|
Metodologias de Apreciação e Interpretação Musical
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
MMUS10012 |
|
Sigla: |
MAIM |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
José Carlos David Nunes Godinho | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver conhecimento sobre os fundamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos da experiência musical.
Desenvolver conhecimento sobre os processos de desenvolvimento musical do ser humano, com principal incidência nas crianças e jovens até aos 15 anos.
Desenvolver conhecimento sobre processos, produtos e avaliação no âmbito da audição e interpretação vocal e instrumental em contexto educativo.
Desenvolver competências de análise e produção de materiais didácticos no âmbito da audição e interpretação vocal e instrumental em contexto educativo.
Desenvolver competências de utilização das TIC, de ferramentas pedagógicas e instrumentos musicais diversificados ao serviço do ensino e da aprendizagem musical.
Programa
A experiência musical (Significados, emoções e educação)
Componentes da música
O modelo CLASP da experiência musical
Significados musicais inerentes e envolventes
Os programas de EM no Ensino Básico
O desenvolvimento musical no ser humano
Espiral de desenvolvimento de Swanwick e Tillman
Análise e avaliação de composições musicais
Corpo e Música
Cérebro e mente
Mente, corpo e música
Audição de música gravada
Ensino e Aprendizagem em Educação Musical
Métodos globais e analíticos-sintéticos
Processos eruditos e populares
Iniciação à leitura e escrita musical
Técnicas e Práticas vocais e corais em contexto educativo
Métodos de Ensino
As sessões incluirão a exposição de conteúdos por parte dos professores bem como a discussão em pequeno e grande grupo das temáticas envolvidas. As sessões incluirão ainda trabalhos de natureza prática de experimentação e reflexão sobre práticas musicais em contexto educativo.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação da Unidade Curricular incidirá sobre a realização de um trabalho escrito original.
Tema: Enquadramento teórico do projecto educativo…
Organização: Resumo / Introdução / Desenvolvimento / Conclusão / R. Bibliográficas
Dimensão: Até 3000 palavras
A assiduidade e a participação constituirão elementos e ponderação.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
160 |
|
|
Total: |
160 |
|
|