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Fundamentos da Acção Pedagógica
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
MP1C10006 |
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Sigla: |
FAP |
Áreas Científicas: |
Formação Educacional Geral |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
24 |
Plano de Estudos |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Jorge Manuel Bento Pinto | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A Unidade Curricular de Fundamentos da Acção Pedagógica pretende constituir um espaço de reflexão sobre o agir educativo situado. Esta reflexão incidirá nas dimensões éticas e política do acto educativo, segundo uma perspectiva de reflexão na e para a acção. Assume como espaço privilegiado o estudo da acção pedagógica em contexto, procurando compreender os seus sentidos, os problemas que decorrem da acção, nomeadamente dos seus protagonistas e ainda dos seus impactos quer sociais quer pessoais.
Programa
Módulo I
• Dimensões políticas e éticas da profissão docente
Desafios e dilemas da profissão docente.
Os docentes enquanto trabalhadores intelectuais.
Transmitir a cultura / inovar e transformar o mundo.
Fantasmática da função docente (entre Fénix e Pigmaleão).
Entre o “saber local” e a análise autoritária universalista.
• Características da profissão docente
A profissão docente enquanto profissão do humano conducente a uma necessária hermenêutica do sujeito.
Os pedagogos enquanto generalistas: saberes de referência, saberes de alteridade e saberes do em – comum.
Os docentes enquanto especialistas da relação pedagógica.
Modulo II
• A aprendizagem como núcleo central do acto educativo
Currículo: do prescrito à acção
Ensinar e aprender: frente e verso ou processos de natureza distinta
Aprender: dinâmicas de acção, o papel dos “outros”
Aprender: resistências e suas manifestações
• Avaliação das aprendizagens como um instrumento ao serviço das aprendizagens
Avaliação: da medida à relação social
Avaliação formativa: da verificação à interacção reguladora
Avaliação formativa: instrumentos e prática
Métodos de Ensino
4.1 Estratégias de gestão do programa
As actividades a desenvolver procurarão concretizar os objectivos da Unidade Curricular através da análise de práticas e da sua articulação com os conceitos que a “iluminam “ e projectam em novas perspectivas de acção.
Assim, prevêem-se os seguintes processos de trabalho:
Sessões presenciais de reflexão teórica a partir de situações e casos.
Discussão orientada sobre conceptualizações teóricas sobre o agir educativo
Análise e interpretação colectiva de episódios de “sala de aula”.
Trabalho individual sobre textos de conceptualização teórica (em Português ou Francês ou Espanhol).
Comunicação com o professor e colegas por email.
Utilização das páginas da Unidade Curricular na plataforma interactiva (Moodle).
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
No âmbito desta disciplina são objectos de avaliação os seguintes aspectos:
• Trabalho desenvolvido nas aulas e outros momentos de trabalho
• As interacções pedagógicas no decorrer dos trabalhos de ensino/aprendizagem
• Participação dos estudantes nos trabalhos previstos no âmbito da disciplina;
• Trabalhos produzidos pelos estudantes;
Para além das dimensões referidas a avaliação das aprendizagens incidirá sobre dois trabalhos:
• Um trabalho de grupo
• Um trabalho individual de desenvolvimento teórico sobre aspectos do programa a negociar com o docente.
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