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Estágio I

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: MP1C10009    Sigla: ESTAG1
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 25 Plano de Estudos 12,0 144 324,0

Docência - Horas

Estágio: 10,4
Horas de Contacto: 1,5

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 10,40
Elvira Maria Lázaro dos Santos   1,45
Fernando Casaca   1,45
José Gonçalves   1,45
Luciano Pereira   1,45
Maria Teresa Elvas de Matos   3,15
Sofia Figueira   1,45
Horas de Contacto Totais 1 1,50
Elvira Maria Lázaro dos Santos   0,21
Fernando Casaca   0,21
José Gonçalves   0,21
Luciano Pereira   0,21
Maria Teresa Elvas de Matos   0,45
Sofia Figueira   0,21


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de LemosResponsável
Ana Francisca da Silva MouraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O Estágio I desenvolve-se em contexto de jardim de infância. Assume-se como fundamental para o exercício da profissão de um educador de infância, o conhecimento das dinâmicas do contexto educativo do jardim de infância, enquanto contexto da segunda infância, bem como da apropriação do conhecimento do desenvolvimento infantil entre os três e os seis anos.
Competências a desenvolver

Nesta Unidade Curricular pretende-se desenvolver as competências no sentido de uma abordagem
integrada dos fenómenos pedagógicos, procurando estabelecer relações e articulações com outros domínios do saber, outras experiências e respostas com relevância no campo da Pedagogia da Infância, ao mesmo tempo que compreendem e incorporam a função do educador de infância e a sua importância como pessoa capaz de corresponder às necessidades das crianças e às expectativas das famílias e da sociedade.

Pedagogia:
- revele conhecimentos mais aprofundados sobre o enquadramento da Educação Pré Escolar em Portugal.
- conhece, integra as dinâmicas vivenciadas no contexto do Pré Escolar de acordo com a Lei Quadro da
Educação Pré Escolar e as OCEPE
- conhece, reflecte e é capaz de construir documentos organizativos que reflectem a prática pedagógica de
acordo com os objectivos do Pré Escolar. Exemplo: Projectos, Reuniões de Pais…
- concebe pequenos projectos adequados no contexto educativo em que realiza o estágio
- concebe planificações, observações e registos adequados no contexto educativo em que realiza o estágio
- revela capacidade para “olhar” para o contexto educativo em que realiza o estágio à luz dos conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura.
- intervem de uma forma adequada, equilibrada e devidamente contextualizada no contexto educativo e
respectiva comunidade educativa, sabendo que valores e princípios éticos devem ser respeitados

Matemática:
- enquadra os fundamentos das orientações curriculares para a educação pré-escolar no contexto do desenvolvimento do pensamento matemático
- manifesta conhecimento sobre aspectos relevantes de estudos incidindo sobre o desenvolvimento do
conhecimento matemático das crianças em idade pré-escolar
- reconhece a importância das situações experimentais e quotidianas para o desenvolvimento do
pensamento matemático
- concebe experiências de aprendizagem facilitadoras do desenvolvimento do pensamento matemático.

Ciências:
- reconhece o papel da educação científica no desenvolvimento de hábitos de pensar e rotinas de pesquisa a par dos conhecimentos, capacidades e atitudes básicas das crianças.
- planifica diversos tipos de actividades adequadas à área do Conhecimento do Mundo, tendo em conta os
recursos, o tempo disponíveis e o nível de compreensão das crianças.
- formula soluções originais e criativas na concepção dos planos de actividades, na elaboração de materiais
pedagógicos e de instrumentos de avaliação.
- avalia o valor pedagógico-didáctico das actividades que elabora.
- integra os valores científicos, sociais e éticos nas suas práticas.

Expressão Dramática /Teatro:
- compreende as práticas da Expressão Dramática e do Teatro como recurso globalizador no processo
educativo;
- reconheçe a importância dos Indutores do Jogo Dramático na Planificação e no Projecto de trabalho, em Expressão Dramática-Teatro;
- identifique a função do Adulto no processo educativo, no âmbito da dinamização das sessões de
Expressão Dramática/ Teatro na Educação.

Lingua Portuguesa:
- desenvolve uma relação lúdica com a linguagem. Planificar estratégias pedagógicas para o
desenvolvimento de uma relação feliz com a comunicação verbal.
- sabe ouvir e saber contar. Saber reflectir sobre dimensões transversais da formação dos aprendizes,
nomeadamente relacionadas com o uso dos textos narrativos tradicionais e de literatura contemporânea
para a infância.
- compreende as crenças e as representações da leitura e da escrit

Programa



Modo de Avaliação

Observações

Consulte o programa e o documento Orientador do Estágio I na pasta de conteúdos desta UC.

Opções
Página gerada em: 2024-04-28 às 20:53:29 Última actualização: 2010-07-19