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Didáticas Específicas do 1º Ciclo I
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 2S
Código: |
MP1C10002 |
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Sigla: |
DE1C1 |
Áreas Científicas: |
Didáctica Específica |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
26 |
Plano de Estudos |
1º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Joana Maria Leitão Brocardo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
- conhecer instrumentos conceptuais fundamentais das didácticas do 1.º Ciclo, tendo em vista o processo de ensino-aprendizagem neste ciclo de ensino;
- desenvolver a capacidade de análise da prática profissional do professor e promover a reflexão em torno de questões inerentes a essa prática, nomeadamente no que diz respeito à sua componente lectiva e, em particular, às situações de ensino-aprendizagem das áreas disciplinares incluídas nos dois primeiros anos do 1.º ciclo;
- desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar em cooperação e estimular os candidatos a professores a assumir, na sua futura prática profissional, uma perspectiva de formação e desenvolvimento permanentes.
Programa
Ver documento em anexo
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC, privilegiará a participação ativa dos estudantes, quer em trabalho individual, quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento de conhecimentos relacionados com os subtemas.
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo efetuado e poderá ser feito presencialmente ou a distância.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e será um processo continuado de regulação retroactiva que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo e actividades de expressão escrita e oral.
Os estudantes que participem em, pelo menos, 75% das sessões presenciais poderão incluir-se no sistema de avaliação contínua. Desse sistema constará: (i) a realização de um trabalho individual que incide sobre a elaboração de fichas de leitura de pequenos artigos/partes de livros que focam os subtemas da UC e (ii) a realização de um trabalho em pares que incide sobre a análise fundamentada de vários episódios de sala de aula.
Os estudantes que não puderem integrar-se no sistema de avaliação contínua deverão contactar a docente responsável da UC até ao final da segunda semana de aulas.
O trabalho individual referido em (i) inclui quatro fichas de leitura: Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressões. No primeiro dia de aulas de cada uma destas áreas o professor indicará o texto/artigo que será proposto. No caso das Expressões serão propostos 3 textos, devendo os estudantes seleccionar um deles.
Cálculo da Classificação Final
A classificação final da UC far-se-á de acordo com a seguinte ponderação:
Elementos de Avaliação Critérios Peso Datas
Participação nas aulas - Assiduidade e pontualidade.
- Pertinência das observações
- Disponibilidade para aprofundar conhecimentos 5%
Trabalho individual - Correcção científica
- Pertinência da fundamentação
- Correcção linguística. 45% 14 Março
Trabalho em grupo de 2 - Correcção científica
- Pertinência da fundamentação
- Correcção linguística. 50% 15 Maio
A classificação do trabalho individual corresponde à média aritmética das classificações obtidas nas 4 fichas de leitura (Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressões).
Provas e Trabalhos Especiais
i) Trabalho de grupo - análise de ep+isódios
ii) Ficha de leitura: indicações para a elaboração de cada ficha de leitura, comuns a todas as áreas, são as seguintes:
Número de palavras – máximo 1000
Estrutura de cada ficha de leitura:
1. Resumo - Visando a explicitação das principais ideias do texto (máximo 40 palavras);
2. Palvras –chave - Indicação de quatro palavras chave do texto, associando a cada uma delas um extrato do texto que seja elucidativo.
3. Descritivo - Descrição sucinta e reflexiva das principais ideias abordadas no texto, fundamentando o seu contributo para: (a) equacionar o processo de ensino e (b) apoiar e promover as aprendizagens dos alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade.
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