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Física e Química
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
EDB10003 |
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Sigla: |
FQ |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Leonor da Graça Saraiva | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A exigência a nível do ensino de ciências no Ensino Básico tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos, seja por imposições governamentais, seja por uma cada vez maior participação da sociedade civil em temas relacionados com ciência. Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Física e Química visam a revisão e ampliação de conhecimentos e a aquisição de novos conceitos que permitirão aos futuros professores e educadores do Ensino Básico entender os fundamentos de base destes dois ramos da ciência moderna de forma a enfrentar os desafios que o Ensino Básico lhes coloca atualmente.
A componente metodológica procura criar situações de envolvimento dos alunos na realização de experiências simples a fim de despertar a sua curiosidade e participação na "construção" dos conceitos tratados.
Apesar do caráter essencialmente introdutório desta unidade curricular, são lançadas ferramentas e bases que permitem o desenvolvimento e exploração de temas atuais e futuros relacionados com Física e Química.
Programa
FÍSICA
1. Fluidos.
Estudo dos balões (pressão, densidade, temperatura, Princípio de Arquimedes, lei dos gases perfeitos, difusão).
A distribuição de água (hidrostática, hidrodinâmica).
2. Mudanças de fase
Água, vapor e gelo (fases da matéria, mudanças de fase, fusão, solidificação, condensação, evaporação, ebulição, calor latente).
3. Transferência de energia – o calor.
As lareiras (energia interna, calor, temperatura, reações químicas, condução, convecção, radiação).
Vestuário e isolamento (condutividade térmica, capacidade calorífica, emissividade, lei de Stefan Boltzmann).
Micro-ondas (espectro eletromagnético, emissão, absorção).
4. A luz.
A luz do Sol (reflexão, refração, dispersão, interferência, reações nucleares).
Lâmpadas fluorescentes (a visão da cor, estrutura atómica e emissão de luz, constante de Plack, fluorescência, radiação).
5. Eletricidade e magnetismo.
Purificadores de ar (carga elétrica, forças eletrostáticas, energia potencial, lei de Coulomb, voltagem).
Comboios de levitação magnética (pólos magnéticos, forças magnéticas, campos magnéticos, corrente elétrica, lei de Lenz).
Lanternas (circuitos elétricos, sentido da corrente elétrica, resistência, diferença de potencial).
Produção de eletricidade (indução eletromagnética, efeito fotoelétrico, fusão, cissão).
QUÍMICA
1. Estrutura atómica e ligação química (átomo, moléculas, tabela periódica, ligações inter e intramoleculares).
2. Sabões e detergentes (densidade, tensão superficial, dissolução, ionização, dissociação, pontes de hidrogénio).
3. Poluição e ambiente (elementos no ambiente, poluição do ar, poluição da água, efeito de estufa, chuvas ácidas).
Métodos de Ensino
Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretende-se que haja um contacto direto com os processos científicos. Partindo da observação serão desenvolvidos conceitos científicos e construídos modelos explicativos.
A prática de relacionamento entre conceitos científicos e modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho realizado nas aulas. Durante as aulas práticas será privilegiado o trabalho de investigação havendo sempre lugar para discussões em pequeno grupo.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não como um corpo acabado de conhecimentos.
O processo de aprendizagem incluirá:
- Sessões de enquadramento teórico com recurso a metodologias variadas.
- Planificação e/ou realização de atividades experimentais, de pesquisa e/ou investigações.
- Análise de casos a partir das interações CTSA.
- Organização, análise e interpretação de informação oral e escrita.
- Elaboração de relatórios/atividades - comunicação de resultados.
- Pesquisa em base de dados.
- Comunicação com o professor e colegas por email.
- Utilização da página da disciplina através da plataforma interativa.
- Reformulação das atividades por iniciativa própria.
- Apresentação de propostas, dúvidas e sugestões para o seu trabalho pessoal.
- Participação em visitas de estudo, seminários, exposições e debates.
- Realização de projetos de investigação experimental e de trabalhos práticos.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Cada aluno terá que estar presente de forma considerada eficaz em 50% das aulas teóricas e em 80% das aulas práticas e teórico práticas. Os alunos com estatuto especial só precisam de assistir a 50 % das sessões práticas e teórico práticas, desde que acompanhem as atividades. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%.
Cálculo da Classificação Final
A avaliação contínua incide sobre os processos de trabalho postos em prática durante as atividades das sessões de contacto. O trabalho autónomo realizado pelos alunos será evidenciado nas atividades das horas de contacto. A avaliação sumativa incidirá sobre dois testes escritos com classificação mínima de 7, um trabalho de grupo e a participação efetiva e de qualidade nas sessões de contacto, evidenciada pela elaboração de um mínimo de 80% das atividades propostas. A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: testes 50%; relatório 35%; participação individual 15%.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
88 |
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Total: |
88 |
Bibliografia Principal
LEMBO, A. ;Química vol. 1, 2 e 3, Atica, 1980 |
BLOOMFIELD, L.;How Things Work – The Physics of Everyday Life. , John Willey & Sons, 1997 |
MORETO, V. P. ;A electricidade, Atica, 1980 |
MORETO, V. P.;Optica, Ondas, Calor., Atica, 1980 |
CHANG, R. ;Química., MacGraw Hill , 1994 |
DEUS, J. et al.;Introdução à Física., McGraw – Hill, 1992 |
RUSSELL, J.;Química Geral., McGraw-HW do Brasil, 1982 |
SNYDER, C. ;The Extraordinary Chemistry of Ordinary Things., John Willey & Sons, 1998 |
Dias, A. R.;Ligação Química, IST Press, 2006. ISBN: 978-972-8469-49-8 |
Serão disponibilizados, na plataforma moodle, todos os documentos abordados nas aulas bem como textos de apoio.
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