This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS20004
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Teoria e Modelos da Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: CS20004    Sigla: TMC
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 51 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
ERASM 5 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Ricardo Nunes   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhecer as principais teorias e modelos da comunicação e o seu contexto histórico, cientifico e tecnológico;
Entender a arquitectura conceptual dos vários modelos e a evolução do processo comunicacional;
Envolver a problemática da comunicação na rede global dos media;
Desenvolver um raciocínio crítico que possibilite uma intervenção rigorosa no exercício profissional e uma análise distanciada dos media.

Programa

1. Introdução: o estudo da comunicação
1.1 Teorias e modelos: Para que servem?
1.2 Três conceitos fundamentais: comunicação, informação, conhecimento.
1.3 As Galáxias do processo comunicacional
1.3.1 Fase tribal
1.3.2 Fase Gutenberg
1.3.3 Galáxia Marconi
1.3.4 Galáxia Multimédia / Internet

2. As teorias e os modelos da Comunicação
2.1 Modelo de Lasswell
2.2 Modelo de Shannon e Weaver
2.3 Modelo de Yakobson
2.4 Modelo de Kelman
2.5 Modelo de Barnlund
2.6 Modelo de Tahyer

3. Da Sociedade de Informação à Sociedade do Conhecimento
a. A evolução técnica e as novas tecnologias
b. Dispositivos comunicacionais: a inovação e a mudança.
c. Os novos públicos
d. Globalização: real ou virtual?

Bibliografia

BRETON, Philippe; PROUXL, Serge
A explosão da comunicação. Lisboa: Bizâncio, 1997

BRETON, Philippe
A Utopia da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 1994

CASTELLS, Manuel (2004)
A galáxia internet, reflexões sobre a internet, negócios e sociedade, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- (2003) - A era da informação: economia, sociedade e cultura - O poder da identidade, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- (2003) - A era da informação: economia, sociedade e cultura - O fim do milénio, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
- (2002) - A era da informação: economia, sociedade e cultura - A sociedade em rede, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

FISKE, John
Introdução ao estudo da Comunicação. Porto: ASA,1993

FREIXO, Manuel João Vaz
Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 2006

HALL, Edward T.
A dimensão oculta. Lisboa: Relógio d’Água, 1986

INGLIS, Fred
Teoria dos Media. Lisboa: Veja, 1993

LYON, David
A Sociedade da Informação.[s.l]: Celta, 1992

MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle
História das Teorias da Comunicação. Porto Campo das Letras, 1997

RODRIGUES, Adriano Duarte
Comunicação e Cultura. Lisboa: Presença, 1994

SFEZ, Lucien
A Comunicação. Lisboa, Instituto Piaget, 1999


Métodos de Ensino

Aplicar-se-ão os métodos de pedagogia activa com recurso à exposição do professor e dos alunos e discussão das problemáticas constantes do programa.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Realização de um trabalho de grupo ou recensão crítica de uma obra;
Realização de uma frequência de avaliação no final do de semestre;

Cálculo da
Classificação Final

Média

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 06:56:58 Última actualização: 2010-07-19