|
Língua Gestual Portuguesa - III
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
LGPN2006 |
|
Sigla: |
LGP3 |
Áreas Científicas: |
Línguas e Literatura |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
LGPN |
16 |
Plano de Estudos |
2º |
7,0 |
60 |
162,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável | Maria José Duarte Freire | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Esta UC tem por objectivo habilitar os estudantes deste Curso com uma efectiva competência comunicativa na sua língua de trabalho como futuros docentes da Língua Gestual Portuguesa.
Programa
Assimilação de conceitos e registos discursivos trabalhados nos conteúdos programáticos, bem como a produção de enunciados em LGP e uma utilização correcta das técnicas de expressão.
Compreensão da linha temporal em LGP e sua implicação nos verbos e seus elementos complementares de tempo; variação aspectual, de intensidade e quantidade; verbos direccionáveis e reflexos.
Léxico a trabalhar: estações do ano, tempo atmosférico, astrologia, material escolar, disciplinas, profissões, desportos, tempos livres.
Exercícios: Narrativas/Histórias
Métodos de Ensino
Metodologias de ensino: -Técnica expressiva da descrição, a partir de suportes gráficos (gravuras, croquis, banda desenhada)
-Técnica expressiva do relato a partir da memória (relatar um percurso, relatar um acontecimento do quotidiano, etc.)
-Técnica expressiva do reconto a partir de gravuras de banda desenhada sem legendas.
-Técnica do diálogo
-Técnica da conversação em grupo
-Imersão total no ambiente comunicacional da LGP (regra do silêncio, treino da observação visual, embora com apoio do Português escrito no quadro, em questões relativas ao léxico)
-Utilização do vídeo como instrumento de registo, análise e auto-análise das produções.
-Simulação de situações de conversação da vida real.
-Participação directa em espaços de encontro e de convívio da Comunidade Surda.
Modo de Avaliação
Cálculo da Classificação Final
Assiduidade e participação 10%
Trabalhos em Grupo 40%
Trabalho Individual 50%
|
|