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Técnicas e Tecnologias Artísticas
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2011/2012 - 1S
Código: |
MP1C20006 |
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Sigla: |
TTA |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
MPE1C |
4 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria Margarida da Silva Rocha | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A disciplina de Técnicas e Tecnologias Artísticas é uma disciplina teórico-prática que visa desenvolver as competências pessoais e profissionais inerentes ao exercício do ensino nas artes visuais na actualidade.
Dada a pluralidade de ferramentas à escolha na era da globalização, esta disciplina dá ênfase ao projecto em si e à escolha das técnicas adequadas ao objectivo, tentando, para esse fim, fornecer um vasto leque de instrumentos conceptuais.
Neste contexto, são dados um conjunto de temas que vão ser trabalhados a fim de atingir os seguintes objectivos:
• Promover uma articulação conceptual e operativa entre as diferentes disciplinas.
• Desenvolver metodologias projectuais adequadas às práticas artísticas contemporâneas.
• Desenvolver dispositivos e metodologias de apresentação e exposição dos Projectos.
• Garantir espaços de apresentação e discussão de Projectos.
• Garantir as competências conceptuais, artísticas e tecnológicas indispensáveis ao desenvolvimento de projectos artísticos.
• Integrar experiências próprias com a organização, o desenvolvimento sustentado, a sensibilização e divulgação de projectos relacionados com a educação.
Programa
I. Sistemas e anti-sistemas
I.1. Arte do jogo: técnicas de figuras de jogo, jogos de computador e simulação, sons lúdicos, estratégias lúdicas, etc.
I.2. O apropriacionismo como forma de subversão artística
I. O Conceito
I.1. Técnicas de fingimento: a arte como falsificação de si mesma.
I.2. A arte da auto-representação e as questões ligadas à identidade.
I.3. O corpo como médium artistíco.
I.4. O tempo como tema e como matéria plástica.
II. O Contexto
II.1. O ambiente e a arte: o envolvimento artístico no projecto sustentável de vida na terra.
II.2. O sistema artístico. Dispositivos de exposição actuais.
Métodos de Ensino
As sessões serão baseadas em: a) Power Point/videos relacionados com as técnicas e os processos estudados; b) Análise e discussão de obras específicas escolhidas em função da sua pertinência para a unidade curricular; c) Selecção, pelo aluno, de um tema dos temas apresentados para a realização de um projecto que incluía som, texto, imagem e movimento (poderá, eventualmente, também envolver o sentido do olfacto)
c) Elaboração de projectos e apresentação de resultados.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
Avaliação contínua das propostas, participações nos debates e desenvolvimento do projecto.
Os critérios de avaliação serão definidos de acordo com os objectivos pretendidos em cada etapa do trabalho e relacionados com: a compreensão das técnicas, a articulação dos problemas e soluções presentes no processo de cada projecto e a qualidade do mesmo; por fim, a participação na análise crítica das obras e projectos analisados.
Cálculo da Classificação Final
Assiduidade……………………………………………………20%
Arte do jogo …………………………………………………10%
O apropriacionismo…………………………………………10%
Técnicas de fingimento ……………………………………10%
A arte da auto-representação ……………………………10%
O corpo como médium artistíco……………………………10%
O tempo como tema e como matéria plástica……………10%
O ambiente e a arte…………………………………………10%
O sistema artístico…………………………………………10%
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