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Processos de Criação e Experimentação Plástica
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
MEVT10010 |
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Sigla: |
PCEP |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MEVT |
16 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Esta unidade curricular visa proporcionar as ferramentas teóricas e práticas necessárias para a elaboração de um discurso crítico e o desenvolvimento da actividade profissional/académica no contexto artístico pós-moderno.
Neste sentido, são pretende-se atingir os seguintes objectivos:
• Conhecer, compreender e aprofundar os diferentes processos contemporâneos de criação e experimentação plástica,
• Identificar, articular, mobilizar e trabalhar os diferentes processos contemporâneos de criação e experimentação plástica em contextos de aplicação e orientação diversos.
• Organizar, documentar e investigar os processos contemporâneos de criação e experimentação plástica
Programa
Esta unidade curricular é um estudo aprofundado dos diferentes meios de expressão plásticos/artísticos contemporâneos, das técnicas e processos artísticos, dos materiais e das distintas articulações de suas qualidades e possibilidades expressivas, através da investigação e da exploração teórica e prática.
Neste contexto serão especialmente estudadas as técnicas e os processos artísticos híbridos, incluindo a pintura, a colagem a assemblage, o Livro de Artista, o audiovisual, a performance, assim como as intervenções inseridas na corrente artística Land Art.
Métodos de Ensino
As sessões serão baseadas em: a) Power Point/videos relacionados com as técnicas e os processos estudados; b) Selecção, análise e discussão de obras específicas escolhidas em função da sua pertinência para a unidade curricular; c) Elaboração de actividades/investigação e apresentação de resultados.
Acompanhamento tutorial presencial e a distância: orientação individual, técnica e teórica, dos trabalhos a desenvolver; esclarecimentos das técnicas e dos processos artísticos e supervisão das actividades práticas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em 60% das aulas e participe na discussão das obras estudadas, bem como nas actividades individuais e em grupo; (b) Participe activamente no debate sobre os temas abordados na aula. (c) execute os trabalhos programados.
Cálculo da Classificação Final
Avaliação contínua dos exercícios, propostas, trabalhos, participações nos debates e do desenvolvimento do projecto final. Os critérios de avaliação serão definidos de acordo com os objectivos pretendidos em cada etapa de trabalho e relacionados com: a compreensão das técnicas e dos processos artísticos; a articulação dos problemas e das soluções presentes no processo de cada trabalho; a qualidade do trabalhos realizados; a participação na análise crítica dos trabalhos em classe.
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