This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MMUS10012
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Metodologias de Apreciação e Interpretação Musical

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: MMUS10012    Sigla: MAIM
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MMUS 16 Plano de Estudos_2011/12 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Barreto Xavier   1,07
José Carlos Godinho   2,00
Maria Clara Correia   0,93


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
José Carlos David Nunes GodinhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Desenvolver conhecimento sobre os fundamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos da experiência musical.
Desenvolver conhecimento sobre os processos de desenvolvimento musical do ser humano, com principal incidência nas crianças e jovens até aos 15 anos.
Desenvolver conhecimento sobre processos, produtos e avaliação no âmbito da audição e interpretação vocal e instrumental em contexto educativo.
Desenvolver competências de análise e produção de materiais didácticos no âmbito da audição e interpretação vocal e instrumental em contexto educativo.
Desenvolver competências de utilização das TIC, de ferramentas pedagógicas e instrumentos musicais diversificados ao serviço do ensino e da aprendizagem musical.

Programa

A experiência musical (Significados, emoções e educação)
Componentes da música
O modelo CLASP da experiência musical
Significados musicais inerentes e envolventes
Os programas de EM no Ensino Básico

O desenvolvimento musical no ser humano
Espiral de desenvolvimento de Swanwick e Tillman
Análise e avaliação de composições musicais

Corpo e Música
Cérebro e mente
Mente, corpo e música
Audição de música gravada

Ensino e Aprendizagem em Educação Musical
Métodos globais e analíticos-sintéticos
Processos eruditos e populares
Iniciação à leitura e escrita musical

Técnicas e Práticas vocais e corais em contexto educativo


Métodos de Ensino

As sessões incluirão a exposição de conteúdos por parte dos professores bem como a discussão em pequeno e grande grupo das temáticas envolvidas. As sessões incluirão ainda trabalhos de natureza prática de experimentação e reflexão sobre práticas musicais em contexto educativo.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

A avaliação da Unidade Curricular incidirá sobre a realização de um trabalho escrito original.
Tema: Enquadramento teórico do projecto educativo…
Organização: Resumo / Introdução / Desenvolvimento / Conclusão / R. Bibliográficas
Dimensão: Até 3000 palavras

A assiduidade e a participação constituirão elementos e ponderação.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  160
  Total: 160
Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:09:55 Última actualização: 2010-07-19