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Projecto de Animação e Intervenção II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - A

Código: AIS30008    Sigla: PAI II
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2011/2012 - A

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 33 Plano de Estudos 15,0 180 405,0

Docência - Horas

Estágio: 4
Horas de Contacto: 2

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 4,00
Ana Moura   0,67
Carla Cibele Figueiredo   2,22
João Gabriel Oliveira Correia   1,11
Horas de Contacto Totais 1 2,00
Ana Moura   0,33
Carla Cibele Figueiredo   1,11
João Gabriel Oliveira Correia   0,56


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Carla Cibele Fiel Vasconcelos FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

- Revela gradualmente e através das acções propostas, planeadas e executadas consciência do que é a Animação Sociocultural, qual o seu papel e funções na sociedade actual
- Constrói uma consciência e ética profissional, mostrando-se capaz de cumprir compromissos assumidos com a escola de formação, com as instituições e com as pessoas (responsáveis pelas organizações e diversidade de públicos).
- Domina conhecimentos de várias áreas do saber que permitem a compreensão da complexidade dos contextos e processos que regem a vida das comunidades, grupos e indivíduos
- É capaz de elaborar e executar correctamente um projecto adequado a um determinado contexto e instituição, situando-o e enquadrando-o do ponto de vista dos conteúdos das várias áreas de animação/intervenção presentes na Animação Sociocultural.
- Conhece e mobiliza os fundamentos pedagógicos, psicológicos, sociológicos e antropológicos que estão na base dos processos de trabalho característicos da animação e intervenção sociocultural
- Demonstra capacidade para trabalhar com e valorizar as pessoas, famílias, grupos, organizações e comunidades, as suas necessidades e circunstâncias
- Problematiza e reflecte sobre as situações vivenciadas em contexto de estágio.

Programa

1. Ética e Desenvolvimento profissional

2. Conceitos e teorias mobilizáveis para a intervenção

3. Áreas de intervenção

4.Acção e reflexão sobre a acção

5. Apresentação e discussão das práticas efectuadas (estágio)


Métodos de Ensino

Uma parte do trabalho decorre em sessões plenárias, com toda a turma presente. Incluem-se nestas sessões a organização comum do trabalho, as componentes teóricas comuns e/ou seminários com profissionais, as apresentações feitas pelos grupos de estágio relativas ao estudo das áreas de intervenção e aos seus projectos de estágio. Outra parte do trabalho, sobretudo a que diz respeito à concepção e execução do projecto é feita em sessões tutoriais com os grupos de estágio, cada uma previamente definida e marcada com o docente/tutor de projecto da UC. Umas e outras são obrigatórias e o aluno terá que assistir pelo menos a 50% das aulas e sessões de apoio.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O estágio( de 150 a 175h) é de frequência obrigatória.
A assistência às aulas de PAI II é obrigatória: a pelo menos 75% das aulas para os estudantes e de 50% para os trabalhadores-estudantes.

Cálculo da
Classificação Final

- Percurso de aprendizagem - 15%
- Relatórios críticos dos seminários transversais e temáticos - 15%
- Estágio - Documentos de suporte e reflexão - 30%
- Desempenho estágio - 40%

Provas e Trabalhos Especiais

A UC não pode ser feita através de exame.

Melhoria de Classificação
Final/Distribuída

O aluno poderá na data marcada para o exame entregar melhorados os documentos referidos como de suporte ao estágio.

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 02:17:16 Última actualização: 2010-07-19