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Carteira de Competências
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
LGP30001 |
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Sigla: |
CC |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGP |
11 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável | Maria José Duarte Freire | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A “Carteira de Competências” é uma Unidade Curricular (UC) que funcionará ao longo de todo o curso, permitindo creditar aprendizagens e competências adquiridas / desenvolvidas pelos estudantes em situações e contextos não-lectivos, ou seja, para além do estabelecido no plano de estudos das Licenciaturas, será operacionalizada através do dispositivo de tutoria.
Esta UC tem como finalidade o reconhecimento formal de aprendizagens e de competências adquiridas / desenvolvidas em diversos contextos e situações - de natureza científica, académica, profissional e social - desde que reconhecidas como significativas, relevantes e pertinentes no âmbito das competências desejáveis para os licenciados dos diferentes cursos.
Desta forma é possível antecipar o conhecimento de um conjunto de problemas e fortalecer competências que ajudem as/os estudantes a encarar a realidade profissional e os desafios que esta enfrenta diariamente.
Esta UC permite e incentiva o estudante, com o apoio do tutor da U.C., a traçar, definir e construir ao longo do curso, um percurso de aprendizagens, cujo resultado final será certificado em 5 créditos, podendo integrar a sua participação em actividades que habitualmente decorram fora do calendário escolar formal.
Programa
Esta unidade curricular permite valorizar e creditar as aprendizagens e competências decorrentes de actividades de natureza diversa, em diversos contextos e situações, ao longo do percurso formativo do estudante.
Apresentam-se, a título meramente exemplificativo, um conjunto de actividades passíveis de serem realizadas em contextos como:
. Profissional / Técnico: realização de estágios (não-curriculares), participação em projectos de acção, actividades de animação e de tempos livres (colónias de férias, grupos desportivos, IPSS, outros), realização de cursos de curta duração, cursos de formação profissional, organização de eventos, etc.
. Científico: participação em conferências, encontros, seminários, workshops, etc.; participação em equipas e projectos de investigação; produção / publicações em suporte papel ou multimédia, artigos, etc.
. Académico (não lectivo): actividades realizadas no âmbito de associação de estudantes, conselho pedagógico, assembleia de representantes, etc.
. Social e de Cidadania: actividades de voluntariado, participação em associações, em instâncias da sociedade civil, participação em intercâmbios nacionais e internacionais, etc.
Métodos de Ensino
O Sistema de Tutoria (SISTESE) visa prestar apoio e aconselhamento a grupos de estudantes, não tendo qualquer relação com as horas de Orientação Tutória próprias de cada UC.
O tutor deverá valorizar as estratégias de “auto-formação” do estudante, motivando-o a procurar e desenvolver fora da escola actividades significativas, relevantes e diversificadas, que lhe proporcionem um enriquecimento pessoal, social e profissional.
A distribuição dos 5 créditos, garantida que esteja a sua distribuição por todos os anos do curso (nenhum ano deverá ficar a ZEROS), será negociada e ajustada entre o estudante e o tutor.
A alteração da distribuição de créditos ao longo do percurso e de acordo com o trabalho desenvolvido, deverá ter em conta os interesses manifestados pelo estudante, bem como as actividades que poderão entretanto surgir.
O plano de intervenção (natureza, actividades, calendarização) do estudante deverá ser negociado com o seu tutor. Sempre que for julgado adequado, o estudante deverá apresentar uma carta de motivação na entidade de acolhimento contendo a informação relevante para a sua intervenção.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Deverão ser avaliadas e creditadas as aprendizagens realizadas consideradas significativas, relevantes e pertinentes no âmbito da licenciatura em questão, e que estejam enquadradas na negociação realizada entre o estudante e o tutor.
As aprendizagens realizadas nesta unidade curricular deverão ser identificadas, explicitadas e organizadas num “Portfolio Individual”, com componente descritiva e reflexiva, podendo deste registo fazer ainda parte um conjunto de comprovativos e documentação diversos.
. No caso de aprendizagens realizadas em contextos formais / certificadas: os respectivos certificados, diplomas, atestações ou outros elementos comprovativos dos cursos/acções de formação realizados;
. No caso de aprendizagens realizadas em contextos não-formais: o descritivo das actividades realizadas, a planificação do trabalho desenvolvido, declarações das entidades, informações e registos de técnicos sobre a actividade desenvolvida, materiais ou produções realizadas pelo estudante, pareceres, etc.
Para uma melhor avaliação e classificação dos produtos, poderá ser solicitada a colaboração dos técnicos que tenham participado ou acompanhado o trabalho dos estudantes nas instituições.
Os créditos deverão ser atribuídos em função do número de horas do trabalho desenvolvido pelo estudante, considerando-se que as mesmas respondem aos critérios de pertinência anteriormente explicitados, nomeadamente nos pontos 2 e 3 deste documento.
Assim, 1 crédito corresponderá (aproximadamente) a 27 h de trabalho do estudante, correspondendo um menor número de horas à respectiva proporção / fracção de créditos (ex: 13 h 30 m igual a 0,5 créditos).
Cálculo da Classificação Final
O “Portfolio Individual”, será classificado em função da sua qualidade, numa escala de 0 a 20 valores, fazendo-se o seu registo provisório ao longo de cada ano lectivo, conforme se refere adiante no Ponto 5.4.
A análise do Portfolio Individual pelo tutor decorrerá das regras gerais adoptadas e das negociações entre o tutor e o estudante, desde que fique garantido que no final de cada ano lectivo o primeiro possa ter elementos de avaliação e classificação dos produtos realizados.
Considerando que esta UC se desenrola ao longo do curso e que só terá uma Pauta de Avaliação no final do mesmo, será divulgada, no final de cada ano lectivo, uma Pauta de Avaliação de Progresso, por turma / ano, a fornecer pela Secretaria e a preencher pelos respectivos tutores.
Nesta pauta provisória constarão os créditos obtidos por cada estudante e a sua respectiva classificação.
No final do Curso, o tutor fará o registo final da UC “Carteira de Competências” numa Pauta de Avaliação, idêntica às existentes para as outras Unidades Curriculares.
Considerando o tipo e a natureza desta UC, não haverá possibilidade de realizar exame, conforme decidido em Conselho Científico, embora possa haver lugar à melhoria de nota, por melhoria do Portfolio Individual, de acordo com o estabelecido por cada curso.
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