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Marketing Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: CSCC20010    Sigla: MRKC
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 21 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
ERASM 5 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Marta Alves   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Reconhecer a polissemia do termo cultura e as principais teorias associadas ao
conceito.
- Compreender as especificidades do setor cultural: economia da cultura,
políticas públicas, criadores, instituições, intermediários e públicos.
- Compreender a distinção entre o marketing cultural e os conceitos seus correlatos
(marketing aplicado ao setor cultural, mecenato, patrocínio, etc).
- Compreender as oportunidades e ameaças no desenvolvimento de estratégias
de marketing cultural: para as empresas e para os públicos.
- Compreender e aplicar os critérios de seleção de projetos culturais no âmbito das
estratégias de marketing cultural em função dos resultados esperados.

Programa

1. definição de marketing cultural e conceitos correlatos
2. o conceito de cultura no contexto da teoria social
3. O setor cultural contemporâneo. O caso português.
- economia da cultura
- políticas públicas
- criadores
- instituições
- intermediários
- públicos
4. As práticas do Marketing Cultural.
- os objetivos para a empresa ou instituição
- o processo privado de decisão do investimento
- a associação da marca às atividades culturais
- o ambiente político-legal
5. Estudos de caso.


Métodos de Ensino

As aulas serão divididas em duas secções contíguas, uma primeira de cariz expositivo em
que serão apresentados os conceitos propostos nos conteúdos programáticos e uma
segunda que propõe, a partir da leitura de textos ou análise de casos práticos
relacionados com os conceitos antes apresentados, o debate coletivo sobre essas
questões.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

1. Três trabalhos individuais [45%]
reflexões críticas elaboradas após visitas a contextos ou participação em eventos
culturais e artísticos.

2. Um trabalho de grupo [30%]
trabalho de pesquisa a partir de um caso de Marketing Cultural.

3. Teste de avaliação [25%]

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:40:28 Última actualização: 2010-07-19