|
Retórica e Argumentação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
CS30006 |
|
Sigla: |
RA |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Orlando César Antunes Gonçalves | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A unidade curricular de Retórica e Argumentação procede a uma abordagem, teórica e prática, do fenómeno da comunicação humana. Recorre à observação como método para reconhecer as instâncias de produção do discurso, recorre à dialéctica como método de apreender, compreender e conhecer as realidades complexas, recorre, por último, ao pensamento céptico como método de construir e de compreender um argumento racional, bem como reconhecer um argumento fraudulento.
O objecto de estudo será a retórica, isto é, a arte de bem falar e da eloquência. A abordagem estará, todavia, centrada no discurso e linguagens jornalísticas. Serão aprofundadas as dimensões do discurso na óptica dos géneros jornalísticos, bem como os elementos da narrativa.
Programa
Proporcionar a aquisição de conhecimentos no domínio da observação, como método das ciências sociais e como método de pesquisa e investigação jornalística. Desenvolver a capacidade de problematização, de questionamento e refutação. Estimular competências cognitivas críticas sobre a produção discursiva e propiciar o reconhecimento das funções da linguagem. Desenvolver aptidões que visem a pesquisa de dados ou argumentos e que organizem os elementos da narrativa.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método activo. Aplicação de modelos de observação, trabalho de campo, recolha de dados e análise, noção dos domínios discursivos e aplicação do tipo textual dialógico.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
Avaliação contínua ou avaliação por exame. A avaliação contínua consiste na realização de um ou mais trabalhos e numa frequência, que garantam a dimensão formativa e a dimensão sumativa. A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e a participação dos estudantes nas aulas.
As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos estudantes e negociados com estes na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.
|
|