|
Teoria e Modelos da Comunicação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
CS20004 |
|
Sigla: |
TMC |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ricardo Jorge Melo Nunes | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer as principais teorias e modelos da comunicação e o seu contexto histórico, cientifico e tecnológico;
Entender a arquitectura conceptual dos vários modelos e a evolução do processo comunicacional;
Envolver a problemática da comunicação na rede global dos media;
Desenvolver um raciocínio crítico que possibilite uma intervenção rigorosa no exercício profissional e uma análise distanciada dos media.
Programa
1. Introdução: o estudo da comunicação
1.1 Teorias e modelos: Para que servem?
1.2 Três conceitos fundamentais: comunicação, informação, conhecimento.
1.3 As Galáxias do processo comunicacional
1.3.1 Fase tribal
1.3.2 Fase Gutenberg
1.3.3 Galáxia Marconi
1.3.4 Galáxia Multimédia / Internet
2. As teorias e os modelos da Comunicação
2.1 Modelo de Lasswell
2.2 Modelo de Shannon e Weaver
2.3 Modelo de Yakobson
2.4 Modelo de Kelman
2.5 Modelo de Barnlund
2.6 Modelo de Tahyer
3. Da Sociedade de Informação à Sociedade do Conhecimento
a. A evolução técnica e as novas tecnologias
b. Dispositivos comunicacionais: a inovação e a mudança.
c. Os novos públicos
d. Globalização: real ou virtual?
Bibliografia
BRETON, Philippe; PROUXL, Serge
A explosão da comunicação. Lisboa: Bizâncio, 1997
BRETON, Philippe
A Utopia da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 1994
CASTELLS, Manuel (2004)
A galáxia internet, reflexões sobre a internet, negócios e sociedade, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- (2003) - A era da informação: economia, sociedade e cultura - O poder da identidade, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- (2003) - A era da informação: economia, sociedade e cultura - O fim do milénio, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- (2002) - A era da informação: economia, sociedade e cultura - A sociedade em rede, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
FISKE, John
Introdução ao estudo da Comunicação. Porto: ASA,1993
FREIXO, Manuel João Vaz
Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 2006
HALL, Edward T.
A dimensão oculta. Lisboa: Relógio d’Água, 1986
INGLIS, Fred
Teoria dos Media. Lisboa: Veja, 1993
LYON, David
A Sociedade da Informação.[s.l]: Celta, 1992
MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle
História das Teorias da Comunicação. Porto Campo das Letras, 1997
RODRIGUES, Adriano Duarte
Comunicação e Cultura. Lisboa: Presença, 1994
SFEZ, Lucien
A Comunicação. Lisboa, Instituto Piaget, 1999
Métodos de Ensino
Aplicar-se-ão os métodos de pedagogia activa com recurso à exposição do professor e dos alunos e discussão das problemáticas constantes do programa.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Realização de um trabalho de grupo ou recensão crítica de uma obra;
Realização de uma frequência de avaliação no final do de semestre;
Cálculo da Classificação Final
Média
|
|