|
Indústrias Culturais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
CSCC20009 |
|
Sigla: |
INDCUL |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ana Maria Pires Pessoa | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Abordagem das mais recentes investigações no campo das industrias culturais , consubstanciada nas teorias de Adorno e na vertente clássica da estética de Platão, Aristóteles e Hegel. Passagem "estreita" do espectáculo teatral da sociedade, do espectáculo de teatro e da televisão para adultos e crianças, não permitindo "largar a alma" por causa das "Industrias culturais", no dizer de Adorno e Horkeimer.
Conhecer e operacionar o conceito de “ industrias culturais” nomeado pela Escola de Frankfurt (1947) como uma projecção da América dos anos 30 e 40, América da Hollywood dos grandes impérios do cinema e da televisão.
- As industrias culturais num pais de artesanato artístico; a Lusomundo e a Media Capital com base em "uma cultura que nasce espontaneamente das massas" (Maruro Wolf ,1947) e n’ "Aquilo que a industria cultural oferece de continuamente novo e que não é mais do que a representação de algo sempre igual" (Adorno) . Adquirir conhecimentos para a produção de eventos culturais.
- Elaborar e desenvolver um projecto específico.
Programa
Modo de Avaliação
|
|