dos diferentes cursos a que se destina conhecimentos técnicos sobre as temáticas do património, da animação cultural e do desporto em relação com as figuras de Ordenamento do Território e com os instrumentos de intervenção pública existentes actualmente em Portugal nestas áreas, bem como do seu enquadramento teórico, administrativo e político.
Tratam-se de temas e conteúdos actuais e até candentes da sociedade portuguesa, numa altura em que se discute, por exemplo, o que fazer aos terrenos do actual aeroporto da Portela, após a construção da nova cidade aeroportuária. As questões urbanas da habitação social, da exclusão e das tensões nas cidades, da reabilitação do património existente, quer estejamos a falar de edifícios ou de bairros históricos, da construção de cidade e do processo de desenvolvimento urbano através do qual ela se faz, sobretudo pela existência de novos espaços altamente qualificados, muitos deles ligados ao desporto e ao lazer, são temas a abordar.
O Ordenamento do Território e os seus instrumentos legais, bem como os actuais e previstos programas de intervenção e de qualificação do território, são os instrumentos utilizados pela Administração Pública, em parceria com os privados, para ajudar a resolver os problemas diagnosticados, introduzir novas centralidades e melhorar a qualidade de vida da população. Por isso e por serem na prática os instrumentos disponíveis de intervenção na sociedade fora das iniciativas particulares da sociedade civil o seu conhecimento técnico e o seu enquadramento é também imprescindível a todos os que venham a ter uma intervenção nesta área.
Por último referir que a disciplina terá metodologias de trabalho que propiciarão o tratamento técnico e operacional de um grande conjunto de sub-temas de acordo com os interesses diversificados dos alunos.


Métodos de Ensino

Estratégias de gestão do programa
Por se tratar de uma disciplina para alunos de cursos diferentes e, logo, com interesses também diferentes, a gestão do programa deve ser feita de forma a adequar-se a essa mesma diversidade.
Assim propõe-se um núcleo de aulas teóricas com os conteúdos e competências nucleares da disciplina, existindo depois nas sessões teórico-práticas uma grande diversidade de escolhas possíveis segundo temas que serão propostas de entre os tópicos do programa.
Os alunos realizarão um trabalho de grupo de entre um dos temas propostos, trabalho esse que deverá ser apresentado numa sessão específica. Além desse trabalho de grupo, a avaliação da disciplina contará também com a realização de um teste individual escrito. Está prevista a possibilidade de, em alternativa ao trabalho de grupo, se virem a realizar trabalhos individuais, também apresentados nas aulas.
Está ainda prevista a possibilidade de realizar uma saída de campo, cujo guião de visita será discutido e negociado com os alunos.

Acompanhamento tutorial
O acompanhamento tutorial será feito para os trabalhos de grupo e poderá ser presencial e/ou à distância.

Participação dos estudantes
Nas sessões teóricas e teórico-práticas a assiduidade obrigatória é de 50% e para as saídas de campo é de 100%.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de :
- avaliação contínua
- avaliação sumativa
Os elementos de avaliação sumativa são o trabalho de grupo, (eventualmente substituído por um trabalho individual) e um teste presencial.

Provas e Trabalhos Especiais

Saída de Campo

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 07:09:05 Última actualização: 2010-07-19