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Educação Visual e Tecnológica na Escola e em Contextos Especiais

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: MEVT10008    Sigla: EVTECE
Áreas Científicas: Iniciação à Prática Profissional

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MEVT 15 Plano de Estudos 7,0 112 189,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 5,6

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 5,60
Luis Fernando Matos Alves   5,60


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Margarida da Silva RochaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

− Conhecer o Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais.
− Desenvolver a capacidade de relacionamento com crianças e adultos.
− Identificar as dinâmicas da instituição e turma onde estagia.
− Planificar a acção a desenvolver no contexto de estágio, tendo por base a análise realizada e os saberes teóricos adequados.
− Gerir o processo de ensino-aprendizagem, tendo em consideração a planificação prevista e a análise permanente dos processos em curso.
− Conceber, elaborar e aplicar um projecto de trabalho baseado em problemas reais.
− Reflectir sobre o vivido/observado, inter-relacionando teoria e prática.

Programa

A Unidade Curricular de “Educação Visual e Tecnológica na Escola e em Contextos Especiais” assume-se como um espaço privilegiado de partilha, reflexão e análise de práticas, como suporte à construção de saberes profissionais pertinentes e fundamentais ao exercício da profissão de professor especialista (coadjuvante) de Expressão Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Pretende-se, também, formar profissionais que tenham as competências necessárias para a docência de Expressão Plástica em contextos de ensino não-formal, nomeadamente em Actividades de Tempos Livres (ATL’s) e Associações de Apoio ao Cidadão com Necessidades Educativas Especiais (APPACDM, APPDA, CERCI, entre outras).


Métodos de Ensino

Prevêem-se sessões presenciais na Escola Superior de Educação (ESE) e sessões de estágio em turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia a utilizar contempla modalidades e estratégias diversificadas de trabalho, que operacionalizem as áreas temáticas previstas e concorram para a aquisição e mobilização de competências.

As aulas de Educação Visual e Tecnológica na Escola e em Contextos Especiais assumem-se como espaços de aprendizagem em colaboração, que procuram promover a capacidade de procurar soluções para questões identificadas nos diferentes contextos de formação. Serão, pois, momentos para discutir e equacionar questões e problemas, assim como traçar linhas de orientação que contribuam para fundamentar a prática pedagógica.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação é contínua e incidirá nos seguintes componentes:
− Componente A = 5% – Corresponde à assiduidade, pontualidade, empenho e qualidade da participação nas aulas.
− Componente B = 55% – Corresponde ao desempenho individual na prática educativa.
− Componente C = 40% – Corresponde ao relatório da prática educativa.

Cálculo da
Classificação Final

Classificação final = 5%*A + 55%*B + 40%*C

Melhoria de Classificação
Final/Distribuída

Reformulação do relatório da prática educativa.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  123,2
  Total: 123,2

Bibliografia

Bibliografia:
− Ainscow, M. (1998). Necessidades Especiais na Sala de Aula: Um Guia para a Formação de Professores. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
− Arnheim, R. (1989). Thoughts on Art Education. Los Angeles: The Getty Center for Education in the Arts.
− Barret, M. (1982). Educação em Arte. Lisboa: Editorial Presença.
− Britz, J. (1993). Problem Solving in Early Childhood Classrooms. ERIC Digest: ED3555040.
− Craft, A., Estrela, A., Morais, F., Woods, P., Jeffrey, B., Stilwell, I., Ribeiro, M., e Amado, J. (2004). Criatividade e Educação. Cadernos de Criatividade, n.º 5. Lisboa: Associação Educativa para o Desenvolvimento da Criatividade.
− Dorn, C. M. (1994). Thinking in Art: A Philosophical Approach to Art Education. Reston, VA: National Art Education Association.
− Eisner, E. W. (1972). Educating Artist Vision. New York: Macmillan.
− Ferreira, S. (2004). O Ensino das Artes – Construindo Caminhos. São Paulo: Papirus Editora.
− Fróis, J. P. (Coord.). (2000). Educação Estética e Artística: Abordagens Transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
− Hernández, F. (2000). Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre. Artmed Editora.
− Ministério da Educação (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais. Lisboa: Departamento da Educação Básica.
− Ministério da Educação (2004). Organização Curricular e Programas – 1.º Ciclo do Ensino Básico (4.ª ed.). Lisboa: Departamento da Educação Básica.
− Roldão, M. C. (2003). Gestão do Currículo e Avaliação de Competências – As Questões dos Professores. Lisboa: Editorial Presença.
− Silva, A., Payo, I., e Gomes, C. (1992). Áreas Visuais e Tecnológicas – Manual para Professores do 2.º e 3.º Ciclos. Lisboa: Texto Editora.
− UNESCO/IIE (1996). Ajuda e Apoio. In Conjunto de Materiais para a Formação de Professores – Necessidades Especiais na Sala de Aula. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, pp. 147-195.
− Zabalza, M. A. (2001). Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola (6.ª ed.). Porto: Edições ASA.

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Página gerada em: 2024-05-09 às 01:41:35 Última actualização: 2010-07-19