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Contextos Multiculturais e Educação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
MMUS10014 |
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Sigla: |
CME |
Áreas Científicas: |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Luíz Manuel Teixeira Souta | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A sociedade portuguesa tem vindo a passar por transformações acentuadas, em particular nas suas áreas metropolitanas, no sentido da heterogeneidade étnico-cultural. Invertendo-se o sentido da mobilidade, tornando-nos também um país de imigração, acelerou-se este movimento que vinha emergindo desde meados dos anos 70, do século XX.
A escola é uma das instituições públicas onde essas mudanças se reflectem de forma mais visível: estamos hoje perante uma demografia escolar da diversidade (género, classe social, etnicidade, nacionalidade, língua, religião). A multiculturalidade instalou-se definitivamente na “agenda” das nossas instituições escolares públicas onde, conjuntamente com os estudos pedagógicos, se constitui como área de reflexão imprescindível na formação de professores e educadores.
Num mundo cada vez mais interdependente e multicultural, fruto dos tempos globalizantes em que vivemos, os estudos inter e transdisciplinares ganham uma maior dimensão, resultante de uma visão holística da realidade. Torna-se incontornável garantir aos novos professores e educadores um conjunto de conteúdos e competências que os habilitem a enfrentar com sucesso essas novas realidades sociais e culturais.
Uma análise aprofundada quer sobre os contextos quer sobre o “agir educacional” nas suas várias dimensões é um imperativo na construção de uma profissionalidade no campo da educação.
Programa
Consultar Programa, na íntegra, em "Conteúdos" ou na Moodle.
Modo de Avaliação
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