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Fundamentos da Acção Pedagógica

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: MP1C10006    Sigla: FAP
Áreas Científicas: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 24 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Jorge Pinto   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Jorge Manuel Bento PintoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Unidade Curricular de Fundamentos da Acção Pedagógica pretende constituir um espaço de reflexão sobre o agir educativo situado. Esta reflexão incidirá nas dimensões éticas e política do acto educativo, segundo uma perspectiva de reflexão na e para a acção. Assume como espaço privilegiado o estudo da acção pedagógica em contexto, procurando compreender os seus sentidos, os problemas que decorrem da acção, nomeadamente dos seus protagonistas e ainda dos seus impactos quer sociais quer pessoais.

Programa

Módulo I

• Dimensões políticas e éticas da profissão docente
Desafios e dilemas da profissão docente.
Os docentes enquanto trabalhadores intelectuais.
Transmitir a cultura / inovar e transformar o mundo.
Fantasmática da função docente (entre Fénix e Pigmaleão).
Entre o “saber local” e a análise autoritária universalista.

• Características da profissão docente
A profissão docente enquanto profissão do humano conducente a uma necessária hermenêutica do sujeito.
Os pedagogos enquanto generalistas: saberes de referência, saberes de alteridade e saberes do em – comum.
Os docentes enquanto especialistas da relação pedagógica.

Modulo II

• A aprendizagem como núcleo central do acto educativo
Currículo: do prescrito à acção
Ensinar e aprender: frente e verso ou processos de natureza distinta
Aprender: dinâmicas de acção, o papel dos “outros”
Aprender: resistências e suas manifestações

• Avaliação das aprendizagens como um instrumento ao serviço das aprendizagens
Avaliação: da medida à relação social
Avaliação formativa: da verificação à interacção reguladora
Avaliação formativa: instrumentos e prática


Métodos de Ensino

4.1 Estratégias de gestão do programa

As actividades a desenvolver procurarão concretizar os objectivos da Unidade Curricular através da análise de práticas e da sua articulação com os conceitos que a “iluminam “ e projectam em novas perspectivas de acção.
Assim, prevêem-se os seguintes processos de trabalho:
 Sessões presenciais de reflexão teórica a partir de situações e casos.
 Discussão orientada sobre conceptualizações teóricas sobre o agir educativo
 Análise e interpretação colectiva de episódios de “sala de aula”.
 Trabalho individual sobre textos de conceptualização teórica (em Português ou Francês ou Espanhol).
 Comunicação com o professor e colegas por email.
 Utilização das páginas da Unidade Curricular na plataforma interactiva (Moodle).

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

No âmbito desta disciplina são objectos de avaliação os seguintes aspectos:
• Trabalho desenvolvido nas aulas e outros momentos de trabalho
• As interacções pedagógicas no decorrer dos trabalhos de ensino/aprendizagem
• Participação dos estudantes nos trabalhos previstos no âmbito da disciplina;
• Trabalhos produzidos pelos estudantes;

Para além das dimensões referidas a avaliação das aprendizagens incidirá sobre dois trabalhos:

• Um trabalho de grupo
• Um trabalho individual de desenvolvimento teórico sobre aspectos do programa a negociar com o docente.

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 05:13:07 Última actualização: 2010-07-19