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Oficina de Artes Integradas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
MMUS10006 |
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Sigla: |
OAI |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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José Amilcar Capinha Gil | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A Unidade Curricular de Oficinas de Artes Integradas pretende desenvolver técnica e tecnologicamente o mestrando através da criação e realização de projectos artísticos integrados onde se incluam: práticas nas áreas das artes plásticas, nas artes performativas (drama) e práticas musicais individuais e de conjunto, em torno de reportório em estilos erudito, tradicional, popular ou ligeiro. Por outro lado, através da dinâmica integradora de diferentes artes, os mestrandos desenvolverão competências expressivas e artísticas diversificadas de acordo com as especificidades dos projectos em desenvolvimento.
Programa
Concepção, produção e realização de um espectáculo de artes performativas a apresentar em sessão pública, partindo de uma obra de expressão plástica a definir.
- A performance terá no máximo 60 minutos de duração, composta por três actos de 20 minutos máximo de duração. Cada acto corresponde à produção de um grupo.
No âmbito da realização desta actividade, serão abordados os seguintes conteúdos:
- Linguagens e técnicas específicas de cada uma das áreas das expressões (dramática, musical e plástica).
- As expressões numa perspectiva globalizante
- Método de treino e preparação do actor (Lee Strasberg).
- A performance corporal, vocal e musical enquanto prática discursiva em situações de comunicação.
- Os elementos da linguagem visual e plástica como organizadores do acto performativo
Métodos de Ensino
A componente presencial desta unidade curricular, designada por horas de contacto, desenvolve-se através de várias abordagens inerentes às sessões de trabalho.
As sessões teórico-práticas centram-se no trabalho prático, no movimento e nas sonoridades (ambientes sonoros e corporais) na explicitação e exploração de performances, terminologia técnica, procedimentos, métodos e técnicas inerentes às temáticas nucleares e aglutinadoras propostas.
O processo de trabalho integra:
(a) a pesquisa, selecção, organização, análise crítica de documentos em vários suportes;
(b) exposição e discussão das práticas e temáticas abordadas;
(c) exploração e experienciação prática de procedimentos e técnicas propostos;
(d) elaboração, apresentação e apreciação de trabalhos.
As sessões de índole prático e laboratorial constituem um espaço e tempo fundamentais para desenvolver o projecto artístico-performativo a apresentar publicamente.
Estas sessões podem implicar o uso de salas e equipamentos específicos para empreender:
(a) o estudo, experimentação, prospecção, criação, execução, captação, gravação, produção e edição de registos corporais, dramáticos, coreográficos, plásticos, audiovisuais, encenados, sonoros e musicais;
(b) adaptação, criação e execução e ensaio de coreografias;
(c) criação de perfomance globalizante.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Espera-se que cada aluno, em avaliação contínua esteja presente nas sessões de trabalho, participe nas actividades propostas e execute os trabalhos programados.
Cálculo da Classificação Final
I) Avaliação contínua
a. Participação e desempenho no processo de criação, produção, implementação e divulgação do projecto artístico-performativo.
II) Avaliação Sumativa
a. Guião técnico do projecto artístico-performativo. (Anexo A)
b. Apresentação pública do projecto artístico-performativo.
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