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Álgebra e Funções

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: M12C20001    Sigla: AF
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
M12C1 6 Plano de Estudos 3,0 36 81,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 2,4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 2,40
Ana Maria Boavida   2,40


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Dias Roque Lemos BoavidaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A unidade curricular (UC) Álgebra e Funções visa proporcionar o aprofundamento científico de temas e tópicos abordados na UC Padrões e Álgebra incluída no plano do curso da Licenciatura em Educação Básica. Parte do pressuposto que uma visão da Álgebra exclusivamente associada à manipulação de expressões simbólicas envolvendo incógnitas e variáveis é muito redutora, embora se reconheça que o simbolismo algébrico tem um enorme poder na tradução e manipulação de informação e na compactação de ideias. Com efeito, a Álgebra é, sobretudo, um modo de pensar, um método para raciocinar acerca de situações matemáticas, uma forma de ver e expressar relações que proporciona instrumentos poderosos para entender o mundo. Considera-se, assim, que no âmago do pensamento algébrico está a actividade de generalizar e que a notação algébrica convencional, em que o uso de letras é uma constante, não é o único modo de exprimir ideias algébricas: “no cerne do pensamento algébrico estão os significados, está o uso dos símbolos como recurso para representar ideias gerais resultantes do raciocínio com compreensão. Trata-se de olhar através dos símbolos e não de olhar os símbolos” (Canavarro, 2007, p. 88).
O estudo das funções, relações e (co)variação é uma das vertentes da Álgebra que é, frequentemente, designada por pensamento funcional. Esta vertente remete para a generalização através da ideia de função, que pode ser encarada, nomeadamente como a descrição da variação de um fenómeno num certo domínio (Canavarro, 2007). Uma compreensão profunda do conceito de função permite a resolução de diversos problemas matemáticos, bem como a interpretação e análise de muitos fenómenos quer naturais quer associados a diversas áreas do saber. Torna-se, assim, fundamental que futuros professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico desenvolvam o pensamento funcional envolvendo-se, nomeadamente em actividades em que modelem problemas usando símbolos, operem com expressões simbólicas, explorem, descubram e descrevam relações funcionais, representem graficamente este tipo de relações, usem gráficos para analisar a variação de funções e exprimam simbolicamente regularidades e regras descobertas.

Programa

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Métodos de Ensino

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Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

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Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  52,8
  Total: 52,8
Opções
Página gerada em: 2024-05-04 às 12:13:56 Última actualização: 2010-07-19