This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MMUS10014
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Contextos Multiculturais e Educação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: MMUS10014    Sigla: CME
Áreas Científicas: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MMUS Plano de Estudos_2011/12 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 0

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 0,00
Luiz Souta   0,00
Maria de Lurdes Pimenta   0,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luíz Manuel Teixeira SoutaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A sociedade portuguesa tem vindo a passar por transformações acentuadas, em particular nas suas áreas metropolitanas, no sentido da heterogeneidade étnico-cultural. Invertendo-se o sentido da mobilidade, tornando-nos também um país de imigração, acelerou-se este movimento que vinha emergindo desde meados dos anos 70, do século XX.
A escola é uma das instituições públicas onde essas mudanças se reflectem de forma mais visível: estamos hoje perante uma demografia escolar da diversidade (género, classe social, etnicidade, nacionalidade, língua, religião). A multiculturalidade instalou-se definitivamente na “agenda” das nossas instituições escolares públicas onde, conjuntamente com os estudos pedagógicos, se constitui como área de reflexão imprescindível na formação de professores e educadores.
Num mundo cada vez mais interdependente e multicultural, fruto dos tempos globalizantes em que vivemos, os estudos inter e transdisciplinares ganham uma maior dimensão, resultante de uma visão holística da realidade. Torna-se incontornável garantir aos novos professores e educadores um conjunto de conteúdos e competências que os habilitem a enfrentar com sucesso essas novas realidades sociais e culturais.
Uma análise aprofundada quer sobre os contextos quer sobre o “agir educacional” nas suas várias dimensões é um imperativo na construção de uma profissionalidade no campo da educação.

Programa

Consultar Programa, na íntegra, em "Conteúdos" ou na Moodle.


Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 06:28:50 Última actualização: 2010-07-19