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Estágio II

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 2S

Código: MP1C10008    Sigla: ESTAG2
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 25 Plano de Estudos 13,0 156 351,0

Docência - Horas

Estágio: 11,3
Horas de Contacto: 1,5

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 11,30
Ana Cristina Figueira   1,76
Fernanda Botelho   2,04
Jorge Pinto   2,22
José Gonçalves   1,76
Maria de Fátima Mendes   1,76
Maria Helena Costa   1,76
Horas de Contacto Totais 1 1,50
Ana Cristina Figueira   0,23
Fernanda Botelho   0,28
Jorge Pinto   0,30
José Gonçalves   0,23
Maria de Fátima Mendes   0,23
Maria Helena Costa   0,23


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Jorge Manuel Bento PintoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Unidade Curricular (UC) “Estágio II” assume-se como espaço privilegiado de partilha, reflexão e análise de práticas como suporte à construção de saberes profissionais pertinentes e fundamentais ao exercício da profissão de professor.
O modelo de formação reflexivo que orienta esta UC pressupõe que o estudante seja progressivamente mais competente na mobilização de conhecimentos oriundos de várias áreas científicas para a diversidade de situações concretas que enquadram o exercício da profissão docente. Para que estas aprendizagens possam ocorrer e se possa refletir sobre elas, proporciona-se aos estudantes um estágio, em salas de aula do 1.º ciclo do Ensino Básico.
A sala de aula, como contexto da relação pedagógica e espaço de conceção e gestão curricular, é o local privilegiado da ação do estudante durante a formação em contexto e, concomitantemente, de desenvolvimento da capacidade de autorreflexão. Contudo, isto não significa desvalorizar outros espaços de intervenção igualmente presentes na profissão docente. As ações que o estudante possa empreender relativamente ao conhecimento, apropriação crítica e participação em dimensões que se prendem com a cultura e a realização do Projeto Educativo do Agrupamento de escolas e, em particular, da escola do 1.º ciclo, são contributos importantes para o seu percurso formativo. De igual modo, a formação em contexto deve proporcionar a reflexão sobre o desenvolvimento da pessoa-professor, enquanto ser individual e membro de um grupo profissional.

A formação em contexto, na escola do 1.º ciclo do Ensino Básico, ocorre numa turma do 1.º ano de escolaridade, durante 10 semanas. A opção pelo 1.º ano de escolaridade prende-se por um lado, com a continuidade do trabalho desenvolvido na UC “Estágio I” e, por outro, com o facto de este ser o ano de escolaridade em que se proporciona às crianças e aos pais o primeiro contacto com as rotinas do ensino formal e, na maior parte dos casos, de iniciação aos processos de aprendizagem que são simultaneamente básicos (no sentido de primeiros) e fundamentais nas várias áreas do currículo.

Esta UC é lecionada por uma equipa de docentes, oriunda de várias áreas científicas, constituindo, por isso, uma equipa multidisciplinar de apoio aos estudantes que, na formação em contexto, beneficiam, ainda, do apoio do(a) professor(a) cooperante.

Programa

Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno de três temas abrangentes:
1) O professor e a Escola
2) O professor como gestor do currículo
3) O projeto educativo: planificação, ação e avaliação


Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-04-29 às 01:26:18 Última actualização: 2010-07-19