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Oficina de Investigações Experimentais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
EDB20013 |
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Sigla: |
OIE |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Leonor da Graça Saraiva | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A necessidade de proporcionar às crianças uma educação científica formal é generalizadamente aceite pela maioria dos investigadores e profissionais da educação. Neste sentido, é fundamental que os professores e os educadores tenham uma ideia clara acerca da natureza das suas próprias experiências e ideias científicas, já que são determinantes para a sua forma de pensar e para compreenderem a sua perspetiva pessoal sobre a Ciência: como se faz e porque se faz assim e não de qualquer outro modo.
A finalidade desta UC é proporcionar aos e às futuros(as) licenciados(as) em Educação Básica uma experiência e uma reflexão aprofundada sobre a natureza investigativa do conhecimento científico. Só é possível empreender o ensino experimental das ciências se o futuro educador ou professor tiver desenvolvido, através de métodos experimentais, as competências de resolução de problemas que estão na base do trabalho científico. E, em ciências experimentais, estas competências devem ser desenvolvidas através da experiência direta em trabalhos de laboratório e de campo, de forma a desenvolver o rigor do planeamento e do raciocínio lógico-dedutivo, com recurso a processos de análise quantitativa e meticulosos registos de dados e conclusões.
O facto desta UC ser oferecida como opção, justifica-se pela diferente experiência de formação anterior dos(as) estudantes que, na sua maioria, concluíram o Ensino Secundário nas áreas de humanidades e, como tal, necessitam de uma preparação sólida e aprofundada em ciências experimentais.
Programa
Tomando como referência os temas indicados nas orientações curriculares para o Pré-escolar e nos programas oficiais do 1º ciclo do Ensino Básico, designadamente propriedades dos materiais e objetos, sismos e vulcões, luz, som, eletricidade e magnetismo, funções dos seres vivos em relação com o ambiente, as e os estudantes irão realizar diversas investigações laboratoriais e de campo para:
- Observação de processos físicos na natureza e em ambiente de laboratório;
- Identificação/formulação de problemas e hipóteses suscetíveis de testagem experimental direta ou simulada em computador;
- Planeamento de investigações, recolha e tratamento de dados, análise e discussão;
- Construção de modelos tecnológicos simples.
Métodos de Ensino
As aulas presenciais incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades práticas e experimentais relacionadas com os assuntos indicados nos conteúdos programáticos e a participação em trabalhos de campo sobre tópicos diversos. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos variados; b) Identificação de problemas e de hipóteses suscetíveis de testagem experimental; c) Procedimentos experimentais e de campo com ou sem recursos a guiões orientadores; d) Análise, discussão e comunicação de resultados; e) Elaboração de relatórios de atividades experimentais; f) Organização, interpretação e análise de dados e conclusões.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Em todas as sessões presenciais a assiduidade obrigatória é de 75%, dado o caráter eminentemente prático e laboratorial desta UC. Os alunos com estatuto especial só precisam de assistir a 50 % das sessões práticas e teórico práticas, desde que acompanhem as atividades. Nas sessões de orientação tutória a assiduidade obrigatória é de 90%.
Cálculo da Classificação Final
A avaliação é contínua e incide sobre os processos de trabalho postos em prática durante as atividades das sessões de contacto, refletido no caderno de laboratório individual que cada aluno deverá elaborar. O trabalho autónomo realizado pelos alunos será evidenciado nas atividades das horas de contacto.
A avaliação sumativa incidirá sobre um teste individual prático, o projecto experimental realizado em grupo e a participação efectiva e de qualidade nas sessões de contacto, evidenciada pela elaboração de um mínimo de 80% das actividades registadas num caderno de laboratório individual.
A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste teórico-prático 40%; trabalho de grupo 30%; participação individual 30%.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
69 |
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Total: |
69 |
Bibliografia Principal
PARKER, S.;Insectos: Como observar e compreender o fascinante mundo dos insectos., Verbo, 1992. ISBN: 9789722213967 |
MANDELL, M. ;Experiências simples com o clima com materiais disponíveis, Bertrand Editora, 1997 |
Sá, J.;Renovar as práticas no 1º ciclo pela via das ciências da natureza, Porto Editora, 2002. ISBN: 978-972-0-01083-4 |
VANCLEAVE, J.;Dinossauros para Jovens, Dom Quixote, 1998. ISBN: 9789722014434 |
VANCLEAVE, J.;Biologia para Jovens, Dom Quixote, 1998. ISBN: 9789722012089 |
MANDELL, M.;Experiências simples de ciência com materiais disponíveis, Bertrand Editora, 1997. ISBN: 9789722510325 |
MANDELL, M.;Experiências simples na cozinha com materiais disponíveis, Bertrand Editora, 1997. ISBN: 9789722510387 |
ARDLEY, N.;101 experiências com a ciência, Texto editora, 1998. ISBN: 978972470691 |
BRECKENRIDGE, J. ;Experiências simples de física com materiais disponíveis, Bertrand Editora, 1998. ISBN: 9789722510509 |
CARVALHO, R. ;A Física no Dia-a-Dia, Relógio D` Água, 1995. ISBN: 9789727082797 |
VANCLEAVE, J.;Astronomia para Jovens, Dom Quixote, 1998. ISBN: 9789722011273 |
CENTRO DE CIÊNCIA DE ONTÁRIO ;A magia dos alimentos, Gradiva Publicações, 1994. ISBN: 9789726623595 |
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