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Educação Visual e Tecnológica, Escola e Comunidade
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
MEVT10003 |
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Sigla: |
EVT-EC |
Áreas Científicas: |
Iniciação à Prática Profissional |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MEVT |
16 |
Plano de Estudos |
1º |
7,0 |
84 |
189,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A unidade curricular de EVT- Escola e Comunidade assume-se como um espaço privilegiado de partilha, reflexão e análise de práticas como suporte à construção de saberes profissionais pertinentes e fundamentais ao exercício da profissão de professor de Educação Visual e Tecnológica, Educação Visual e Educação Tecnológica no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.
Neste sentido, visa atingir os seguintes objectivos:
- Aprofundar os conhecimentos sobre o Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais.
- Desenvolver a capacidade de organização e gestão dos recursos e a sua adequação aos fins propostos.
- Despertar e aprofundar a consciência da importância dos museus na educação.
- Identificar as dinâmicas das instituições museológicas.
- Planificar uma intervenção pedagógica no contexto de EV/ET, tendo por base a análise realizada e os saberes teóricos adequados.
- Gerir o processo de ensino-aprendizagem, tendo em conta a planificação prevista e a análise permanente dos processos em curso.
- Conceber, elaborar e aplicar projectos de trabalho com base em problemas reais.
- Reflectir sobre o vivido/observado, inter-relacionando teoria e prática.
- Alargar o conceito de museu, integrando-o nas actividades da aula como algo intrínseco ao processo de aprendizagem.
Programa
Concepção e planificação de uma intervenção pedagógica de EV ou ET no 3º ciclo do Ensino Básico.
Ao longo desta actividade serão abordados os seguintes conteúdos:
- O currículo do 2° e 3º Ciclos do Ensino Básico: análise dos objectivos gerais, dos princípios orientadores e das competências na área da educação artística.
- As metodologias de ensino aprendizagem/diversidade de abordagens das várias áreas artísticas e sua relação com a educação museológica.
- A organização, programação e gestão das práticas pedagógicas:
- programas curriculares
– planificação de actividades
– modalidades de trabalho
– construção de materiais
– A avaliação pedagógica.
Métodos de Ensino
A metodologia a utilizar contempla modalidades e estratégias diversificadas de trabalho que operacionalizem as áreas temáticas previstas e concorram para a aquisição e mobilização de competências. Neste contexto, será utilizada como estratégia o trabalho de grupo de forma a propiciar uma maior autonomia e aprofundamento das pesquisas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação é contínua e incidirá sobre os processos e os produtos das seguintes actividades:
- O trabalho desenvolvido nas aulas;
- O Projecto final da intervenção pedagógica
Este deverá conter:
- O Projecto de intervenção pedagógica
-A planificação geral da unidade didáctica.
- Planos de aula da unidade didáctica.
- Todos os documentos previstos no projecto da actividade , como materiais de aula, registos de observação e fichas -avaliação.
Os parâmetros de avaliação propostos são os seguintes:
- Pontualidade e assiduidade;
- Empenhamento;
- Participação nas actividades: intervenções (oportunidade/frequência/ pertinência), críticas e sugestões, contribuições individuais para o trabalho de grupo;
- Conhecimentos adquiridos: informação, planificação e realização da Prática Pedagógica (adequação da linguagem, das estratégias, dos materiais e das dinâmicas de trabalho);
- Clareza e precisão na linguagem, fundamentação das reflexões pessoais, rigor e originalidade na construção do Descritivo das Práticas Educativas;
- Capacidade de análise crítica e reflexão pessoal;
- Originalidade do problema/tema definido para o Projecto Pedagógico;
- Rigor investigativo demonstrado no trabalho pedagógico;
- Capacidade de auto e hetero avaliação.
Cálculo da Classificação Final
– Assíduidade…………………………………20%
- Nível de interesse e rendimento manifestado pelo aluno no decorrer do semestre………20%
– trabalho final
Estrutura……………………………………20%
Adequação dos métodos……………20%
Originalidade……………………………20%
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