This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP10004
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Anatomofisiologia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: DESP10004    Sigla: ANAT
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 51 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Albano Santos   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A UC de “Anatomofisiologia” tem por finalidade transmitir um conjunto de conhecimentos que visam habilitar os estudantes ao domínio dos conceitos básicos interpretativos das estruturas e do funcionamento dos vários sistemas do corpo humano, conhecimento indispensável para o futuro de profissionais ligados ao Desporto, diariamente confrontados com esta problemática.
Domina a terminologia utilizada no âmbito da Anatomia e da Fisiologia do corpo humano.

Interpreta corretamente as definições de Anatomia e os conceitos da Fisiologia conducentes à perceção das várias funções orgânicas do corpo humano.

Utiliza com conhecimento e objetividade os vários métodos de avaliação dos principais parâmetros do esforço.

Relaciona os conhecimentos teóricos adquiridos com situações práticas concretas.

Programa

1. Sistema Nervoso
Considerações gerais sobre a organização e funcionamento da disciplina.
Elementos básicos para o estudo da Anatomia: eixos e planos.
Introdução ao estudo do sistema nervoso.
Tecido nervoso: sinapse e potencial de membrana. Excitação e inibição.
Receção de informação e recetores. Estrutura e organização do Sistema Nervoso Central. Efetores e efeção. Condução de informação no sistema nervoso.
A medula: anatomia e fisiologia.
A organização do encéfalo.
Córtex cerebral: anatomia e fisiologia.
Estrutura e organização do Sistema Nervoso Periférico.

2. Sistema Endócrino
Conceito geral de hormona. Órgão alvo.
Fisiologia da Hipófise. Hormonas e regulação de retroação.
Fisiologia da Tiroide. Importância da insulina.
Glândulas paratiróideias. Metabolismo geral do cálcio.

3. Sistema Osteo –Articular
Introdução à Osteologia. Funções do osso no organismo.
Introdução à Artrologia. Tipos de articulação. Movimentos articulares.
Fisiologia da articulação.
Coluna Vertebral: descrição da vértebra tipo. Tipos de curvatura.
Articulações. Cavidade torácica: esterno, costelas. Tipos de articulações.
Membro Superior: cintura escapular, braço, antebraço e mão - principais ossos e articulações.
Membro inferior: cintura pélvica, coxa, perna e pé - principais ossos e articulações.

4. Sistema Muscular
Introdução ao estudo da fisiologia muscular. Propriedades do tecido muscular. Tipos de músculo.
Estrutura da fibra muscular. Fisiologia da contração muscular.
Fontes energéticas da célula muscular: aeróbia e anaeróbia
Tipos de fibras musculares: de contração lenta e rápida
Inervação sensitiva do músculo: fuso neuromuscular e órgão tendinoso de Golgi - bases fisiológicas da flexibilidade.
Análise funcional da musculatura do tronco.
Análise funcional da musculatura do membro superior.
Análise funcional da musculatura do membro inferior.

5. Sistema Circulatório
Descrição do coração.
Propriedades da fibra cardíaca. Mecânica cardíaca.
Mecanismos reguladores da atividade cardíaca.
Atividade elétrica do coração.
Métodos de estudo da atividade cardíaca.
O sistema vascular. Diferenças entre artérias e veias. Sistema da artéria aorta e sistema da artéria pulmonar. Sistema das veias pulmonares e das veias aórticas.
A função circulatória. Circulação arterial, capilar e venosa. Adaptações cardiovasculares ao esforço.
A tensão arterial - a hipertensão como fator de risco.

6. Sistema Respiratório
Descrição do aparelho respiratório.
Mecânica respiratória.
Trocas gasosas. Utilização e transporte de oxigénio.
Métodos de observação da atividade respiratória.
Mecanismos reguladores da atividade respiratória.
Adaptação respiratória ao esforço.

Conteúdo de Extensão:
7. Sistema Urinário
Introdução ao estudo do sistema urinário.
Funções e constituição do sistema urinário: rins, ureteres, bexiga e uretra.
Anatomia e fisiologia do rim – função reguladora do equilíbrio hidro-eletrolítico; função reguladora do equilíbrio ácido-base; função reguladora da pressão arterial.


Métodos de Ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas de natureza expositiva, da apresentação e discussão de temas por parte dos alunos e através de aulas direcionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos.

O processo compreenderá: (a) a exposição de temas pelo docente; (b) a leitura e análise de textos científicos; (d) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Espera-se que cada estudante: (a) esteja presente em, pelo menos, 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos; (b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.
No final do trabalho as competências esperadas situam-se em torno dos seguintes domínios: (a) apropriação de conhecimentos relativos aos vários temas tratados; (b) utilização, de forma criteriosa e fundamentada, dos conhecimentos adquiridos na análise de situações de natureza prática ou aplicada; (c) capacidade de pesquisa bibliográfica na realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
I) Avaliação do Processo (35%). É expressa pelos diversos tipos de tarefas integradas no desenvolvimento dos diferentes módulos da matéria e que podem assumir a forma de: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, etc.
II) Avaliação do Produto (65%). Resulta do desempenho do aluno no teste escrito sobre a matéria.


Cálculo da
Classificação Final

O somatório da componente I e componente II definirá a classificação de partida para a realização de uma prova oral no final da UC, que servirá como elemento de apreciação para atribuição da nota final.

Provas e Trabalhos Especiais

prova oral (facultativa)

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

possibilidade de acompanhamento da lecionação via plataforma de e-learning Moodle. Realização de trabalho autónomo. Possibilidade de registar menor número de presenças.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  60
  Total: 60

Bibliografia Principal

Seeley, R. ;Anatomia & Fisiologia (6ª edição). , Lusociência. Lisboa, 2003
GUYTON, A. ; Fisiologia Humana (6ª edição)., Rio de Janeiro: Ed. Guanabara., 1988

Bibliografia Complementar

MATHEWS & FOX;Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos (3ª edição)., São Paulo: Ed. Interamericana., 1983
Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 13:09:35 Última actualização: 2010-07-19