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Comunicação e Património Literário
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
CS20014 |
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Sigla: |
CPL |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
7 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
-Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e pela expressão literária enquanto espaço de formação e de representação dos diferentes valores culturais das nossas múltiplas identidades humanísticas.
-Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os discursos descritivos, narrativos, opinativos e argumentativos.
-Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas do seu interesse e de cariz literário e cultural.
-Compreender o valor da comunicação literária como fator de representação e de transformação da sociedade.
-Avaliar, recolher, selecionar e organizar textos com valor universal e pertinência formativa, com destaque para os textos contemporâneos.
Programa
Evolução semântica das palavras comunicação e literatura.
Modelos de comunicação e conceitos de literatura.
Tipologias textuais; o literário e o não literário.
O conceito de património.
Textos literários e representação do património.
Literatura tradicional e oral: sua importância e funções.
O património literário local:
-lendas do distrito de Setúbal;
-as representações da Arrábida na literatura portuguesa (poesia e prosa);
-representantes do património literário local e a sua intervenção social.
Literatura e sociedade.
Literatura e desporto.
Literatura e outras linguagens estéticas.
Métodos de Ensino
1.Estratégias de gestão do programa
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses dos alunos. As sessões serão centradas na leitura e interpretação de textos variados, em plenário e/ou pequenos grupos. A discussão a partir da informação pesquisada pelos alunos ou de documentos diretamente fornecidos pela professora será um elemento chave da aprendizagem. O processo compreenderá:
a) Leitura, discussão e análise de textos;
b) Recensão escrita e/ou oral de textos;
c) Elaboração de pequenos comentários críticos;
d) Elaboração de trabalhos escritos;
e) Apresentação e discussão dos trabalhos;
f) Exposição de diversas temáticas;
g) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos.
2. Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e à distância aos trabalhos de grupo e às pesquisas individuais.
3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno:
a)Esteja presente em 75% das aulas e participe de forma ativa, crítica e construtiva na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo;
b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados;
c) execute os trabalhos programados.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Assiduidade e pontualidade – 10%
Interação nas aulas (leituras, comentários e interpretações; pequenos trabalhos, individuais ou em grupo, a combinar) – 20%
Teste - 50% da nota final
Pesquisa, elaboração e apresentação oral de um trabalho de grupo - 20% da nota final
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em regime especial deverão cumprir uma assiduidade mínima de 50%. Deverão negociar formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.
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