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Jornalismo Radiofónico

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: CSJ30010    Sigla: JRADIO
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 27 Plano de Estudos 5,0 60 135,0
ERASM 1 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Pedro Brinca   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Pretende-se sensibilizar os alunos para a importância da rádio como meio de comunicação de massas e dotá-los de capacidade crítica enquanto ouvintes. Igualmente munir os alunos de um conjunto de competências que lhes permita o ingresso na redacção de uma empresa radiofónica.

Assim, além de proporcionar um conjunto de conhecimentos sobre a evolução do meio Rádio, analisando as suas características e especificidades, será privilegiado o estudo da linguagem radiofónica, em especial na edição de notícias, entrevistas e reportagens, sem esquecer a importância da dicção e da fala associadas a este suporte. Os exercícios evidenciarão a importância de escrever para ser ouvido, como solução para optimizar a eficácia da transmissão da mensagem, na relação entre o emissor e o receptor.



Nesse sentido, deve habilitar os alunos a selecionar os temas, recolher e tratar a informação e redigir notícias para o suporte rádio, numa linguagem clara, concisa e direta; produzir e realizar entrevistas e reportagens, segundo as técnicas e a estética do jornalismo radiofónico; editar trabalhos em equipamento digital.

Pretende-se ainda que os alunos fiquem habilitados a conhecer os termos técnicos da área e a aplicá-los correctamente; a integrarem o trabalho de edição de som no contexto do jornalismo radiofónico; e desenvolverem projectos áudio, tomando em linha de conta todas as fases dos mesmos.

Programa

• A natureza do fenómeno radiofónico
• Enquadramento histórico
• Especificidade da linguagem radiofónica
• Planificação e estrutura (abertura e fecho, lançamentos e rodapés)
• O som enquanto essência da rádio
• Captação e tratamento digital de som
• Técnicas de comunicação oral
• Prática em estúdio
• Concepção e produção do Flash IPS


Métodos de Ensino

O desenvolvimento do programa faz-se com base na participação dos alunos na produção do programa Flash IPS, estabelecendo metodologias de trabalho em equipa, distribuindo funções, definindo perfil e conteúdos, criando uma agenda e executando as várias tarefas inerentes ao meio Rádio, complementadas por enquadramento teórico e orientação metodológica pelo docente.

Modo de Avaliação

Cálculo da
Classificação Final

A avaliação decorrerá de forma contínua, através da análise da participação e empenho individual nos projectos a desenvolver. Nesse sentido, além da componente técnica, será avaliada a vertente comportamental que se relaciona com a integração no trabalho de equipa, a capacidade de liderança, a autonomia na resolução de problemas, a postura construtiva em prol do resultado final do trabalho colectivo.

Do ponto de vista técnico, serão avaliados: a escolha dos temas e da sua angulação; a escrita pensada para o meio rádio; a escolha dos registos sonoros e a sua ligação com os textos; e a interligação entre os diferentes componentes do produto radiofónico. E ainda: a capacidade de operar com os equipamentos técnicos; a qualidade da gravação e edição dos registos sonoros; a leitura do texto com o registo de voz adequado; o resultado final da montagem do programa.

Provas e Trabalhos Especiais

• Definição do perfil e imagem estética do programa
• Selecção de temas e definição de alinhamentos
• Realização de reportagens e entrevistas
• Escrita de peças radiofónicas de forma apropriada
• Leitura das peças jornalísticos com o registo de voz adequado
• Gravação, selecção e edição de registos sonoros
• Montagem do trabalho final com possibilidade de enriquecimento através de sonorização

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  88
  Total: 88

Bibliografia Principal

ARNHEIM, Rudolf ;Estética Radiofónica, Gustavo Gili, Barcelona, 1980
LAVOINNE, Yves ;A Rádio, Veja, Lisboa, sd.
MAIA, Matos ;A Telefonia, Circulo de Leitores, Lisboa, 1995
MEDITSCH, Eduardo ;A Rádio na era da Informação, Coimbra, Minerva, Colec. Comunicação, 1999
MENESES, João Paulo ;Tudo o que se passa na TSF... Para um “Livro de Estilo, Porto, Edição Jornal de Notícias, 2003
MINKOV ;Jornalismo Radiofónico, Sindicato dos Jornalistas, Lisboa, 1983
Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 19:12:52 Última actualização: 2010-07-19