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Diversidade Cultural e Comunicação Linguística
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
EDB20007 |
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Sigla: |
DCCL |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Paulo Vítor Feitor Pinto Sampaio de Faria | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer e questionar a nova realidade europeia de diversidade linguística e de cultura compósita.
Valorizar a interculturalidade como forma de promover a tolerância e a cidadania ativa.
Interagir adequadamente com diferentes interlocutores em situações de diversidade cultural e linguística.
Contribuir para práticas de reflexão e intervenção adequadas, no quadro da legislação portuguesa e das orientações internacionais.
Conhecer instituições e organizações nacionais e internacionais que trabalham em Educação Intercultural.
Conhecer contribuições da investigação nacional e internacional neste domínio.
Programa
1. Educação inter e multicultural
Interculturalidade e multiculturalidade: perspetivas e fundamentos.
História do multiculturalismo: caracterização das principais etapas.
Estratégias para o desenvolvimento de competências interculturais: o papel das
histórias para crianças.
A escola portuguesa: contextos multiculturais e práticas interculturais.
2. Diversidade cultural e linguística hoje
Contextos, desafios e respostas.
Cultura e culturas; hibridação cultural; universal e particular; global e local.
3. Línguas e culturas na escola
Diferentes funções das línguas na escola.
O ensino numa língua que não é a língua materna da criança: o que está em
causa.
Métodos de Ensino
As diferentes temáticas serão abordadas privilegiando uma metodologia que estimule a reflexão e a participação dos(as) estudantes. Para o efeito, serão realizadas atividades de:
(a) leitura, discussão e análise de textos;
(b) elaboração de pequenos comentários críticos;
(c) apresentação e discussão de textos e trabalhos;
(d) pesquisa e exposição de determinadas temáticas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
- Assiduidade e participação (20%)
- Teste (30%)
-Proposta de atividades a partir de uma história para crianças e que proporcione o desenvolvimento de uma competência plurilingue e pluricultural (50%). Este trabalho será realizada em grupo (30%), e apresentado à turma em Seminário (20%).
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes para poderem usufruir do regime de avaliação contínua, devem assistir, no mínimo a 50% das aulas e realizar uma Ficha de Leitura sobre um dos textos de apoio à UC.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
88 |
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Total: |
88 |
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