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Marketing Cultural
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
CSCC20010 |
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Sigla: |
MRKC |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Reconhecer a polissemia do termo cultura e as principais teorias associadas ao
conceito.
- Compreender as especificidades do setor cultural: economia da cultura,
políticas públicas, criadores, instituições, intermediários e públicos.
- Compreender a distinção entre o marketing cultural e os conceitos seus correlatos
(marketing aplicado ao setor cultural, mecenato, patrocínio, etc).
- Compreender as oportunidades e ameaças no desenvolvimento de estratégias
de marketing cultural: para as empresas e para os públicos.
- Compreender e aplicar os critérios de seleção de projetos culturais no âmbito das
estratégias de marketing cultural em função dos resultados esperados.
Programa
1. definição de marketing cultural e conceitos correlatos
2. o conceito de cultura no contexto da teoria social
3. O setor cultural contemporâneo. O caso português.
- economia da cultura
- políticas públicas
- criadores
- instituições
- intermediários
- públicos
4. As práticas do Marketing Cultural.
- os objetivos para a empresa ou instituição
- o processo privado de decisão do investimento
- a associação da marca às atividades culturais
- o ambiente político-legal
5. Estudos de caso.
Métodos de Ensino
As aulas serão divididas em duas secções contíguas, uma primeira de cariz expositivo em
que serão apresentados os conceitos propostos nos conteúdos programáticos e uma
segunda que propõe, a partir da leitura de textos ou análise de casos práticos
relacionados com os conceitos antes apresentados, o debate coletivo sobre essas
questões.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
1. Três trabalhos individuais [45%]
reflexões críticas elaboradas após visitas a contextos ou participação em eventos
culturais e artísticos.
2. Um trabalho de grupo [30%]
trabalho de pesquisa a partir de um caso de Marketing Cultural.
3. Teste de avaliação [25%]
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