This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP10001
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Comunicação e Património Literário

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 2S

Código: DESP10001    Sigla: CPL
Áreas Científicas: Línguas e Literatura

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 42 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Dina Teresa Oliveira Barco   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luciano José dos Santos Baptista PereiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

-Desenvolver o conhecimento e o apreço pela língua, pelo fenómeno comunicativo e pela expressão literária enquanto espaço de formação e de representação dos diferentes valores culturais das nossas múltiplas identidades humanísticas.
-Desenvolver competências linguísticas orais e escritas com destaque para os discursos descritivos, narrativos, opinativos e argumentativos.
-Exprimir-se de forma clara, estruturada e fluente sobre temas do seu interesse e de cariz literário e cultural.
-Compreender o valor da comunicação literária como fator de representação e de transformação da sociedade.
-Avaliar, recolher, selecionar e organizar textos com valor universal e pertinência formativa, com destaque para os textos contemporâneos.

Programa

Evolução semântica das palavras comunicação e literatura.
Modelos de comunicação e conceitos de literatura.
Tipologias textuais; o literário e o não literário.
O conceito de património.
Textos literários e representação do património.
Literatura tradicional e oral: sua importância e funções.
O património literário local:
-lendas do distrito de Setúbal;
-as representações da Arrábida na literatura portuguesa (poesia e prosa);
-representantes do património literário local e a sua intervenção social.
Literatura e sociedade.
Literatura e desporto.
Literatura e outras linguagens estéticas.


Métodos de Ensino

1.Estratégias de gestão do programa
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno dos interesses dos alunos. As sessões serão centradas na leitura e interpretação de textos variados, em plenário e/ou pequenos grupos. A discussão a partir da informação pesquisada pelos alunos ou de documentos diretamente fornecidos pela professora será um elemento chave da aprendizagem. O processo compreenderá:
a) Leitura, discussão e análise de textos;
b) Recensão escrita e/ou oral de textos;
c) Elaboração de pequenos comentários críticos;
d) Elaboração de trabalhos escritos;
e) Apresentação e discussão dos trabalhos;
f) Exposição de diversas temáticas;
g) Elaboração, discussão e análise, em grupo, de pequenos trabalhos.

2. Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e à distância aos trabalhos de grupo e às pesquisas individuais.

3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno:
a) Esteja presente em 75% das aulas e participe de forma ativa, crítica e construtiva na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo;
b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados;
c) execute os trabalhos programados.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

-Assiduidade e pontualidade – 10%
-Interação nas aulas (leituras, comentários e interpretações; pequenos trabalhos, individuais ou em grupo, a combinar) – 20%
- Teste - 50% da nota final
- Pesquisa, elaboração e apresentação oral de um trabalho de grupo - 20% da nota final


Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Os estudantes em regime especial deverão cumprir uma assiduidade mínima de 50%. Deverão negociar formas individuais de participação e avaliação na primeira quinzena do semestre.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 19:29:07 Última actualização: 2010-07-19