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Educação Visual e Tecnológica, Escola e Comunidade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 2S

Código: MEVT10003    Sigla: EVT-EC
Áreas Científicas: Iniciação à Prática Profissional

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEVT 16 Plano de Estudos 7,0 84 189,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 5,6

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,60
Ana Nolasco   5,60


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Margarida da Silva RochaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A unidade curricular de EVT- Escola e Comunidade assume-se como um espaço privilegiado de partilha, reflexão e análise de práticas como suporte à construção de saberes profissionais pertinentes e fundamentais ao exercício da profissão de professor de Educação Visual e Tecnológica, Educação Visual e Educação Tecnológica no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.
Neste sentido, visa atingir os seguintes objectivos:
- Aprofundar os conhecimentos sobre o Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais.
- Desenvolver a capacidade de organização e gestão dos recursos e a sua adequação aos fins propostos.
- Despertar e aprofundar a consciência da importância dos museus na educação.

- Identificar as dinâmicas das instituições museológicas.
- Planificar uma intervenção pedagógica no contexto de EV/ET, tendo por base a análise realizada e os saberes teóricos adequados.
- Gerir o processo de ensino-aprendizagem, tendo em conta a planificação prevista e a análise permanente dos processos em curso.
- Conceber, elaborar e aplicar projectos de trabalho com base em problemas reais.
- Reflectir sobre o vivido/observado, inter-relacionando teoria e prática.
- Alargar o conceito de museu, integrando-o nas actividades da aula como algo intrínseco ao processo de aprendizagem.

Programa

Concepção e planificação de uma intervenção pedagógica de EV ou ET no 3º ciclo do Ensino Básico.
Ao longo desta actividade serão abordados os seguintes conteúdos:
- O currículo do 2° e 3º Ciclos do Ensino Básico: análise dos objectivos gerais, dos princípios orientadores e das competências na área da educação artística.
- As metodologias de ensino aprendizagem/diversidade de abordagens das várias áreas artísticas e sua relação com a educação museológica.
- A organização, programação e gestão das práticas pedagógicas:
- programas curriculares
– planificação de actividades
– modalidades de trabalho
– construção de materiais
– A avaliação pedagógica.


Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contempla modalidades e estratégias diversificadas de trabalho que operacionalizem as áreas temáticas previstas e concorram para a aquisição e mobilização de competências. Neste contexto, será utilizada como estratégia o trabalho de grupo de forma a propiciar uma maior autonomia e aprofundamento das pesquisas.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação é contínua e incidirá sobre os processos e os produtos das seguintes actividades:

- O trabalho desenvolvido nas aulas;
- O Projecto final da intervenção pedagógica
Este deverá conter:
- O Projecto de intervenção pedagógica
-A planificação geral da unidade didáctica.
- Planos de aula da unidade didáctica.
- Todos os documentos previstos no projecto da actividade , como materiais de aula, registos de observação e fichas -avaliação.

Os parâmetros de avaliação propostos são os seguintes:

- Pontualidade e assiduidade;
- Empenhamento;
- Participação nas actividades: intervenções (oportunidade/frequência/ pertinência), críticas e sugestões, contribuições individuais para o trabalho de grupo;
- Conhecimentos adquiridos: informação, planificação e realização da Prática Pedagógica (adequação da linguagem, das estratégias, dos materiais e das dinâmicas de trabalho);
- Clareza e precisão na linguagem, fundamentação das reflexões pessoais, rigor e originalidade na construção do Descritivo das Práticas Educativas;
- Capacidade de análise crítica e reflexão pessoal;
- Originalidade do problema/tema definido para o Projecto Pedagógico;
- Rigor investigativo demonstrado no trabalho pedagógico;
- Capacidade de auto e hetero avaliação.

Cálculo da
Classificação Final

– Assíduidade…………………………………20%
- Nível de interesse e rendimento manifestado pelo aluno no decorrer do semestre………20%
– trabalho final
Estrutura……………………………………20%
Adequação dos métodos……………20%
Originalidade……………………………20%

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 10:17:17 Última actualização: 2010-07-19