This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > MP1C20002
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Estágio III

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2011/2012 - 1S

Código: MP1C20002    Sigla: ESTAG3
Áreas Científicas: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
MPE1C 28 Plano de Estudos 13,0 156 351,0

Docência - Horas

Estágio: 11,3
Horas de Contacto: 1,5

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 11,30
Ana Cristina Sequeira   1,17
Ana Maria Boavida   2,05
Fernanda Botelho   2,63
Joana Matos   1,76
Jorge Pinto   1,93
Leonor Saraiva   1,70
Horas de Contacto Totais 1 1,50
Ana Cristina Sequeira   0,16
Ana Maria Boavida   0,27
Fernanda Botelho   0,35
Joana Matos   0,23
Jorge Pinto   0,26
Leonor Saraiva   0,23


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Fernanda Ribeiro Botelho de SousaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Unidade Curricular (UC) “Estágio III” assume-se como espaço privilegiado de partilha, reflexão e análise de práticas como suporte à construção de saberes profissionais pertinentes e fundamentais ao exercício da profissão de professor.
O modelo de formação reflexivo que orienta esta UC pressupõe que o/a estudante seja progressivamente mais competente na mobilização de conhecimentos oriundos de várias áreas científicas para a diversidade de situações concretas que enquadram o exercício da profissão docente. Para que estas aprendizagens possam ocorrer e se possa refletir sobre elas, proporciona-se aos/às estudantes um estágio, em salas de aula do 1º ciclo do Ensino Básico.
A sala de aula, como contexto da relação pedagógica e espaço de conceção e gestão curricular, é o local privilegiado da ação do/a estudante durante a formação em contexto e, concomitantemente, de desenvolvimento da capacidade de autorreflexão. Contudo, isto não significa desvalorizar outros espaços de intervenção igualmente presentes na profissão docente. As ações que o/a estudante possa empreender relativamente ao conhecimento, apropriação crítica e participação em dimensões que se prendem com a cultura e a realização do Projeto Educativo do Agrupamento de escolas e, em particular, da escola do 1º ciclo, são contributos importantes para o seu percurso formativo. De igual modo, a formação em contexto deve proporcionar a reflexão sobre o desenvolvimento da pessoa-professor, enquanto ser individual e membro de um grupo profissional.

O estágio é uma formação em contexto que se realiza na escola do 1º ciclo do Ensino Básico e ocorre numa turma do 3º ou 4º ano de escolaridade, durante 10 semanas, assegurando, assim, uma continuidade do trabalho desenvolvido no “Estágio II”.

Esta UC é lecionada por uma equipa de docentes, oriunda de várias áreas científicas, constituindo, por isso, uma equipa multidisciplinar de apoio aos/às estudantes que, na formação em contexto, beneficiam, ainda, do apoio do(a) professor(a) cooperante.

No âmbito desta UC os/as estudantes deverão desenvolver um projeto de os/as estudantes deverão desenvolver um projeto de investigação sobre a sua prática pedagógica.
.Para tal, contarão com o apoio da UC “Seminário de Investigação” e de um(a) orientador(a) designado em função da temática a trabalhar.

Programa

Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno de cinco temas abrangentes:

1) O professor e a Escola

2) O professor como gestor do currículo

3) O professor como investigador


Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-04-28 às 22:07:52 Última actualização: 2010-07-19