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Álgebra e Funções
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
M12C20001 |
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Sigla: |
AF |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
M12C1 |
6 |
Plano de Estudos |
2º |
3,0 |
36 |
81,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A unidade curricular (UC) Álgebra e Funções visa proporcionar o aprofundamento científico de temas e tópicos abordados na UC Padrões e Álgebra incluída no plano do curso da Licenciatura em Educação Básica. Parte do pressuposto que uma visão da Álgebra exclusivamente associada à manipulação de expressões simbólicas envolvendo incógnitas e variáveis é muito redutora, embora se reconheça que o simbolismo algébrico tem um enorme poder na tradução e manipulação de informação e na compactação de ideias. Com efeito, a Álgebra é, sobretudo, um modo de pensar, um método para raciocinar acerca de situações matemáticas, uma forma de ver e expressar relações que proporciona instrumentos poderosos para entender o mundo. Considera-se, assim, que no âmago do pensamento algébrico está a actividade de generalizar e que a notação algébrica convencional, em que o uso de letras é uma constante, não é o único modo de exprimir ideias algébricas: “no cerne do pensamento algébrico estão os significados, está o uso dos símbolos como recurso para representar ideias gerais resultantes do raciocínio com compreensão. Trata-se de olhar através dos símbolos e não de olhar os símbolos” (Canavarro, 2007, p. 88).
O estudo das funções, relações e (co)variação é uma das vertentes da Álgebra que é, frequentemente, designada por pensamento funcional. Esta vertente remete para a generalização através da ideia de função, que pode ser encarada, nomeadamente como a descrição da variação de um fenómeno num certo domínio (Canavarro, 2007). Uma compreensão profunda do conceito de função permite a resolução de diversos problemas matemáticos, bem como a interpretação e análise de muitos fenómenos quer naturais quer associados a diversas áreas do saber. Torna-se, assim, fundamental que futuros professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico desenvolvam o pensamento funcional envolvendo-se, nomeadamente em actividades em que modelem problemas usando símbolos, operem com expressões simbólicas, explorem, descubram e descrevam relações funcionais, representem graficamente este tipo de relações, usem gráficos para analisar a variação de funções e exprimam simbolicamente regularidades e regras descobertas.
Programa
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Métodos de Ensino
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Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
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Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
52,8 |
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Total: |
52,8 |
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