This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB20007
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Diversidade Cultural e Comunicação Linguística

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: EDB20007    Sigla: DCCL
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ERASM 3 ERASMUS/Programa Vasco da Gama 5,0 60 135,0
LEB 79 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Cristina Sequeira   8,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Paulo Vítor Feitor Pinto Sampaio de FariaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhecer e questionar a nova realidade europeia de diversidade linguística e de cultura compósita.
Valorizar a interculturalidade como forma de promover a tolerância e a cidadania ativa.
Interagir adequadamente com diferentes interlocutores em situações de diversidade cultural e linguística.
Contribuir para práticas de reflexão e intervenção adequadas, no quadro da legislação portuguesa e das orientações internacionais.
Conhecer instituições e organizações nacionais e internacionais que trabalham em Educação Intercultural.
Conhecer contribuições da investigação nacional e internacional neste domínio.

Programa

1. Educação inter e multicultural

Interculturalidade e multiculturalidade: perspetivas e fundamentos.
História do multiculturalismo: caracterização das principais etapas.
Estratégias para o desenvolvimento de competências interculturais: o papel das
histórias para crianças.
A escola portuguesa: contextos multiculturais e práticas interculturais.

2. Diversidade cultural e linguística hoje

Contextos, desafios e respostas.
Cultura e culturas; hibridação cultural; universal e particular; global e local.

3. Línguas e culturas na escola

Diferentes funções das línguas na escola.
O ensino numa língua que não é a língua materna da criança: o que está em
causa.


Métodos de Ensino

As diferentes temáticas serão abordadas privilegiando uma metodologia que estimule a reflexão e a participação dos(as) estudantes. Para o efeito, serão realizadas atividades de:
(a) leitura, discussão e análise de textos;
(b) elaboração de pequenos comentários críticos;
(c) apresentação e discussão de textos e trabalhos;
(d) pesquisa e exposição de determinadas temáticas.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

- Assiduidade e participação (20%)
- Teste (30%)
-Proposta de atividades a partir de uma história para crianças e que proporcione o desenvolvimento de uma competência plurilingue e pluricultural (50%). Este trabalho será realizada em grupo (30%), e apresentado à turma em Seminário (20%).

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes para poderem usufruir do regime de avaliação contínua, devem assistir, no mínimo a 50% das aulas e realizar uma Ficha de Leitura sobre um dos textos de apoio à UC.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  88
  Total: 88
Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 06:53:42 Última actualização: 2010-07-19