|
Relações Interpessoais e Gestão de Grupos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
DESP10003 |
|
Sigla: |
RIGG |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
43 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ana Francisca da Silva Moura | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Espera-se que no final desta UC os estudantes tenham desenvolvido competências no sentido de serem capazes de:
- analisar formas de estar e de se comportar, no que se refere à relação consigo e com os outros;
- reconhecer as dinâmicas que intervêm na emergência e desenvolvimento de grupos;
- identificar e gerir fenómenos básicos das dinâmicas internas de um grupo;
- comunicar e interagir com os outros, promovendo ambiente de trabalho cooperativo;
- pesquisar e analisar informação e reflectir criticamente mobilizando elementos teóricos em articulação com questões de ordem prática
Programa
1. Introdução ao estudo das Relações Interpessoais e Gestão de Grupos:
- contextualização histórica;
- importância do estudo de RIGG;
- RIGG e a actividade profissional.
2. Elementos chave no relacionamento interpessoal:
- a percepção do eu (auto-conceito, auto-estima, …);
- a percepção do outro (atitudes, impressões, estereótipos, preconceitos);
- efeitos da presença do outro (facilitação, inibição e desmobilização sociais);
- processos de influência social (condescendência, normalização, obediência, conformismo, inovação).
3. Os Grupos:
- questões do desenvolvimento e manutenção dos grupos;
- questões chave para a gestão de grupos.
4. A Comunicação:
- introdução à comunicação humana;
- desenvolvimento de competências comunicacionais.
5. Temas em aberto: aprofundamento dos temas tratados ou inclusão de novos temas propostos pelos alunos.
Métodos de Ensino
O trabalho desenrolar-se-á fundamentalmente em contexto de sessões teórico-práticas.
Modo de Avaliação
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
|
|
|
Total: |
0 |
Observações
O programa completo da UC é disponibilizado através da plataforma Moodle
|
|