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Gestão do Desporto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
DESP20018 |
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Sigla: |
GD |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
44 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Luís Miguel Liberato Baptista | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A unidade curricular de Gestão do Desporto tem por objectivo tornar os futuros licenciados aptos a identificar, analisar e resolver os problemas das organizações, quer directa quer indirectamente ligadas ao mundo do desporto, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, preparando-os para uma carreira no sector do desporto.
O grande objectivo visado pela unidade curricular é o de promover nos futuros profissionais a utilização de forma integrada, de saberes próprios da sua especialidade, designadamente, economia, gestão financeira, marketing e direito desportivo e saberes transversais, multidisciplinares e interdisciplinares, mobilizando dados da investigação relacionados com a gestão das organizações desportivas estando consciente dos contextos culturais e sociais específicos do território.
Programa
I – INTRODUÇÃO À GESTÃO
1. A Gestão e a sua evolução
1.1. A gestão: conceito, funções, níveis
1.2. O gestor: tarefas e aptidões necessárias
1.3. Evolução da gestão: principais abordagens
2. A empresa e o seu ambiente
2.1. A empresa como organização social
2.2. A empresa como sistema aberto
2.3. Os objectivos, os recursos e o ambiente das empresas
2.4. Componentes básicos de uma organização
2.5. Sistemas de controlo de trabalho nas organizações
II – FUNÇÕES DA GESTÃO
3. PLANEAMENTO
3.1. Missão e objectivos
3.2. Planos
3.3. Níveis de planeamento
3.4. Gestão por objectivos
3.5. Planeamento estratégico
4. ORGANIZAÇÃO
4.1. Processo e objectivos da organização
4.2. Funções, departamentalização e diferenciação
4.3. Princípios de organização
4.4. Estruturas organizacionais: tipos de estrutura
4.5. Determinantes da estrutura
4.6. Autoridade, influência e poder
5. DIRECÇÃO
5.1. Motivação
5.1.1. Teorias sobre motivação
5.1.2. A motivação na prática
5.2. Liderança
5.2.1. Estilos de liderança
5.2.2. Abordagem comportamental
5.2.3. Abordagem situacional
5.2.4. Factores que afectam a escolha do estilo de liderança
5.3. Comunicação
5.3.1. Fluxos de comunicação
5.3.2. Canais e redes de comunicação
5.3.3. Barreiras e desenvolvimento da comunicação
6. CONTROLO
6.1. Processo e tipos de controlo
6.2. Controlo e avaliação de desempenho
6.3. Controlo financeiro
6.5. Gestão da qualidade nos serviços de Desporto
III – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM DESPORTO
7. Sistemas de Administração de Recursos Humanos
7.1. Os estilos de administração de recursos humanos
7.2. A administração de recursos humanos
8. Planeamento de Recursos Humanos
8.1. Mercado de trabalho no Desporto
8.2. Planeamento de recursos humanos
8.3. Recrutamento e selecção
9. Aplicação de Recursos Humanos
9.1. Desenho de cargos em desporto
9.2. Descrição e análise de cargos em desporto
III – GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS
10. Significações e finalidades das Organizações Desportivas
10.1. Tipos de organizações no Sistema Desportivo Nacional
10.2. Organização do sector publico
10.3. Organização do sector privado
10.4. Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto
Métodos de Ensino
4.1. Estratégias de gestão do programa
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa e, numa segunda fase, em aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes das temáticas abordadas.
O processo compreenderá: (a) a apresentação de temas pelo docente; (b) a leitura, análise e discussão de textos científicos; (c) a realização de trabalhos práticos ou aplicados; (d) a elaboração de trabalhos escritos.
4.2. Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e do projecto de intervenção desportiva.
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos diversos trabalhos propostos; (b) leia os textos de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação e a utilização dos conhecimentos relativos à temática da Gestão e Projectos de Desporto.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Participação em 80% das aulas dadas
Cálculo da Classificação Final
A avaliação é contínua e consta de duas componentes: uma de processo e outra de produto.
7.1. Avaliação do Processo (30%)
Resulta do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas, tais como: trabalhos de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos/aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, atenção, questionamento, interesse, etc.
7.2. Avaliação do Produto (70%)
É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos (70%). Cada teste tem uma ponderação de 35%.
A componente de processo da avaliação contínua, contribuirá com 30% para a nota final. A componente de produto da avaliação contínua, contribuirá com 70% para a nota final.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
0 |
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Total: |
0 |
Bibliografia Principal
TEIXEIRA, Sebastião ;“Gestão das organizações”, Edições McGraw-Hill Portugal. Amadora., 1998 |
MINTZBERG, Henry;“Estrutura e dinâmica das organizações”, Publicações D. Quixote, Lda. Lisboa., 1995 |
PIRES, G. e SARMENTO, J.P. ;“Conceito de Gestão de Desporto: Novos desafios, diferentes soluções”, Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 2001 |
PIRES, Gustavo;“Agôn–Gestão do Desporto. O jogo de Zeus”, Porto Editora. Porto., 2007 |
CONSTANTINO, José Manuel;“Desporto e municípios”, Livros Horizonte. Lisboa, 1994 |
ROCHE, Fernando París ;“La planificación estratégica en las organizaciones deportivas”, Editorial Paidotribo. Barcelona., 1996 |
SANCHO, Juan A. Mestre;“Planificacion deportiva - teoria y practica”, INDE Publicationes. Barcelona., 1995 |
Bibliografia Complementar
SLACK, Trevor;“Understanding Sport Organisations”, Human Kinetics. Champaign., 1997 |
TAKS, M.; HEBBRECHT, J.;“Competencies of Sport Managers: an empirical analysis”, Faculty of Physical Education and Physiotherapie, K. U. Leuven, Bélgica. Não publicado., 1996 |
CÂMARA, P.; GUERRA, P.; RODRIGUES, J.;“Humanator. Recursos Humanos e Sucesso Empresarial”, Publicações D. Quixote. 5.ª edição. Lisboa, 2003 |
EDGINTON, Christopher; Ford, Phyllis M.;“Leadership in recreation and leisure service organizations”, John Wiley & Sons, Inc. New York. , 1985 |
European Foundation for Quality Management – EFQM ;“Avaliar a Excelência. Um guia prático para o sucesso no desenvolvimento, implementação e revisão de uma estratégia de auto-avaliação nas organizações” , APQ/EFQM. Lisboa, 2002 |
KRAUS, R.G.; Curtis, E.;“Creative management in recreation, parks, and leisure services”, Times Mirror. St. Louis., 1990 |
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